A opção museológica de Mário Pedrosa: solidariedade e imaginação social em museus da América Latina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-03122020-212111/ |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma re?exão sobre o pensamento museal e os projetos institucionais concebidos por Mário Pedrosa (1900-1981) entre as décadas de 1960 e 1970, com foco em sua passagem pelo Chile e na pro-dução posterior ao período de exílio. O ponto de partida desta tese indica que a opção museológica do autor se distingue pelo embate dialético entre a arte moderna e os saberes e práticas apartados dos cânones artísticos. Para evidenciar essa proposição, o trabalho articula-se em dois momentos: primeiro, na concepção do Museu da Solidariedade, durante o governo de Salvador Allende (1970-1973), e, segundo, nas ideias defendidas pelo crítico após regressar ao Brasil, em 1977. Leva-se em consideração a conjuntura política e cultural da Unidade Popular e, posteriormente, o debate latino--americanista presente nas instituições, em consonância com o ceticismo de Pedrosa em relação ao curso das vanguardas. O que se busca defender é que a vocação comunitária chilena retardou o desencanto acarretado pela crise da arte que o autor salientou nos últimos anos de vida, além de ra-dicalizar um programa estético fomentado desde a década de 1940. Essa avaliação parte da noção de radar latino-americano, um fenômeno do exí-lio que contribuiu para a implementação de uma nova agenda mobilizada pela experiência popular autogestionária e pela inclusão de um repertório terceiro-mundista manifestado nas obras tardias do crítico. Por ?m, pro-cura-se examinar o projeto da exposição de arte indígena Alegria de Viver, Alegria de Criar e a idealização do Museu das Origens à luz do conceito \"arte de retaguarda\", cunhado pelo crítico. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa têm como base o levantamento e o estudo de centenas de fontes primárias investigadas em doze arquivos institucionais procedentes do Brasil, do Chile e da Espanha. |
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A opção museológica de Mário Pedrosa: solidariedade e imaginação social em museus da América LatinaMário Pedrosa\'s Museological Option: Solidarity and Social Imagination in Museum\'s of Latin AmericaArt CriticismArte Latino-AmericanaCrítica de ArteLatin American ArtMário PedrosaMário PedrosaMuseu da SolidariedadeMuseu das OrigensMuseum of SolidarityMuseum of the OriginsEsta pesquisa apresenta uma re?exão sobre o pensamento museal e os projetos institucionais concebidos por Mário Pedrosa (1900-1981) entre as décadas de 1960 e 1970, com foco em sua passagem pelo Chile e na pro-dução posterior ao período de exílio. O ponto de partida desta tese indica que a opção museológica do autor se distingue pelo embate dialético entre a arte moderna e os saberes e práticas apartados dos cânones artísticos. Para evidenciar essa proposição, o trabalho articula-se em dois momentos: primeiro, na concepção do Museu da Solidariedade, durante o governo de Salvador Allende (1970-1973), e, segundo, nas ideias defendidas pelo crítico após regressar ao Brasil, em 1977. Leva-se em consideração a conjuntura política e cultural da Unidade Popular e, posteriormente, o debate latino--americanista presente nas instituições, em consonância com o ceticismo de Pedrosa em relação ao curso das vanguardas. O que se busca defender é que a vocação comunitária chilena retardou o desencanto acarretado pela crise da arte que o autor salientou nos últimos anos de vida, além de ra-dicalizar um programa estético fomentado desde a década de 1940. Essa avaliação parte da noção de radar latino-americano, um fenômeno do exí-lio que contribuiu para a implementação de uma nova agenda mobilizada pela experiência popular autogestionária e pela inclusão de um repertório terceiro-mundista manifestado nas obras tardias do crítico. Por ?m, pro-cura-se examinar o projeto da exposição de arte indígena Alegria de Viver, Alegria de Criar e a idealização do Museu das Origens à luz do conceito \"arte de retaguarda\", cunhado pelo crítico. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa têm como base o levantamento e o estudo de centenas de fontes primárias investigadas em doze arquivos institucionais procedentes do Brasil, do Chile e da Espanha.This research presents a re?ection on the museological thinking and institutional projects of Mário Pedrosa (1900-1981) in the 1960s and 1970s, with a focus on his time in Chile and work in years post exile. The starting point of this thesis indicates that Mr. Pedrosa\'s museological option distinguishes itself through the dialectic clash between Modern Art and the knowledge and practices aloof of artistic canons. To support this proposition, the present work hinges on two distinct moments: First, the conception of the Museum of Solidarity, during the presidency of Salvador Allende (1970-1973) and, ?nally, on the critic\'s ideas a?er his return to Brazil, in 1977. It is taken in consideration the political and cultural environment of Popular Unity and, therea?er, the current Latin Americanist debate in accordance with Pedrosa\'s skepticism regarding the directions of the vanguard. The thesis\' defense is that Chile\'s community vocation checked his disenchantment brought about by the artistic crisis that Mr. Pedrosa underlined later in life, besides radicalizing an aesthetic program fostered since the 1940s. This assessment derives from the notion of Latin American radar, a phenomenon of exile that contributed to the implementation of a new agenda rallied by the self-managed popular experience and by the inclusion of a third-worldly repertoire manifested in Pedrosa\'s late works. Finally, the present work aims to examine the project of the \"Alegria de Viver, Alegria de Criar\" (Joy of Living, Joy of Creating) native Brazilian art exhibit and the idealization of the Museu das Origens (Museum of the Origins) in light of the \"Rear-garde art\" concept, coined by the critic. The methodological procedure of this research is based upon the gathering and study of hundreds of primary sources investigated in twelve institutional archives from Brazil, Chile and Spain.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFreire, Maria Cristina MachadoPaladino, Luiza Mader2020-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-03122020-212111/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-12-04T14:52:58Zoai:teses.usp.br:tde-03122020-212111Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-12-04T14:52:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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