Influências da associação entre danos mecânicos e patógenos no desempenho das sementes de milho (Zea mays L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cícero, Carlos Moure
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11136/tde-20181127-161540/
Resumo: As danificações provocadas nas sementes, por operações mecanizadas realizadas durante a produção, podem atuar negativamente na qualidade do material obtido; esta redução qualitativa, segundo a literatura específica, pode ser agravada quando a injúria interage com microrganismos presentes na superfície das sementes ou no solo, por ocasião da semeadura. Desta forma o presente trabalho, realizando inoculações de patógenos e injúrias nas regiões da calota endospermática, do ápice do escutelo e da camada negra em sementes de milho, objetivou verificar as relações existentes entre as danificações mecânicas, a presença de microrganismos e o desempenho das sementes. Após a realização de testes sanitários e fisiológicos, foi concluído que as danificações, particularmente quando Aspergíllus sp. e Fusarium moniliforme acham-se presentes nas sementes, promovem prejuízos qualitativos progressivos à medida que se aproximam do embrião; quando comparadas entre si, as interferências negativas de Aspergillus sp. e de Fusarium moniliforme são mais evidentes do que as de Penicillium sp.
id USP_af4d682a2465f63cc4ddd4aa1c68e330
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20181127-161540
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Influências da associação entre danos mecânicos e patógenos no desempenho das sementes de milho (Zea mays L.)not availableDANOS MECÂNICOSFUNGOS FITOPATOGÊNICOSMILHOSEMENTESAs danificações provocadas nas sementes, por operações mecanizadas realizadas durante a produção, podem atuar negativamente na qualidade do material obtido; esta redução qualitativa, segundo a literatura específica, pode ser agravada quando a injúria interage com microrganismos presentes na superfície das sementes ou no solo, por ocasião da semeadura. Desta forma o presente trabalho, realizando inoculações de patógenos e injúrias nas regiões da calota endospermática, do ápice do escutelo e da camada negra em sementes de milho, objetivou verificar as relações existentes entre as danificações mecânicas, a presença de microrganismos e o desempenho das sementes. Após a realização de testes sanitários e fisiológicos, foi concluído que as danificações, particularmente quando Aspergíllus sp. e Fusarium moniliforme acham-se presentes nas sementes, promovem prejuízos qualitativos progressivos à medida que se aproximam do embrião; quando comparadas entre si, as interferências negativas de Aspergillus sp. e de Fusarium moniliforme são mais evidentes do que as de Penicillium sp.not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFreirias, Adriano BerardinelliCícero, Carlos Moure2000-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11136/tde-20181127-161540/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-20181127-161540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Influências da associação entre danos mecânicos e patógenos no desempenho das sementes de milho (Zea mays L.)
not available
title Influências da associação entre danos mecânicos e patógenos no desempenho das sementes de milho (Zea mays L.)
spellingShingle Influências da associação entre danos mecânicos e patógenos no desempenho das sementes de milho (Zea mays L.)
Cícero, Carlos Moure
DANOS MECÂNICOS
FUNGOS FITOPATOGÊNICOS
MILHO
SEMENTES
title_short Influências da associação entre danos mecânicos e patógenos no desempenho das sementes de milho (Zea mays L.)
title_full Influências da associação entre danos mecânicos e patógenos no desempenho das sementes de milho (Zea mays L.)
title_fullStr Influências da associação entre danos mecânicos e patógenos no desempenho das sementes de milho (Zea mays L.)
title_full_unstemmed Influências da associação entre danos mecânicos e patógenos no desempenho das sementes de milho (Zea mays L.)
title_sort Influências da associação entre danos mecânicos e patógenos no desempenho das sementes de milho (Zea mays L.)
author Cícero, Carlos Moure
author_facet Cícero, Carlos Moure
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freirias, Adriano Berardinelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Cícero, Carlos Moure
dc.subject.por.fl_str_mv DANOS MECÂNICOS
FUNGOS FITOPATOGÊNICOS
MILHO
SEMENTES
topic DANOS MECÂNICOS
FUNGOS FITOPATOGÊNICOS
MILHO
SEMENTES
description As danificações provocadas nas sementes, por operações mecanizadas realizadas durante a produção, podem atuar negativamente na qualidade do material obtido; esta redução qualitativa, segundo a literatura específica, pode ser agravada quando a injúria interage com microrganismos presentes na superfície das sementes ou no solo, por ocasião da semeadura. Desta forma o presente trabalho, realizando inoculações de patógenos e injúrias nas regiões da calota endospermática, do ápice do escutelo e da camada negra em sementes de milho, objetivou verificar as relações existentes entre as danificações mecânicas, a presença de microrganismos e o desempenho das sementes. Após a realização de testes sanitários e fisiológicos, foi concluído que as danificações, particularmente quando Aspergíllus sp. e Fusarium moniliforme acham-se presentes nas sementes, promovem prejuízos qualitativos progressivos à medida que se aproximam do embrião; quando comparadas entre si, as interferências negativas de Aspergillus sp. e de Fusarium moniliforme são mais evidentes do que as de Penicillium sp.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11136/tde-20181127-161540/
url http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11136/tde-20181127-161540/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090909042638848