Aquisição, generalização e manutenção de comportamentos sociais em meninos, considerando diferentes repertórios empáticos no passado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-27112020-144228/ |
Resumo: | Pesquisadores clínicos têm investigado fatores relacionados à manutenção de resultados obtidos em tratamentos diversos. Uma das possibilidades de se estudar a questão é a observação de como ocorre a manutenção de comportamentos instalados em ambiente natural. Com este objetivo, dezessete meninos e seus pais, que há quatro anos fizeram parte de uma investigação a respeito de indicadores do comportamento empático e sua relação com ações educativas e empatia dos pais, submeteram-se a uma nova avaliação. O presente estudo envolveu ainda um programa de intervenção breve com os meninos, focalizando habilidades sociais, em que se buscou observar como ocorre a aquisição de novos comportamentos, considerando seus diferentes repertórios anteriores, bem como a generalização para outros ambientes e a manutenção após seis meses. As avaliações foram realizadas por pais, professores, colegas de classe e pela pesquisadora, através da observação das filmagens do programa. Os resultados indicaram tanto manutenção quanto mudança no período de quatro anos. Dos nove meninos empáticos no passado, três se tornaram pouco empáticos e dos oito pouco empáticos, quatro se tornaram empáticos. Fatores que pareceram contribuir para a manutenção ou mudança dos comportamentos incluem: os meninos que continuaram muito empáticos, apesar de adversidades como divórcio dos pais e queda no padrão socioeconômico, tiveram pais que, desde cedo, estabeleceram contingências eficientes, reforçando comportamentos sociais adequados e fazendo uso do controle por regras. Os pais dos meninos reclassificados como pouco empáticos tiveram dificuldades no manejo de comportamento de seus filhos, não estabeleceram contingências precisas e evitaram a exposição a contextos novos que permitiriam interação com outras crianças, enfrentamento de situações e ampliação de repertório. Os pais dos meninos pouco empáticos que permaneceram pouco empáticos foram os únicos que continuaram a controlar o comportamento de seus filhos em níveis similares e os únicos que reduziram exigências. Os meninos reclassificados como muito empáticos foram expostos a programas educativos públicos, colônia de férias ou atividades ligadas a instituições religiosas, indicando efeitos positivos de programas favorecedores de habilidades sociais. Os resultados obtidos pelos meninos muito empáticos tanto no passado quanto no presente no programa de intervenção foram quase sempre superiores, mas não estatisticamente significativos. A generalização, para todos os grupos, foi observada apenas no contexto escolar, talvez porque o programa tenha focalizado prioritariamente este ambiente e também devido ao fato dos pais não terem recebido orientações para reforçar, na convivência familiar, emissões dos comportamentos aprendidos no programa. Os meninos que eram pouco empáticos e foram novamente classificados assim, generalizaram aquisições em habilidades sociais de empatia e civilidade segundo os professores. Os colegas de classe não avaliaram os meninos de forma significativamente diferenciada antes do programa, depois e após cinco meses. A avaliação dos professores realizada após cinco meses do término do programa mostrou que os resultados mantiveram-se para todos os grupos, exceto para o grupo dos meninos muito empáticos no passado e reclassificados como pouco empáticos no presente. Concluiu-se que história de vida, circunstâncias atuais e aprendizagem exercem efeitos no repertório atual de habilidades sociais |
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Aquisição, generalização e manutenção de comportamentos sociais em meninos, considerando diferentes repertórios empáticos no passadoAcquisition, generalization and maintenance of social behavior in boys, considering diverse empathic repertoires in the pastComportamento empáticoComportamentos parentaisEmpathic behaviorGeneralizaçãoGeneralizationHabilidades sociaisMaintenanceManutençãoParental behaviorsSocial skillsPesquisadores clínicos têm investigado fatores relacionados à manutenção de resultados obtidos em tratamentos diversos. Uma das possibilidades de se estudar a questão é a observação de como ocorre a manutenção de comportamentos instalados em ambiente natural. Com este objetivo, dezessete meninos e seus pais, que há quatro anos fizeram parte de uma investigação a respeito de indicadores do comportamento empático e sua relação com ações educativas e empatia dos pais, submeteram-se a uma nova avaliação. O presente estudo envolveu ainda um programa de intervenção breve com os meninos, focalizando habilidades sociais, em que se buscou observar como ocorre a aquisição de novos comportamentos, considerando seus diferentes repertórios anteriores, bem como a generalização para outros ambientes e a manutenção após seis meses. As avaliações foram realizadas por pais, professores, colegas de classe e pela pesquisadora, através da observação das filmagens do programa. Os resultados indicaram tanto manutenção quanto mudança no período de quatro anos. Dos nove meninos empáticos no passado, três se tornaram pouco empáticos e dos oito pouco empáticos, quatro se tornaram empáticos. Fatores que pareceram contribuir para a manutenção ou mudança dos comportamentos incluem: os meninos que continuaram muito empáticos, apesar de adversidades como divórcio dos pais e queda no padrão socioeconômico, tiveram pais que, desde cedo, estabeleceram contingências eficientes, reforçando comportamentos sociais