A ética ambiental e a sociedade de risco em um jogo didático, como um  instrumento na promoção de uma educação para o desenvolvimento sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malvestio, Layara Luana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-22032022-094630/
Resumo: A Educação para o Desenvolvimento Sustentável surge em um momento de crescente preocupação com o futuro do planeta e representa um desafio diante da educação atual. É focada na criticidade do indivíduo e em seu posicionamento diante das situações cotidianas e no desenvolvimento de habilidades para a promoção do desenvolvimento sustentável. O termo desenvolvimento sustentável, que postula um desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a qualidade de vida e as necessidades das gerações futuras surgiu pouco depois que visões da ética e da sociologia começaram a ser questionadas. Representantes dessa fase são a ética ambiental e a Sociedade de Risco de Ulrich Beck, ambas discutindo a relação do homem com a natureza. Diante dessa realidade questiona-se a possibilidade de utilizar a ética ambiental e a Sociedade de Risco para promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e por que não por meio de jogos interdisciplinares. A partir dessa questão e com base nesses referenciais descritos originou-se o produto resultante dessa pesquisa. Nesse produto encontra-se o jogo didático \"Cidade sustentável: o dilema em jogo\". Espera-se que com esse produto questões relacionadas a Educação para o desenvolvimento sustentável sejam trabalhadas de maneira interdisciplinar.
id USP_aefafff81064f0dc99729d5333198a8d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22032022-094630
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A ética ambiental e a sociedade de risco em um jogo didático, como um  instrumento na promoção de uma educação para o desenvolvimento sustentávelEnvironmental ethics and risk society in a didactic game, as an instrument in promoting education for sustainable developmentActive methodologiesDidactic gamesEducação formalFormal educationInterdisciplinaridadeInterdisciplinarityJogos didáticosMetodologias ativasSustainabilitySustentabilidadeA Educação para o Desenvolvimento Sustentável surge em um momento de crescente preocupação com o futuro do planeta e representa um desafio diante da educação atual. É focada na criticidade do indivíduo e em seu posicionamento diante das situações cotidianas e no desenvolvimento de habilidades para a promoção do desenvolvimento sustentável. O termo desenvolvimento sustentável, que postula um desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a qualidade de vida e as necessidades das gerações futuras surgiu pouco depois que visões da ética e da sociologia começaram a ser questionadas. Representantes dessa fase são a ética ambiental e a Sociedade de Risco de Ulrich Beck, ambas discutindo a relação do homem com a natureza. Diante dessa realidade questiona-se a possibilidade de utilizar a ética ambiental e a Sociedade de Risco para promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e por que não por meio de jogos interdisciplinares. A partir dessa questão e com base nesses referenciais descritos originou-se o produto resultante dessa pesquisa. Nesse produto encontra-se o jogo didático \"Cidade sustentável: o dilema em jogo\". Espera-se que com esse produto questões relacionadas a Educação para o desenvolvimento sustentável sejam trabalhadas de maneira interdisciplinar.Education for Sustainable Development comes at a time of growing concern for the future of the planet and represents a challenge to today\'s education. It focuses on the individual\'s criticality and positioning in the face of everyday situations and the development of skills to promote sustainable development. The term sustainable development, which posits a development that meets the needs of the present without compromising the quality of life and the needs of future generations, emerged shortly after visions of ethics and sociology began to be questioned. Representatives of this phase are the environmental ethics and the Society of Risk of Ulrich Beck, both discussing the relation of the man with the nature. Faced with this reality, we question the possibility of using environmental ethics and the Risk Society to promote Education for Sustainable Development and why not through interdisciplinary games? From this question and based on these references described, the resulting product of this research was originated. This product contains the educational game \"Sustainable city: the dilemma at stake\". It is expected that with this product issues related to Education for sustainable development will be worked on in an interdisciplinary way.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandez, Fernanda da Rocha BrandoMalvestio, Layara Luana2021-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-22032022-094630/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-03-22T13:49:02Zoai:teses.usp.br:tde-22032022-094630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-03-22T13:49:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ética ambiental e a sociedade de risco em um jogo didático, como um  instrumento na promoção de uma educação para o desenvolvimento sustentável
Environmental ethics and risk society in a didactic game, as an instrument in promoting education for sustainable development
title A ética ambiental e a sociedade de risco em um jogo didático, como um  instrumento na promoção de uma educação para o desenvolvimento sustentável
spellingShingle A ética ambiental e a sociedade de risco em um jogo didático, como um  instrumento na promoção de uma educação para o desenvolvimento sustentável
Malvestio, Layara Luana
Active methodologies
Didactic games
Educação formal
Formal education
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Jogos didáticos
Metodologias ativas
Sustainability
Sustentabilidade
title_short A ética ambiental e a sociedade de risco em um jogo didático, como um  instrumento na promoção de uma educação para o desenvolvimento sustentável
title_full A ética ambiental e a sociedade de risco em um jogo didático, como um  instrumento na promoção de uma educação para o desenvolvimento sustentável
title_fullStr A ética ambiental e a sociedade de risco em um jogo didático, como um  instrumento na promoção de uma educação para o desenvolvimento sustentável
title_full_unstemmed A ética ambiental e a sociedade de risco em um jogo didático, como um  instrumento na promoção de uma educação para o desenvolvimento sustentável
title_sort A ética ambiental e a sociedade de risco em um jogo didático, como um  instrumento na promoção de uma educação para o desenvolvimento sustentável
author Malvestio, Layara Luana
author_facet Malvestio, Layara Luana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandez, Fernanda da Rocha Brando
dc.contributor.author.fl_str_mv Malvestio, Layara Luana
dc.subject.por.fl_str_mv Active methodologies
Didactic games
Educação formal
Formal education
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Jogos didáticos
Metodologias ativas
Sustainability
Sustentabilidade
topic Active methodologies
Didactic games
Educação formal
Formal education
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Jogos didáticos
Metodologias ativas
Sustainability
Sustentabilidade
description A Educação para o Desenvolvimento Sustentável surge em um momento de crescente preocupação com o futuro do planeta e representa um desafio diante da educação atual. É focada na criticidade do indivíduo e em seu posicionamento diante das situações cotidianas e no desenvolvimento de habilidades para a promoção do desenvolvimento sustentável. O termo desenvolvimento sustentável, que postula um desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a qualidade de vida e as necessidades das gerações futuras surgiu pouco depois que visões da ética e da sociologia começaram a ser questionadas. Representantes dessa fase são a ética ambiental e a Sociedade de Risco de Ulrich Beck, ambas discutindo a relação do homem com a natureza. Diante dessa realidade questiona-se a possibilidade de utilizar a ética ambiental e a Sociedade de Risco para promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e por que não por meio de jogos interdisciplinares. A partir dessa questão e com base nesses referenciais descritos originou-se o produto resultante dessa pesquisa. Nesse produto encontra-se o jogo didático \"Cidade sustentável: o dilema em jogo\". Espera-se que com esse produto questões relacionadas a Educação para o desenvolvimento sustentável sejam trabalhadas de maneira interdisciplinar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-22032022-094630/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-22032022-094630/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257265275404288