Bibliotecas digitais para crianças em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rosa Joana Cunha Gomes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13992
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação)
id RCAP_c2036420f9f9dbedfe15c5a4e499dedf
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bibliotecas digitais para crianças em contexto formal, não formal e informal de aprendizagemBibliotecas digitais para criançasAprendizagem formal, não formal e informalActividades integradorasChildren digital librariesFormal learning, non-formal learning, informal learningIntegrative activitie371.6802:681.3681.3:02Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação)A dissertação que me propus realizar centra-se no estudo e na divulgação do interesse educativo das bibliotecas digitais para crianças como recurso dinamizador de actividades para professores, alunos e restante comunidade educativa. O problema central da investigação diz respeito ao papel das bibliotecas digitais para crianças em três contextos de aprendizagem distintos e inter-relacionados existentes na comunidade educativa: o contexto formal, não formal e informal. Pretendo analisar o que é uma biblioteca digital e o seu potencial educativo. São apresentadas algumas das suas vantagens e desvantagens, tendo em conta o objectivo de mostrar de que forma estas podem ser utilizadas positivamente em contexto sala de aula, inter-relacionado com os outros contextos informais de aprendizagem. A parte prática deste trabalho incide na análise de três sites de bibliotecas digitais para crianças e na apresentação de propostas de integração curricular deste recurso tecnológico, operacionalizadas em actividades integradoras para o 1º ciclo do Ensino Básico. Tendo em conta um processo de ensino-aprendizagem integrador, dirige-se estas actividades não só a uma sala de aula, ou seja, a um contexto formal de aprendizagem, mas também a ambientes informais, apelando-se, nomeadamente, ao contributo dos pais/encarregados de educação.The dissertation that I proposed to realize focuses on the study and dissemination of educational interest of children digital libraries as a resource for teachers, students and other educational community activities. The central problem of this research concerns to the roles of children digital libraries in three different and interrelated learning contexts: the formal, the non-formal and the informal context. I intend to analyze what a digital library is and show their educative potential. There are presented some of their advantages and disadvantages, taking into account the objective of showing how these can be used positively in the classroom, interrelated with other informal learning contexts. The practical part of this work focuses on the analysis of three children digital libraries websites and on proposals of curricular integration for this technological resource, operationalized in some lesson plans of integrative activities in primary school. Therefore, taking into account an integrative teaching-learning process, these activities are not focused only on teachers’ activity. They are thought to be performed not only in a classroom (formal learning process), but also in informal environment, appealing to parents/carers contribution.Ramos, AltinaUniversidade do MinhoPereira, Rosa Joana Cunha Gomes20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13992porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:10.526898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bibliotecas digitais para crianças em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem
title Bibliotecas digitais para crianças em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem
spellingShingle Bibliotecas digitais para crianças em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem
Pereira, Rosa Joana Cunha Gomes
Bibliotecas digitais para crianças
Aprendizagem formal, não formal e informal
Actividades integradoras
Children digital libraries
Formal learning, non-formal learning, informal learning
Integrative activitie
371.68
02:681.3
681.3:02
title_short Bibliotecas digitais para crianças em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem
title_full Bibliotecas digitais para crianças em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem
title_fullStr Bibliotecas digitais para crianças em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem
title_full_unstemmed Bibliotecas digitais para crianças em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem
title_sort Bibliotecas digitais para crianças em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem
author Pereira, Rosa Joana Cunha Gomes
author_facet Pereira, Rosa Joana Cunha Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Altina
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rosa Joana Cunha Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas digitais para crianças
Aprendizagem formal, não formal e informal
Actividades integradoras
Children digital libraries
Formal learning, non-formal learning, informal learning
Integrative activitie
371.68
02:681.3
681.3:02
topic Bibliotecas digitais para crianças
Aprendizagem formal, não formal e informal
Actividades integradoras
Children digital libraries
Formal learning, non-formal learning, informal learning
Integrative activitie
371.68
02:681.3
681.3:02
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/13992
url http://hdl.handle.net/1822/13992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132503278092288