adequados e fazendo uso do controle por regras. Os pais dos meninos reclassificados como pouco empáticos tiveram dificuldades no manejo de comportamento de seus filhos, não estabeleceram contingências precisas e evitaram a exposição a contextos novos que permitiriam interação com outras crianças, enfrentamento de situações e ampliação de repertório. Os pais dos meninos pouco empáticos que permaneceram pouco empáticos foram os únicos que continuaram a controlar o comportamento de seus filhos em níveis similares e os únicos que reduziram exigências. Os meninos reclassificados como muito empáticos foram expostos a programas educativos públicos, colônia de férias ou atividades ligadas a instituições religiosas, indicando efeitos positivos de programas favorecedores de habilidades sociais. Os resultados obtidos pelos meninos muito empáticos tanto no passado quanto no presente no programa de intervenção foram quase sempre superiores, mas não estatisticamente significativos. A generalização, para todos os grupos, foi observada apenas no contexto escolar, talvez porque o programa tenha focalizado prioritariamente este ambiente e também devido ao fato dos pais não terem recebido orientações para reforçar, na convivência familiar, emissões dos comportamentos aprendidos no programa. Os meninos que eram pouco empáticos e foram novamente classificados assim, generalizaram aquisições em habilidades sociais de empatia e civilidade segundo os professores. Os colegas de classe não avaliaram os meninos de forma significativamente diferenciada antes do programa, depois e após cinco meses. A avaliação dos professores realizada após cinco meses do término do programa mostrou que os resultados mantiveram-se para todos os grupos, exceto para o grupo dos meninos muito empáticos no passado e reclassificados como pouco empáticos no presente. Concluiu-se que história de vida, circunstâncias atuais e aprendizagem exercem efeitos no repertório atual de habilidades sociaisClinical researchers have been investigating factors related to maintenance of treatment gains. One of the possibilities of studying this topic is to observe how maintenance occurs in behaviors installed in natural environment. With this goal, seventeen boys and their parents, who participated, four years ago in a study about the relation between empathy indicators in children and parental empathy and educational practices, were submitted to a new investigation. The present study also included a brief social skills intervention program in which the boys´ performances were compared, considering their diverse past repertories, trying to find differences in acquisition of new behaviors, generalization to other environments and maintenance over a six month period. The evaluations were made by parents, teachers, classmates, and the experimenter, through observations of video recordings of the program. Results indicated that both maintenance and change occurred during the four-year period. Of the nine emphatic boys in the past, three became poorly empathic and among the eight poorly empathic in the past, four became empathic. Contributing factors to maintenance or change include: boys who continued to be very empathic, in spite of some adversity, like parents divorce and decrease in socioeconomic pattern, had parents who, since they were very young, established efficient contingencies, reinforcing correct social behaviors and used rule control. Boys who were reclassified as poorly empathic had parents with difficulties in managing sons´ behaviors, failing to establish precise contingencies and avoiding sons´ exposure to new contexts in which they could interact with other children, cope with different situations and increase their repertories. Parents of boys with low empathy levels in the past and in the present were the only ones continuing to control their sons behavior at similar levels and the only ones demanding less of their children. Boys reclassified as very empathic were exposed to public educational programs, camping or activities in religious institutions, indicating positive effects of programs that favored social skills. The results obtained by the very empathic boys in the past and present in the intervention program were almost always superior, but not statistically significantly so. Generalization, for all groups, was observed only in school, maybe because the program focused primarily on this environment and because parents did not get orientation to reinforce, in family context, emissions of behaviors learned in the program. Boys with low empathic levels in the last study and reclassified in the same way, showed the best generalization pattern in behaviors related to empathy and civility according to teachers. Classmates did not evaluate the boys as significantly different before the program, immediately after and after five months. The teachers´ evaluations five months after ending the program showed that results were maintained in all groups, except among the group of very empathic boys in the past but reclassified as poorly empathic in the present. Concluding, life history, present circumstances and learning exert their effects over present social skill repertoiresBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMeyer, Sonia BeatrizSerpa, Fabíola Alvares Garcia2007-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-27112020-144228/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-27T19:47:01Zoai:teses.usp.br:tde-27112020-144228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-27T19:47:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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