Integração da internet ao ensino de física do curso médio das escolas da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Registro, Erisaura Leomil
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76132/tde-19082014-092007/
Resumo: O presente trabalho, através da produção e verificação de um conjunto de materiais e métodos, é uma proposta de uso do computador, conectado à Internet, no ensino médio de Física da rede pública do estado de São Paulo, visando a orientar os professores da área, quanto ao uso dessa tecnologia de comunicação em aulas presenciais. Para tanto, foi levado em conta o cotidiano do aluno como foco principal do conteúdo abordado; o reconhecimento das concepções espontâneas dos alunos para a sua superação; o caráter de construção permanente da ciência, ao abordar aspectos históricos; e o reconhecimento da Física moderna e contemporânea. O desenvolvimento do mesmo, não só contou com o resultado de algumas pesquisas publicadas, seja no campo específico de ensino de Física, ou na área de educação à distância, como teve também por base análise de experiências feitas em sala de aula. O estudo mostra que para as escolas nas quais a infra estrutura existente é satisfatória, o computador e a Internet são recursos consideráveis para se obter um melhor desempenho do aluno no aprendizado de Física, desde que sejam aplicados com métodos e materiais mais interativos. Deste modo, a aula e a própria disciplina ficam mais atrativas. Por outro lado, para as escolas, cuja infra-estrutura é insuficiente e inadequada, a Internet ligada ao computador são recursos que por si só não contribuem para uma mudança significativa no ensino desta disciplina, havendo necessidade do professor mudar sua atitude frente ao uso destes recursos tecnológicos e da própria aula apresentar um caráter investigativo
id USP_afaf2f27681f515f8047a9a865c68e67
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19082014-092007
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Integração da internet ao ensino de física do curso médio das escolas da rede públicaInternet resources for physics education in public high schoolsDistance learningEnsino à distânciaEnsino de físicaInternetInternetPhysics educationO presente trabalho, através da produção e verificação de um conjunto de materiais e métodos, é uma proposta de uso do computador, conectado à Internet, no ensino médio de Física da rede pública do estado de São Paulo, visando a orientar os professores da área, quanto ao uso dessa tecnologia de comunicação em aulas presenciais. Para tanto, foi levado em conta o cotidiano do aluno como foco principal do conteúdo abordado; o reconhecimento das concepções espontâneas dos alunos para a sua superação; o caráter de construção permanente da ciência, ao abordar aspectos históricos; e o reconhecimento da Física moderna e contemporânea. O desenvolvimento do mesmo, não só contou com o resultado de algumas pesquisas publicadas, seja no campo específico de ensino de Física, ou na área de educação à distância, como teve também por base análise de experiências feitas em sala de aula. O estudo mostra que para as escolas nas quais a infra estrutura existente é satisfatória, o computador e a Internet são recursos consideráveis para se obter um melhor desempenho do aluno no aprendizado de Física, desde que sejam aplicados com métodos e materiais mais interativos. Deste modo, a aula e a própria disciplina ficam mais atrativas. Por outro lado, para as escolas, cuja infra-estrutura é insuficiente e inadequada, a Internet ligada ao computador são recursos que por si só não contribuem para uma mudança significativa no ensino desta disciplina, havendo necessidade do professor mudar sua atitude frente ao uso destes recursos tecnológicos e da própria aula apresentar um caráter investigativoThe present work, related to the production and verification of a set of materiais and methods, is a proposal of the use of computers, connected to the Internet, in the medium levei of Physics courses of public schools of São Paulo State, looking to a guide for the teachers, with relationship to the use of that communication technology inside the classes. We taking finto account the quotidian of the student as main focus of the approached content; the recognition of the students\' spontaneous conceptions; the character of permanent construction of the science, approaching to historical aspects; and, the modern and contemporary Physics. The development of the work, not only related with the result of some published researches, in the specific field of teaching of Physics, or in the area of distance education, as also had for base experiences done in classroom. The study shown that for the schools, in which the existent infrastructure is satisfactory, the computer and the Internet are considerable resources to obtain a better acting of the student in Physics learning, since with the applications of interactive methods and material. In this way, the class and the own discipline are more attractive. On the other hand, for the schools, whose infrastructure is insufficient and inadequate, the Internet linked to the computer is a resource that by itself doesn\'t contribute for a significant change in the teaching of this discipline. It is necessary a change in the altitude of the teacher front to the use of that new technological resourcesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarega Junior, EuclydesRegistro, Erisaura Leomil1999-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76132/tde-19082014-092007/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:54Zoai:teses.usp.br:tde-19082014-092007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração da internet ao ensino de física do curso médio das escolas da rede pública
Internet resources for physics education in public high schools
title Integração da internet ao ensino de física do curso médio das escolas da rede pública
spellingShingle Integração da internet ao ensino de física do curso médio das escolas da rede pública
Registro, Erisaura Leomil
Distance learning
Ensino à distância
Ensino de física
Internet
Internet
Physics education
title_short Integração da internet ao ensino de física do curso médio das escolas da rede pública
title_full Integração da internet ao ensino de física do curso médio das escolas da rede pública
title_fullStr Integração da internet ao ensino de física do curso médio das escolas da rede pública
title_full_unstemmed Integração da internet ao ensino de física do curso médio das escolas da rede pública
title_sort Integração da internet ao ensino de física do curso médio das escolas da rede pública
author Registro, Erisaura Leomil
author_facet Registro, Erisaura Leomil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marega Junior, Euclydes
dc.contributor.author.fl_str_mv Registro, Erisaura Leomil
dc.subject.por.fl_str_mv Distance learning
Ensino à distância
Ensino de física
Internet
Internet
Physics education
topic Distance learning
Ensino à distância
Ensino de física
Internet
Internet
Physics education
description O presente trabalho, através da produção e verificação de um conjunto de materiais e métodos, é uma proposta de uso do computador, conectado à Internet, no ensino médio de Física da rede pública do estado de São Paulo, visando a orientar os professores da área, quanto ao uso dessa tecnologia de comunicação em aulas presenciais. Para tanto, foi levado em conta o cotidiano do aluno como foco principal do conteúdo abordado; o reconhecimento das concepções espontâneas dos alunos para a sua superação; o caráter de construção permanente da ciência, ao abordar aspectos históricos; e o reconhecimento da Física moderna e contemporânea. O desenvolvimento do mesmo, não só contou com o resultado de algumas pesquisas publicadas, seja no campo específico de ensino de Física, ou na área de educação à distância, como teve também por base análise de experiências feitas em sala de aula. O estudo mostra que para as escolas nas quais a infra estrutura existente é satisfatória, o computador e a Internet são recursos consideráveis para se obter um melhor desempenho do aluno no aprendizado de Física, desde que sejam aplicados com métodos e materiais mais interativos. Deste modo, a aula e a própria disciplina ficam mais atrativas. Por outro lado, para as escolas, cuja infra-estrutura é insuficiente e inadequada, a Internet ligada ao computador são recursos que por si só não contribuem para uma mudança significativa no ensino desta disciplina, havendo necessidade do professor mudar sua atitude frente ao uso destes recursos tecnológicos e da própria aula apresentar um caráter investigativo
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76132/tde-19082014-092007/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76132/tde-19082014-092007/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257175816142848