Percepção tridimensional, representação bidimensional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alonso, Carlos Egidio
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-16092024-092931/
Resumo: Indagar sobre a percepção do espaço tridimensional e a sua representação bidimensional significa reconhecer o modo como esses dois momentos perceptivos são produzidos. Tendo como objetivo principal analisar o desenho enquanto manifestação perceptiva do mundo visual, o trabalho procura revelar o processo através do qual as imagens geradas nos olhos são traduzidas em impulsos elétricos e enviadas ao cérebro onde são processadas. Para tanto, estuda-se três aspectos que relacionados, participam do fenômeno da percepção visual: a natureza dos estímulos, as características fisiológicas do sistema binocular, e as atividades neurais do cérebro. Esse tipo de abordagem nega as teorias e procedimentos metodológicos que confundem a imagem retiniana monocular, de natureza bidimensional, com a imagem gerada na fotografia e no desenho, e que, confundindo-a com o verdadeiro ato visual, desprezam as atividades neurais e os processos associativos realizados pelo sujeito perceptor. Enfatizando que a tridimensionalidade e a bidimensionalidade são de naturezas distintas, o estudo analisa o modo de produção do desenho que objetiva a representação do objeto tridimensional, destacando as qualidades materiais do signo que permitem ao observador, através de uma interpretação, reconhecer o objeto representado.
id USP_b01ae15b3c169763bf6726cb0aad882c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16092024-092931
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Percepção tridimensional, representação bidimensionalNot availableARQUITETURA (PERCEPCAO)Not availableIndagar sobre a percepção do espaço tridimensional e a sua representação bidimensional significa reconhecer o modo como esses dois momentos perceptivos são produzidos. Tendo como objetivo principal analisar o desenho enquanto manifestação perceptiva do mundo visual, o trabalho procura revelar o processo através do qual as imagens geradas nos olhos são traduzidas em impulsos elétricos e enviadas ao cérebro onde são processadas. Para tanto, estuda-se três aspectos que relacionados, participam do fenômeno da percepção visual: a natureza dos estímulos, as características fisiológicas do sistema binocular, e as atividades neurais do cérebro. Esse tipo de abordagem nega as teorias e procedimentos metodológicos que confundem a imagem retiniana monocular, de natureza bidimensional, com a imagem gerada na fotografia e no desenho, e que, confundindo-a com o verdadeiro ato visual, desprezam as atividades neurais e os processos associativos realizados pelo sujeito perceptor. Enfatizando que a tridimensionalidade e a bidimensionalidade são de naturezas distintas, o estudo analisa o modo de produção do desenho que objetiva a representação do objeto tridimensional, destacando as qualidades materiais do signo que permitem ao observador, através de uma interpretação, reconhecer o objeto representado.Not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerrara, Lucrecia D'AlessioAlonso, Carlos Egidio1995-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-16092024-092931/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-16T13:23:02Zoai:teses.usp.br:tde-16092024-092931Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-16T13:23:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção tridimensional, representação bidimensional
Not available
title Percepção tridimensional, representação bidimensional
spellingShingle Percepção tridimensional, representação bidimensional
Alonso, Carlos Egidio
ARQUITETURA (PERCEPCAO)
Not available
title_short Percepção tridimensional, representação bidimensional
title_full Percepção tridimensional, representação bidimensional
title_fullStr Percepção tridimensional, representação bidimensional
title_full_unstemmed Percepção tridimensional, representação bidimensional
title_sort Percepção tridimensional, representação bidimensional
author Alonso, Carlos Egidio
author_facet Alonso, Carlos Egidio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferrara, Lucrecia D'Alessio
dc.contributor.author.fl_str_mv Alonso, Carlos Egidio
dc.subject.por.fl_str_mv ARQUITETURA (PERCEPCAO)
Not available
topic ARQUITETURA (PERCEPCAO)
Not available
description Indagar sobre a percepção do espaço tridimensional e a sua representação bidimensional significa reconhecer o modo como esses dois momentos perceptivos são produzidos. Tendo como objetivo principal analisar o desenho enquanto manifestação perceptiva do mundo visual, o trabalho procura revelar o processo através do qual as imagens geradas nos olhos são traduzidas em impulsos elétricos e enviadas ao cérebro onde são processadas. Para tanto, estuda-se três aspectos que relacionados, participam do fenômeno da percepção visual: a natureza dos estímulos, as características fisiológicas do sistema binocular, e as atividades neurais do cérebro. Esse tipo de abordagem nega as teorias e procedimentos metodológicos que confundem a imagem retiniana monocular, de natureza bidimensional, com a imagem gerada na fotografia e no desenho, e que, confundindo-a com o verdadeiro ato visual, desprezam as atividades neurais e os processos associativos realizados pelo sujeito perceptor. Enfatizando que a tridimensionalidade e a bidimensionalidade são de naturezas distintas, o estudo analisa o modo de produção do desenho que objetiva a representação do objeto tridimensional, destacando as qualidades materiais do signo que permitem ao observador, através de uma interpretação, reconhecer o objeto representado.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-16092024-092931/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-16092024-092931/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256512797343744