Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monção, Maria Aparecida Guedes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122013-151305/
Resumo: O trabalho teve como objetivo estudar em que medida pode efetivar-se, nas instituições de educação infantil, uma gestão democrática que possibilite o compartilhamento da educação e do cuidado da criança pequena entre educadores e famílias. Além disso, buscou-se analisar a interação entre família e Centro de Educação Infantil (CEI), com vistas a identificar a especificidade da administração educacional nesse segmento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso de cunho etnográfico. A pesquisa empírica ocorreu em um CEI da rede municipal de São Paulo, instituição pública que atende crianças de 0 a 4 anos. Os procedimentos técnicos para a efetivação do estudo empírico conjugaram a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Foram entrevistadas professoras, equipe de gestão, equipe de apoio, famílias e supervisora de ensino. A coleta e a organização dos dados pautaram-se em três eixos analíticos: 1) a relação entre professoras e crianças; 2) a relação entre professoras e equipe de gestão; e 3) a relação entre educadores e famílias. Constatou-se, no âmbito do CEI pesquisado, um contexto educacional complexo, envolto em práticas autoritárias e pouco atentas às crianças e a suas necessidades. As tensões nas relações entre professoras e crianças, entre professoras e equipe de gestão e entre professoras e familiares evidenciaram um panorama institucional denso, com disputas de poder e ausência de um projeto pedagógico coletivo, mostrando quanto ainda estamos distantes de uma gestão democrática que realmente possibilite a educação integral das crianças e seu compartilhamento por CEI e famílias. A relação entre familiares e educadores ainda é conflituosa, com muitos problemas de comunicação e a predominância de uma visão negativa das professoras a respeito das famílias. De modo geral, a participação dos familiares das crianças no CEI é pequena especialmente no Conselho de CEI e eles pouco se pronunciam nas reuniões, adotando uma postura passiva, de escuta. Por fim, ao considerar a faixa etária das crianças que frequentam o CEI, as quais demandam constante atuação dos adultos para auxiliá-las no processo de conhecer o mundo e a si mesmas, concluiu-se que o compartilhamento da educação e do cuidado da criança assume uma natureza diferente da dos outros segmentos educacionais, tornando necessário o diálogo permanente entre famílias e educadores para socializar, negociar e decidir sobre a educação da criança, configurando-se esta como a especificidade da gestão nas instituições de educação infantil.
id USP_b0a89210d6cf44545af6fdb379ab5696
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11122013-151305
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena Democratic management in children education: sharing the little child educationCentro de educação infantilChildhood educationChildren education centersCompartilhamento da educação da criança pequenaEducação infantilEducational democratic managementGestão educacional democráticaLittle child education sharingO trabalho teve como objetivo estudar em que medida pode efetivar-se, nas instituições de educação infantil, uma gestão democrática que possibilite o compartilhamento da educação e do cuidado da criança pequena entre educadores e famílias. Além disso, buscou-se analisar a interação entre família e Centro de Educação Infantil (CEI), com vistas a identificar a especificidade da administração educacional nesse segmento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso de cunho etnográfico. A pesquisa empírica ocorreu em um CEI da rede municipal de São Paulo, instituição pública que atende crianças de 0 a 4 anos. Os procedimentos técnicos para a efetivação do estudo empírico conjugaram a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Foram entrevistadas professoras, equipe de gestão, equipe de apoio, famílias e supervisora de ensino. A coleta e a organização dos dados pautaram-se em três eixos analíticos: 1) a relação entre professoras e crianças; 2) a relação entre professoras e equipe de gestão; e 3) a relação entre educadores e famílias. Constatou-se, no âmbito do CEI pesquisado, um contexto educacional complexo, envolto em práticas autoritárias e pouco atentas às crianças e a suas necessidades. As tensões nas relações entre professoras e crianças, entre professoras e equipe de gestão e entre professoras e familiares evidenciaram um panorama institucional denso, com disputas de poder e ausência de um projeto pedagógico coletivo, mostrando quanto ainda estamos distantes de uma gestão democrática que realmente possibilite a educação integral das crianças e seu compartilhamento por CEI e famílias. A relação entre familiares e educadores ainda é conflituosa, com muitos problemas de comunicação e a predominância de uma visão negativa das professoras a respeito das famílias. De modo geral, a participação dos familiares das crianças no CEI é pequena especialmente no Conselho de CEI e eles pouco se pronunciam nas reuniões, adotando uma postura passiva, de escuta. Por fim, ao considerar a faixa etária das crianças que frequentam o CEI, as quais demandam constante atuação dos adultos para auxiliá-las no processo de conhecer o mundo e a si mesmas, concluiu-se que o compartilhamento da educação e do cuidado da criança assume uma natureza diferente da dos outros segmentos educacionais, tornando necessário o diálogo permanente entre famílias e educadores para socializar, negociar e decidir sobre a educação da criança, configurando-se esta como a especificidade da gestão nas instituições de educação infantil.The present study aimed at examining the degree to which it is possible to implement in childhood education institutions, a democratic management that enables educators and families to share the little child education and care. Furthermore, the interaction among the family and the Children Education Center (Centro de Educação Infantil CEI) was analyzed, intending to identify the educational management specificity in that segment. It is a qualitative research carried out using an ethnographic case study approach. The empirical research was done in a CEI from São Paulo municipal education network, public institution that serves 0 to 4 year old children. The technical procedures to carry out the empirical study united participant observation, semi-structured interview and document analysis. The