Avaliação do uso de medalhas virtuais como componente da estratégia de gamificação em programas de educação financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coli Júnior, Alfredo Luis
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-12042024-161056/
Resumo: O baixo nível de proficiência financeira observado no país possui diversas causas e consequências socioeconômicas, como o agravamento da desigualdade social e mercados menos eficientes. O papel da educação é fundamental para estimular o desenvolvimento das competências financeiras. Na literatura acadêmica debate-se as dimensões que constituem o construto da alfabetização financeira e como mensurá-la utilizando-se de parâmetros e escalas psicométricas. A presente pesquisa consistiu em avaliar efeitos da utilização de medalhas virtuais como componente da estratégia de gamificação em programas de educação financeira, analisando resultados quantitativos da implementação da Jornada SOFt, curso gratuito e online da FEA-USP sobre finanças pessoais e comportamentais, cuja metodologia foi constituída a partir das três dimensões mais aceitas na literatura acerca da alfabetização financeira: conhecimentos, atitudes e comportamentos financeiros. A partir de técnicas estatísticas de regressão múltipla por MQO e regressão logística aplicadas aos grupos tratado e controle, com coleta de dados antes, durante e após a intervenção didática, identificou-se que programas de educação financeira contribuem para o aumento do conhecimento e que a utilização de medalhas como estratégia de gamificação exerce influência na permanência dos alunos no programa educacional e no nível de avaliação geral do curso, porém, não necessariamente há um aumento no conhecimento adquirido por conta desta metodologia ativa. Por outro lado, características do perfil socioeconômico e demográfico se mostram como variáveis relevantes no que tange ao nível de conhecimento financeiro. Contribui-se, assim, para a literatura científica com dados e evidências empíricas do contexto brasileiro contemporâneo, apoiando futuras iniciativas públicas ou privadas que busquem fomentar este tema.
id USP_ae4c1e49fe9ca5f4a2c7321c66b3f643
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12042024-161056
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação do uso de medalhas virtuais como componente da estratégia de gamificação em programas de educação financeiraUsing badges as a component of gamification strategy in financial education programsAlfabetização financeiraBadgesConhecimento financeiroEducação financeiraFinancial educationFinancial knowledgeFinancial literacyGamificaçãoGamificationMedalhas virtuaisO baixo nível de proficiência financeira observado no país possui diversas causas e consequências socioeconômicas, como o agravamento da desigualdade social e mercados menos eficientes. O papel da educação é fundamental para estimular o desenvolvimento das competências financeiras. Na literatura acadêmica debate-se as dimensões que constituem o construto da alfabetização financeira e como mensurá-la utilizando-se de parâmetros e escalas psicométricas. A presente pesquisa consistiu em avaliar efeitos da utilização de medalhas virtuais como componente da estratégia de gamificação em programas de educação financeira, analisando resultados quantitativos da implementação da Jornada SOFt, curso gratuito e online da FEA-USP sobre finanças pessoais e comportamentais, cuja metodologia foi constituída a partir das três dimensões mais aceitas na literatura acerca da alfabetização financeira: conhecimentos, atitudes e comportamentos financeiros. A partir de técnicas estatísticas de regressão múltipla por MQO e regressão logística aplicadas aos grupos tratado e controle, com coleta de dados antes, durante e após a intervenção didática, identificou-se que programas de educação financeira contribuem para o aumento do conhecimento e que a utilização de medalhas como estratégia de gamificação exerce influência na permanência dos alunos no programa educacional e no nível de avaliação geral do curso, porém, não necessariamente há um aumento no conhecimento adquirido por conta desta metodologia ativa. Por outro lado, características do perfil socioeconômico e demográfico se mostram como variáveis relevantes no que tange ao nível de conhecimento financeiro. Contribui-se, assim, para a literatura científica com dados e evidências empíricas do contexto brasileiro contemporâneo, apoiando futuras iniciativas públicas ou privadas que busquem fomentar este tema.The relationship between people and money is a controversial subject in Brazil and the low level of financial proficiency observed in the country has several socioeconomic causes and consequences, such as the worsening of social inequality and less efficient markets. In this context, the role of education is fundamental to stimulate the development of financial skills. Considering the academic literature, the dimensions that constitute the construct of financial literacy and how to measure it using parameters and psychometric scales have been debated. The present research consisted of evaluating the effects of using virtual medals as a component of the gamification strategy in financial education programs, analyzing the quantitative results of the implementation of Jornada SOFt, a free and online course at FEA-USP on personal and behavioral finance, whose methodology was constituted