O evento extraordinário em narrativas cinematográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guirado, Natalia Cipolaro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-03062021-141547/
Resumo: Balizamos os estudos desenvolvidos neste trabalho dentro da semiótica francesa seguindo os escritos de Algirdas Julien Greimas e de outros semioticistas que trouxeram novos desenvolvimentos teóricos. Colocamos algumas ideias a respeito da estesia em narrativas sincréticas da linguagem do cinema, para isso, iniciamos a investigação a partir dos fundamentos teóricos do evento estésico. Tomamos como base o conceito de estesia conforme apresentado em Da Imperfeição (2002) por Greimas, passamos pelo conceito de acontecimento apresentado por Claude Zilberberg e por proposições teóricas de Luiz Tatit sobre o evento extraordinário para fazer uma investigação sobre as peculiaridades da ocorrência da estesia e as modificações ocorrentes em vários níveis semióticos com seu surgimento na narratividade. Depois, tratamos da foria, da relação do sujeito com o objeto de valor na estesia, da isotopia estésica e da paixão da \"nostalgia da perfeição\" conhecida após o arrebatamento do sujeito. Por fim, nas análises tratamos de duas cenas dos filmes Asas do desejo (1987), de Wim Wenders e Ninfomaníaca (2013), de Lars von Trier para desvendar um pouco do processo de construção da significação da estesia em narrativas cinematográficas com a observação de alguns aspectos da relação entre o cinema e a semiótica a fim de compreender a trajetória do sujeito na narrativa a partir da estesia: antes, diante dela e depois de seu fim.
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