teachers, the management team, the support team, families and the teaching supervisor were interviewed. Data collection and organization were based on three analytical axes: 1) the relation between the teachers and the children; 2) the relation between the teachers and the management team; and 3) the relation between educators and families. It was verified within the ambit of the CEI researched, a complex educational context surrounded by practices that were authoritarian and little attentive to the children and their needs. The strain in the relations between the teachers and the children, the teachers and the management team and the teachers and families made clear a dense institutional scenario, with power struggle and lack of a collective pedagogical project, which shows how far we still are from a democratic management that actually enables children integral education and its sharing by the CEI and the families. The relation between families and educators is still conflictual, with a lot of communication problems and the predominance of the teachers negative view of the families. Overall, the participation of the childrens families in the CEI is little especially in the CEI Council Board and they hardly speak out in the meetings, adopting a passive attitude, a listening attitude. Finally, taking into consideration the age group of the children that go to the CEI, who demand permanent action from adults to help them in the process of getting to know the world and themselves, it was concluded that the education and care sharing of the child assumes a different nature from that in other educational segments, making the permanent dialogue between families and educators necessary, in order to socialize, negotiate and decide about the child education, which configurates it the specificity of the management in children education institutions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPParo, Vitor HenriqueMonção, Maria Aparecida Guedes2013-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122013-151305/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-11122013-151305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena 
Democratic management in children education: sharing the little child education
title Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena 
spellingShingle Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena 
Monção, Maria Aparecida Guedes
Centro de educação infantil
Childhood education
Children education centers
Compartilhamento da educação da criança pequena
Educação infantil
Educational democratic management
Gestão educacional democrática
Little child education sharing
title_short Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena 
title_full Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena 
title_fullStr Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena 
title_full_unstemmed Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena 
title_sort Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena 
author Monção, Maria Aparecida Guedes
author_facet Monção, Maria Aparecida Guedes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paro, Vitor Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv Monção, Maria Aparecida Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Centro de educação infantil
Childhood education
Children education centers
Compartilhamento da educação da criança pequena
Educação infantil
Educational democratic management
Gestão educacional democrática
Little child education sharing
topic Centro de educação infantil
Childhood education
Children education centers
Compartilhamento da educação da criança pequena
Educação infantil
Educational democratic management
Gestão educacional democrática
Little child education sharing
description O trabalho teve como objetivo estudar em que medida pode efetivar-se, nas instituições de educação infantil, uma gestão democrática que possibilite o compartilhamento da educação e do cuidado da criança pequena entre educadores e famílias. Além disso, buscou-se analisar a interação entre família e Centro de Educação Infantil (CEI), com vistas a identificar a especificidade da administração educacional nesse segmento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso de cunho etnográfico. A pesquisa empírica ocorreu em um CEI da rede municipal de São Paulo, instituição pública que atende crianças de 0 a 4 anos. Os procedimentos técnicos para a efetivação do estudo empírico conjugaram a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Foram entrevistadas professoras, equipe de gestão, equipe de apoio, famílias e supervisora de ensino. A coleta e a organização dos dados pautaram-se em três eixos analíticos: 1) a relação entre professoras e crianças; 2) a relação entre professoras e equipe de gestão; e 3) a relação entre educadores e famílias. Constatou-se, no âmbito do CEI pesquisado, um contexto educacional complexo, envolto em práticas autoritárias e pouco atentas às crianças e a suas necessidades. As tensões nas relações entre professoras e crianças, entre professoras e equipe de gestão e entre professoras e familiares evidenciaram um panorama institucional denso, com disputas de poder e ausência de um projeto pedagógico coletivo, mostrando quanto ainda estamos distantes de uma gestão democrática que realmente possibilite a educação integral das crianças e seu compartilhamento por CEI e famílias. A relação entre familiares e educadores ainda é conflituosa, com muitos problemas de comunicação e a predominância de uma visão negativa das professoras a respeito das famílias. De modo geral, a participação dos familiares das crianças no CEI é pequena especialmente no Conselho de CEI e eles pouco se pronunciam nas reuniões, adotando uma postura passiva, de escuta. Por fim, ao considerar a faixa etária das crianças que frequentam o CEI, as quais demandam constante atuação dos adultos para auxiliá-las no processo de conhecer o mundo e a si mesmas, concluiu-se que o compartilhamento da educação e do cuidado da criança assume uma natureza diferente da dos outros segmentos educacionais, tornando necessário o diálogo permanente entre famílias e educadores para socializar, negociar e decidir sobre a educação da criança, configurando-se esta como a especificidade da gestão nas instituições de educação infantil.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122013-151305/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122013-151305/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256880764682240