A educação vem de casa: família e escola na periferia de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arco Netto, Nicolau Dela Bandera
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-23062017-113938/
Resumo: Esta tese aborda as concepções e as práticas locais de educação, criação e produção de conhecimento entre os moradores, os professores e os estudantes de uma escola em um bairro na periferia de São Paulo, o Recanto dos Humildes. A partir de uma etnografia do bairro e de uma escola municipal, a pesquisa buscou descrever e comparar a socialidade dos moradores e seus filhos com aquela que existe no interior da instituição escolar, demonstrando as diferentes e as similares práticas de conhecimento e de educação. Busca-se explorar a teoria nativa elaborada pelas moradoras do Recanto sobre a criação de seus filhos, que concede centralidade às conversas e à palavra falada na produção das relações familiares. Por meio das broncas e das narrativas, as mães mostram o mundo para seus filhos e lhes ensinam a distinguir o certo do errado. Foi possível constatar que também na escola a linguagem adquire centralidade, tanto nas brincadeiras entre os estudantes, como na interação destes com seus professores. Ao descrever os jogos de linguagem e a gíria empregada pelos estudantes para produzir as práticas de zoeira, será possível analisar as variações da língua portuguesa pretendidas pelos estudantes quando buscam capturar uma brecha, narrar uma fita ou ainda zoar com seus colegas e amigos. Esta tese apresenta a contribuição de demonstrar como a palavra falada produz relações sociais e as pessoas em círculos de influência que envolvem a família e os amigos. Família e escola serão descritas como uma oposição gerativa, uma definindo-se em oposição por similaridade e por diferença à outra.
id USP_aff6789aa683397692b944cd243f60c4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23062017-113938
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A educação vem de casa: família e escola na periferia de São PauloThe education comes from home: family and school on the outskirts of São PauloEducaçãoEducationEscolaFamíliaFamilyLanguageLinguagemOutskirts of São PauloPeriferia de São PauloSchoolEsta tese aborda as concepções e as práticas locais de educação, criação e produção de conhecimento entre os moradores, os professores e os estudantes de uma escola em um bairro na periferia de São Paulo, o Recanto dos Humildes. A partir de uma etnografia do bairro e de uma escola municipal, a pesquisa buscou descrever e comparar a socialidade dos moradores e seus filhos com aquela que existe no interior da instituição escolar, demonstrando as diferentes e as similares práticas de conhecimento e de educação. Busca-se explorar a teoria nativa elaborada pelas moradoras do Recanto sobre a criação de seus filhos, que concede centralidade às conversas e à palavra falada na produção das relações familiares. Por meio das broncas e das narrativas, as mães mostram o mundo para seus filhos e lhes ensinam a distinguir o certo do errado. Foi possível constatar que também na escola a linguagem adquire centralidade, tanto nas brincadeiras entre os estudantes, como na interação destes com seus professores. Ao descrever os jogos de linguagem e a gíria empregada pelos estudantes para produzir as práticas de zoeira, será possível analisar as variações da língua portuguesa pretendidas pelos estudantes quando buscam capturar uma brecha, narrar uma fita ou ainda zoar com seus colegas e amigos. Esta tese apresenta a contribuição de demonstrar como a palavra falada produz relações sociais e as pessoas em círculos de influência que envolvem a família e os amigos. Família e escola serão descritas como uma oposição gerativa, uma definindo-se em oposição por similaridade e por diferença à outra.This thesis describes the concepts and local practices of education, upbringing children and production of knowledge among residents and teachers/students in a school in Recanto dos Humildes, a neighborhood on the outskirts of São Paulo, Brazil. From an ethnography of the neighborhood and of a municipal school, this survey describes and compares the socialization of residents and their children with the situation within the school itself, demonstrating different and similar practices related to knowledge and education. The intention was to explore the theory of education created by the residents of Recanto with regard to the raising of their children, which emphasizes conversation and spoken discourse in the formation of family relationships. Using scoldings as well as narratives, the mothers mostram o mundo [show the world] to their children, teaching them to distinguir o certo do errado [tell right from wrong]. In school, it was also seen that language has a central role in banter among the students as well as in the interaction between the pupils and their teachers. In describing the wordplay and slang games employed by students in the production of zoeira [poking fun], it is possible to analyze the variations of Portuguese language which the students pursue in trying to catch a brecha [an opportunity in the conversation to launch a joke or a comeback], narrar uma fita [to describe something that happened], or zoar [poke fun at] their classmates and friends. This thesis contributes to this field of study by demonstrating how the spoken word produces social relations and persons in circles of influence which involve family and friends. Family and school are described as a generative opposition which defines itself in opposition to the other through similarity and through difference.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarques, Ana Claudia Duarte RochaArco Netto, Nicolau Dela Bandera2017-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-23062017-113938/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-23062017-113938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação vem de casa: família e escola na periferia de São Paulo
The education comes from home: family and school on the outskirts of São Paulo
title A educação vem de casa: família e escola na periferia de São Paulo
spellingShingle A educação vem de casa: família e escola na periferia de São Paulo
Arco Netto, Nicolau Dela Bandera
Educação
Education
Escola
Família
Family
Language
Linguagem
Outskirts of São Paulo
Periferia de São Paulo
School
title_short A educação vem de casa: família e escola na periferia de São Paulo
title_full A educação vem de casa: família e escola na periferia de São Paulo
title_fullStr A educação vem de casa: família e escola na periferia de São Paulo
title_full_unstemmed A educação vem de casa: família e escola na periferia de São Paulo
title_sort A educação vem de casa: família e escola na periferia de São Paulo
author Arco Netto, Nicolau Dela Bandera
author_facet Arco Netto, Nicolau Dela Bandera
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ana Claudia Duarte Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Arco Netto, Nicolau Dela Bandera
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
Escola
Família
Family
Language
Linguagem
Outskirts of São Paulo
Periferia de São Paulo
School
topic Educação
Education
Escola
Família
Family
Language
Linguagem
Outskirts of São Paulo
Periferia de São Paulo
School
description Esta tese aborda as concepções e as práticas locais de educação, criação e produção de conhecimento entre os moradores, os professores e os estudantes de uma escola em um bairro na periferia de São Paulo, o Recanto dos Humildes. A partir de uma etnografia do bairro e de uma escola municipal, a pesquisa buscou descrever e comparar a socialidade dos moradores e seus filhos com aquela que existe no interior da instituição escolar, demonstrando as diferentes e as similares práticas de conhecimento e de educação. Busca-se explorar a teoria nativa elaborada pelas moradoras do Recanto sobre a criação de seus filhos, que concede centralidade às conversas e à palavra falada na produção das relações familiares. Por meio das broncas e das narrativas, as mães mostram o mundo para seus filhos e lhes ensinam a distinguir o certo do errado. Foi possível constatar que também na escola a linguagem adquire centralidade, tanto nas brincadeiras entre os estudantes, como na interação destes com seus professores. Ao descrever os jogos de linguagem e a gíria empregada pelos estudantes para produzir as práticas de zoeira, será possível analisar as variações da língua portuguesa pretendidas pelos estudantes quando buscam capturar uma brecha, narrar uma fita ou ainda zoar com seus colegas e amigos. Esta tese apresenta a contribuição de demonstrar como a palavra falada produz relações sociais e as pessoas em círculos de influência que envolvem a família e os amigos. Família e escola serão descritas como uma oposição gerativa, uma definindo-se em oposição por similaridade e por diferença à outra.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-23062017-113938/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-23062017-113938/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091016892874752