Que lugar é o lugar da criança? Investigando a participação de crianças e adolescentes na educação não formal, em um Centro de Crianças e Adolescentes (CCA), na zona leste da cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-26112021-122015/ |
Resumo: | Há muito tempo a infância tem sido reservada às instituições, sendo a escola a principal delas, mas, fora do horário escolar, são variados os lugares onde as crianças podem estar. Este estudo tem como objetivo compreender e problematizar, de um lado, o que é oferecido de possibilidade de participação para as crianças e adolescentes que frequentam uma instituição, no caso, o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), que oferece atividades no período inverso ao horário escolar, o contraturno; de outro lado, o foco é identificar quais as formas de participação de que as crianças fazem uso nessa instituição. O referencial teórico é sustentado pelos Estudos da Infância - campo interdisciplinar, com destaque para a Sociologia e a Geografia da Infância - e pelos aportes da educação não formal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza levantamento bibliográfico, documental e pesquisa de campo, incluindo observações, brincadeiras, entrevistas e rodas de conversas com os grupos infantis que frequentam um CCA localizado no distrito Água Rasa, região leste do município de São Paulo, Brasil. |
id |
USP_af85d5a98dbb12125faaac767b5a651b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26112021-122015 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Que lugar é o lugar da criança? Investigando a participação de crianças e adolescentes na educação não formal, em um Centro de Crianças e Adolescentes (CCA), na zona leste da cidade de São PauloWhat place is the childs place? Investigating the children and adolescentes participation in non-formal educationCenter for Children and AdolescentsCentro para Crianças e AdolescentesChildhoodChildrenCriançasEducação não formalInfânciaNon-formal education Participation. East zoneParticipaçãoZona lesteHá muito tempo a infância tem sido reservada às instituições, sendo a escola a principal delas, mas, fora do horário escolar, são variados os lugares onde as crianças podem estar. Este estudo tem como objetivo compreender e problematizar, de um lado, o que é oferecido de possibilidade de participação para as crianças e adolescentes que frequentam uma instituição, no caso, o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), que oferece atividades no período inverso ao horário escolar, o contraturno; de outro lado, o foco é identificar quais as formas de participação de que as crianças fazem uso nessa instituição. O referencial teórico é sustentado pelos Estudos da Infância - campo interdisciplinar, com destaque para a Sociologia e a Geografia da Infância - e pelos aportes da educação não formal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza levantamento bibliográfico, documental e pesquisa de campo, incluindo observações, brincadeiras, entrevistas e rodas de conversas com os grupos infantis que frequentam um CCA localizado no distrito Água Rasa, região leste do município de São Paulo, Brasil.For a long time childhood has been reserved for institutions, being school the main of them, but, outside school hours, there are varied places where they can be. This study aims to understand and problematize what is offered in terms of possibilities of participation for children and adolescents who attend an institution, the Center for Children and Adolescents (CCA), which offers activities in the period inverse to school hours, and also identify what are the forms of participation that children employ in this institution. The theoretical framework is supported by the studies of childhood, an interdisciplinary field, with emphasis on sociology and the geography of childhood and by the contributions of non-formal education. This is a qualitative research, which uses bibliographic, documentary, and field research, including observations, games, interviews and conversation wheels with children\'s groups attending a CCA located in the Água Rasa district, east of the city of São Paulo, Brasil.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNascimento, Maria Letícia Barros PedrosoMarcilio, Daniela Signorini2021-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-26112021-122015/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-09T20:54:24Zoai:teses.usp.br:tde-26112021-122015Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-09T20:54:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Que lugar é o lugar da criança? Investigando a participação de crianças e adolescentes na educação não formal, em um Centro de Crianças e Adolescentes (CCA), na zona leste da cidade de São Paulo What place is the childs place? Investigating the children and adolescentes participation in non-formal education |
title |
Que lugar é o lugar da criança? Investigando a participação de crianças e adolescentes na educação não formal, em um Centro de Crianças e Adolescentes (CCA), na zona leste da cidade de São Paulo |
spellingShingle |
Que lugar é o lugar da criança? Investigando a participação de crianças e adolescentes na educação não formal, em um Centro de Crianças e Adolescentes (CCA), na zona leste da cidade de São Paulo Marcilio, Daniela Signorini Center for Children and Adolescents Centro para Crianças e Adolescentes Childhood Children Crianças Educação não formal Infância Non-formal education Participation. East zone Participação Zona leste |
title_short |
Que lugar é o lugar da criança? Investigando a participação de crianças e adolescentes na educação não formal, em um Centro de Crianças e Adolescentes (CCA), na zona leste da cidade de São Paulo |
title_full |
Que lugar é o lugar da criança? Investigando a participação de crianças e adolescentes na educação não formal, em um Centro de Crianças e Adolescentes (CCA), na zona leste da cidade de São Paulo |
title_fullStr |
Que lugar é o lugar da criança? Investigando a participação de crianças e adolescentes na educação não formal, em um Centro de Crianças e Adolescentes (CCA), na zona leste da cidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Que lugar é o lugar da criança? Investigando a participação de crianças e adolescentes na educação não formal, em um Centro de Crianças e Adolescentes (CCA), na zona leste da cidade de São Paulo |
title_sort |
Que lugar é o lugar da criança? Investigando a participação de crianças e adolescentes na educação não formal, em um Centro de Crianças e Adolescentes (CCA), na zona leste da cidade de São Paulo |
author |
Marcilio, Daniela Signorini |
author_facet |
Marcilio, Daniela Signorini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Maria Letícia Barros Pedroso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcilio, Daniela Signorini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Center for Children and Adolescents Centro para Crianças e Adolescentes Childhood Children Crianças Educação não formal Infância Non-formal education Participation. East zone Participação Zona leste |
topic |
Center for Children and Adolescents Centro para Crianças e Adolescentes Childhood Children Crianças Educação não formal Infância Non-formal education Participation. East zone Participação Zona leste |
description |
Há muito tempo a infância tem sido reservada às instituições, sendo a escola a principal delas, mas, fora do horário escolar, são variados os lugares onde as crianças podem estar. Este estudo tem como objetivo compreender e problematizar, de um lado, o que é oferecido de possibilidade de participação para as crianças e adolescentes que frequentam uma instituição, no caso, o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), que oferece atividades no período inverso ao horário escolar, o contraturno; de outro lado, o foco é identificar quais as formas de participação de que as crianças fazem uso nessa instituição. O referencial teórico é sustentado pelos Estudos da Infância - campo interdisciplinar, com destaque para a Sociologia e a Geografia da Infância - e pelos aportes da educação não formal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza levantamento bibliográfico, documental e pesquisa de campo, incluindo observações, brincadeiras, entrevistas e rodas de conversas com os grupos infantis que frequentam um CCA localizado no distrito Água Rasa, região leste do município de São Paulo, Brasil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-26112021-122015/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-26112021-122015/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257388407586816 |