A música na cidade de São Paulo, 1765-1822

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polastre, Claudia Aparecida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-13042009-154843/
Resumo: O trabalho investiga a atividade musical da cidade de São Paulo no período de 1765 a 1822 e verifica como a circulação da música entre as esferas profana e sagrada e o consequente processo de laicização dos espaços contribuiram para a ampliação das práticas de sociabilidade da época. A relação entre o produtor, no caso compositor ou músico, e as instituições atendidas, tais como as igrejas e as irmandades, ou os indivíduos, será abordada. Junta-se a esta relação aquela existente entre a recepção por parte do público e os diferentes meios de reprodução da música. Com esse estudo, estabelecemos o circuito musical sacro e profano no período. Evidenciam-se as atividades da Casa da Ópera no governo de D. Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão e como elas propiciaram à cidade de São Paulo uma integração cultural às principais cidades do Brasil colonial.
id USP_b0d91e67903eaea5deb7591a45aa855e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13042009-154843
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A música na cidade de São Paulo, 1765-1822The music in São Paulo city, 1765-1822Colonial São PauloFestividadesFestivitiesMusicMúsicaOperaÓperaSacred- profaneSacro-profanoSão Paulo colonialO trabalho investiga a atividade musical da cidade de São Paulo no período de 1765 a 1822 e verifica como a circulação da música entre as esferas profana e sagrada e o consequente processo de laicização dos espaços contribuiram para a ampliação das práticas de sociabilidade da época. A relação entre o produtor, no caso compositor ou músico, e as instituições atendidas, tais como as igrejas e as irmandades, ou os indivíduos, será abordada. Junta-se a esta relação aquela existente entre a recepção por parte do público e os diferentes meios de reprodução da música. Com esse estudo, estabelecemos o circuito musical sacro e profano no período. Evidenciam-se as atividades da Casa da Ópera no governo de D. Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão e como elas propiciaram à cidade de São Paulo uma integração cultural às principais cidades do Brasil colonial.This work investigates the musical activities of São Paulo city from 1765 to 1822 and verifies how the music circulation in the sacred as well as profane circles and its following process of democratization of spaces contributed for the growth of the socialization practices of the colonial society. The relationship between the producer - the composer or musician in this case, and the attended institutions such as churches, brotherhoods or even private contracts, will be discussed. Besides this relationship there is also the reception of the society during the period and the different ways of music reproduction. Studying this relationship we establish the church and profane musical circuit of the period. The activities of the house of opera during the government of D. Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão gave to the city of São Paulo a cultural integration to the principal cities of colonial Brazil.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Maria Beatriz Marques Nizza daPolastre, Claudia Aparecida2008-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-13042009-154843/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-13042009-154843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A música na cidade de São Paulo, 1765-1822
The music in São Paulo city, 1765-1822
title A música na cidade de São Paulo, 1765-1822
spellingShingle A música na cidade de São Paulo, 1765-1822
Polastre, Claudia Aparecida
Colonial São Paulo
Festividades
Festivities
Music
Música
Opera
Ópera
Sacred- profane
Sacro-profano
São Paulo colonial
title_short A música na cidade de São Paulo, 1765-1822
title_full A música na cidade de São Paulo, 1765-1822
title_fullStr A música na cidade de São Paulo, 1765-1822
title_full_unstemmed A música na cidade de São Paulo, 1765-1822
title_sort A música na cidade de São Paulo, 1765-1822
author Polastre, Claudia Aparecida
author_facet Polastre, Claudia Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria Beatriz Marques Nizza da
dc.contributor.author.fl_str_mv Polastre, Claudia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Colonial São Paulo
Festividades
Festivities
Music
Música
Opera
Ópera
Sacred- profane
Sacro-profano
São Paulo colonial
topic Colonial São Paulo
Festividades
Festivities
Music
Música
Opera
Ópera
Sacred- profane
Sacro-profano
São Paulo colonial
description O trabalho investiga a atividade musical da cidade de São Paulo no período de 1765 a 1822 e verifica como a circulação da música entre as esferas profana e sagrada e o consequente processo de laicização dos espaços contribuiram para a ampliação das práticas de sociabilidade da época. A relação entre o produtor, no caso compositor ou músico, e as instituições atendidas, tais como as igrejas e as irmandades, ou os indivíduos, será abordada. Junta-se a esta relação aquela existente entre a recepção por parte do público e os diferentes meios de reprodução da música. Com esse estudo, estabelecemos o circuito musical sacro e profano no período. Evidenciam-se as atividades da Casa da Ópera no governo de D. Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão e como elas propiciaram à cidade de São Paulo uma integração cultural às principais cidades do Brasil colonial.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-13042009-154843/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-13042009-154843/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090674746720256