from the three most accepted dimensions in the literature about financial literacy: financial knowledge, attitudes and behavior. Using statistical techniques of multiple regression by OLS and logistic regression applied to the treated and control groups, collecting data before, during and after the didactic intervention, it was identified that financial education programs contribute to the increase of knowledge and that the use of badges as a gamification strategy influences the students\' permanence in the educational program and the general evaluation level of the course. However, there is not necessarily an increase in the knowledge acquired due to this active methodology. Also, characteristics of the socioeconomic and demographic profile are relevant variables regarding the level of financial knowledge. Thus, is contributes to the scientific literature with data and empirical evidence from the contemporary Brazilian context, supporting future public or private initiatives that seek to promote this theme.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcellos, LilianaColi Júnior, Alfredo Luis 2023-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-12042024-161056/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-03T19:41:02Zoai:teses.usp.br:tde-12042024-161056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-03T19:41:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do uso de medalhas virtuais como componente da estratégia de gamificação em programas de educação financeira
Using badges as a component of gamification strategy in financial education programs
title Avaliação do uso de medalhas virtuais como componente da estratégia de gamificação em programas de educação financeira
spellingShingle Avaliação do uso de medalhas virtuais como componente da estratégia de gamificação em programas de educação financeira
Coli Júnior, Alfredo Luis
Alfabetização financeira
Badges
Conhecimento financeiro
Educação financeira
Financial education
Financial knowledge
Financial literacy
Gamificação
Gamification
Medalhas virtuais
title_short Avaliação do uso de medalhas virtuais como componente da estratégia de gamificação em programas de educação financeira
title_full Avaliação do uso de medalhas virtuais como componente da estratégia de gamificação em programas de educação financeira
title_fullStr Avaliação do uso de medalhas virtuais como componente da estratégia de gamificação em programas de educação financeira
title_full_unstemmed Avaliação do uso de medalhas virtuais como componente da estratégia de gamificação em programas de educação financeira
title_sort Avaliação do uso de medalhas virtuais como componente da estratégia de gamificação em programas de educação financeira
author Coli Júnior, Alfredo Luis
author_facet Coli Júnior, Alfredo Luis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcellos, Liliana
dc.contributor.author.fl_str_mv Coli Júnior, Alfredo Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização financeira
Badges
Conhecimento financeiro
Educação financeira
Financial education
Financial knowledge
Financial literacy
Gamificação
Gamification
Medalhas virtuais
topic Alfabetização financeira
Badges
Conhecimento financeiro
Educação financeira
Financial education
Financial knowledge
Financial literacy
Gamificação
Gamification
Medalhas virtuais
description O baixo nível de proficiência financeira observado no país possui diversas causas e consequências socioeconômicas, como o agravamento da desigualdade social e mercados menos eficientes. O papel da educação é fundamental para estimular o desenvolvimento das competências financeiras. Na literatura acadêmica debate-se as dimensões que constituem o construto da alfabetização financeira e como mensurá-la utilizando-se de parâmetros e escalas psicométricas. A presente pesquisa consistiu em avaliar efeitos da utilização de medalhas virtuais como componente da estratégia de gamificação em programas de educação financeira, analisando resultados quantitativos da implementação da Jornada SOFt, curso gratuito e online da FEA-USP sobre finanças pessoais e comportamentais, cuja metodologia foi constituída a partir das três dimensões mais aceitas na literatura acerca da alfabetização financeira: conhecimentos, atitudes e comportamentos financeiros. A partir de técnicas estatísticas de regressão múltipla por MQO e regressão logística aplicadas aos grupos tratado e controle, com coleta de dados antes, durante e após a intervenção didática, identificou-se que programas de educação financeira contribuem para o aumento do conhecimento e que a utilização de medalhas como estratégia de gamificação exerce influência na permanência dos alunos no programa educacional e no nível de avaliação geral do curso, porém, não necessariamente há um aumento no conhecimento adquirido por conta desta metodologia ativa. Por outro lado, características do perfil socioeconômico e demográfico se mostram como variáveis relevantes no que tange ao nível de conhecimento financeiro. Contribui-se, assim, para a literatura científica com dados e evidências empíricas do contexto brasileiro contemporâneo, apoiando futuras iniciativas públicas ou privadas que busquem fomentar este tema.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-12042024-161056/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-12042024-161056/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090646106963968