Contribuições da área de recursos humanos para a gestão da qualidade total : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-11062024-101857/ |
Resumo: | Diante das exigências impostas pelo ambiente empresarial moderno, muitas organizações têm adotado programas de qualidade total na tentativa de conquistar e manter a satisfação e a lealdade de seus clientes. A qualidade tem sido considerada cada vez mais uma ferramenta de extrema importância e traz consigo a idéia da melhoria contínua que somente pode ser conseguida através do envolvimento e do comprometimento das pessoas que fazem parte da organização. Como o órgão responsável pela gestão da força de trabalho é a Administração de Recursos Humanos, presume-se que ela tenha muito a contribuir para o sucesso dos programas de qualidade. Assim, o presente trabalho tem por objetivo verificar, em uma empresa objeto de estudo, quais têm sido as contribuições da Área de Recursos Humanos em quatro aspectos considerados essenciais para o sucesso dos programas de qualidade: Educação e Treinamento, Administração Participativa e Empowerment, Cultura Organizacional e Trabalho em Equipes. Para tanto foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, através de um estudo de caso na FORD BRASIL LTDA. A apresentação, análise e discussão dos resultados da pesquisa é precedida de uma contextualização sobre a problemática de pesquisa, assim como de uma revisão bibliográfica sobre o tema abordado e algumas considerações teóricas sobre a metodologia de pesquisa utilizada. A análise dos resultados mostra uma grande sinergia entre as áreas de qualidade e recursos humanos, sugerindo que esta última tem atuado de acordo com as tendências apontadas na literatura e colaborando sensivelmente para o sucesso do programa de qualidade da empresa |
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Contribuições da área de recursos humanos para a gestão da qualidade total : um estudo de casoContributions of the human resource area to total quality management : a case studycultura organizacionalgestão participativahuman resource managementorganizational cultureparticipative admimstrationqualidade totalrecursos humanosteamworktotal quaütytrabalho em equipestrainningtreinamentoDiante das exigências impostas pelo ambiente empresarial moderno, muitas organizações têm adotado programas de qualidade total na tentativa de conquistar e manter a satisfação e a lealdade de seus clientes. A qualidade tem sido considerada cada vez mais uma ferramenta de extrema importância e traz consigo a idéia da melhoria contínua que somente pode ser conseguida através do envolvimento e do comprometimento das pessoas que fazem parte da organização. Como o órgão responsável pela gestão da força de trabalho é a Administração de Recursos Humanos, presume-se que ela tenha muito a contribuir para o sucesso dos programas de qualidade. Assim, o presente trabalho tem por objetivo verificar, em uma empresa objeto de estudo, quais têm sido as contribuições da Área de Recursos Humanos em quatro aspectos considerados essenciais para o sucesso dos programas de qualidade: Educação e Treinamento, Administração Participativa e Empowerment, Cultura Organizacional e Trabalho em Equipes. Para tanto foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, através de um estudo de caso na FORD BRASIL LTDA. A apresentação, análise e discussão dos resultados da pesquisa é precedida de uma contextualização sobre a problemática de pesquisa, assim como de uma revisão bibliográfica sobre o tema abordado e algumas considerações teóricas sobre a metodologia de pesquisa utilizada. A análise dos resultados mostra uma grande sinergia entre as áreas de qualidade e recursos humanos, sugerindo que esta última tem atuado de acordo com as tendências apontadas na literatura e colaborando sensivelmente para o sucesso do programa de qualidade da empresaIn face of present exigencies imposed by the modern business environment many enterprises have been implementing Total Quality programs in order to gain and maintain their customer\'s loyalty. The Total Quality Management have being considered as a valuable tool that brings with it the idea of continuous improvement which can only be achieved with the involvement and compromise of the people who works at the company. In this sense, the Human Resource Management may contribute in many aspects to the success of te Total Quality Management. Considering that, the purpose of this dissertation is to verify through a case study, what has been the contributions of the Human Resource Area in four aspects considered essentials to fhe success of Total Quality Management: Education and Trainning, Participative Management and Empowerment, Organizational Culture and Teamwork. For that purpose, a qualitative research was conducted at FORD BRASIL LTDA. The presentation, analysis and discussion of results is preceded by a introduction to the problem of research as well as a bibliographical review of the subject of study and some theoretical considerations on the approach adopted to conduct the research. The analysis of the results shows that there is a great deal of synergy between human resource and total quality management, suggesting that the human resource area has been acting according to what have been identified as contemporary tendencies and significantly contributing to the success of the quality program.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarpinetti, Luiz Cesar RibeiroSadalla, Lais Orrico de Brito1998-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-11062024-101857/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-11T14:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-11062024-101857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-11T14:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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