Análise do serviço de educação continuada de um hospital de ensino na percepção da equipe de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Togni Braga
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.7.2009.tde-20052009-153558
Resumo: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os objetivos consistiram em analisar o Serviço de Educação Continuada (SEC) de um hospital de ensino, sob a ótica da equipe de enfermagem, nas dimensões avaliativas de estrutura, de processo e de resultado, e em identificar os fatores intervenientes nas atividades desenvolvidas por esse serviço, fundamentado no modelo Donabediano. O local da pesquisa foi um hospital de ensino do interior do Estado de São Paulo e a amostra constituiu-se de 96 profissionais. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, elaborado segundo uma escala de Likert. Os dados foram analisados em função dos índices percentuais e testes estatísticos específicos. O instrumento mostrou-se confiável para a população estudada, com o valor obtido de Alpha de Cronbach igual a 0,893. No que diz respeito à caracterização dos sujeitos, verificou-se a média de idade de 31 anos, a de tempo de formação de 5 anos e 6 meses e a de tempo de atuação na instituição de 3 anos e 2 meses. Na dimensão de estrutura, os sujeitos demonstraram percepção favorável aos recursos materiais e físicos, à divulgação, à duração dos treinamentos, à capacitação, ao horário de funcionamento e à localização da sala de treinamento do SEC, porém, foram indiferentes ao número de profissionais lotados no SEC. Demonstraram, também, que o horário de realização dos treinamentos é inadequado. Na dimensão de processo, os melhores resultados foram o emprego de estratégias e o conteúdo dos treinamentos, e a liberação dos profissionais, pela instituição, para participação nos mesmos. Não houve um consenso entre os participantes com relação aos itens da avaliação de desempenho. No que tange à dimensão de resultado, a maioria considerou que as atividades do SEC acarretam melhorias para a qualidade da assistência de enfermagem e, nas questões sobre a avaliação de desempenho, houve uma discordância dessa afirmativa. Na comparação das três dimensões, a que obteve maior escore de favorabilidade foi a de estrutura, com média de 42,56 (dp±4,97) e o menor, foi a dimensão de processo, com média 40,44 (dp±5,11). Acredita-se que este estudo contribua para reestruturações dos pontos vulneráveis avaliados nas três dimensões, sobretudo na de processo, por ter essa apresentado o menor escore de favorabilidade. Assim, esta pesquisa permitiu conhecer os fatores intervenientes que podem contribuir para confirmar ou reformular os processos de trabalho deste serviço
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Análise do serviço de educação continuada de um hospital de ensino na percepção da equipe de enfermagem Analysis of the continuing education of a teaching hospital in the perception of lthe nursing team 2009-05-08Marta Maria MelleiroVera Lucia MiraSueli Fátima SampaioAline Togni BragaUniversidade de São PauloEnfermagemUSPBR Avaliação de serviços de saúde Educação continuada em enfermagem Education continued in nursing Enfermagem Evaluation of health services Nursing Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os objetivos consistiram em analisar o Serviço de Educação Continuada (SEC) de um hospital de ensino, sob a ótica da equipe de enfermagem, nas dimensões avaliativas de estrutura, de processo e de resultado, e em identificar os fatores intervenientes nas atividades desenvolvidas por esse serviço, fundamentado no modelo Donabediano. O local da pesquisa foi um hospital de ensino do interior do Estado de São Paulo e a amostra constituiu-se de 96 profissionais. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, elaborado segundo uma escala de Likert. Os dados foram analisados em função dos índices percentuais e testes estatísticos específicos. O instrumento mostrou-se confiável para a população estudada, com o valor obtido de Alpha de Cronbach igual a 0,893. No que diz respeito à caracterização dos sujeitos, verificou-se a média de idade de 31 anos, a de tempo de formação de 5 anos e 6 meses e a de tempo de atuação na instituição de 3 anos e 2 meses. Na dimensão de estrutura, os sujeitos demonstraram percepção favorável aos recursos materiais e físicos, à divulgação, à duração dos treinamentos, à capacitação, ao horário de funcionamento e à localização da sala de treinamento do SEC, porém, foram indiferentes ao número de profissionais lotados no SEC. Demonstraram, também, que o horário de realização dos treinamentos é inadequado. Na dimensão de processo, os melhores resultados foram o emprego de estratégias e o conteúdo dos treinamentos, e a liberação dos profissionais, pela instituição, para participação nos mesmos. Não houve um consenso entre os participantes com relação aos itens da avaliação de desempenho. No que tange à dimensão de resultado, a maioria considerou que as atividades do SEC acarretam melhorias para a qualidade da assistência de enfermagem e, nas questões sobre a avaliação de desempenho, houve uma discordância dessa afirmativa. Na comparação das três dimensões, a que obteve maior escore de favorabilidade foi a de estrutura, com média de 42,56 (dp±4,97) e o menor, foi a dimensão de processo, com média 40,44 (dp±5,11). Acredita-se que este estudo contribua para reestruturações dos pontos vulneráveis avaliados nas três dimensões, sobretudo na de processo, por ter essa apresentado o menor escore de favorabilidade. Assim, esta pesquisa permitiu conhecer os fatores intervenientes que podem contribuir para confirmar ou reformular os processos de trabalho deste serviço Este es un estudio exploratorio-descriptivo del enfoque cuantitativo. El objetivo consistiram examinar la Oficina de Educación Continua (SEC) de un hospital de enseñanza, desde la perspectiva del equipo de enfermería en la evaluación de las dimensiones de estructura, proceso y resultados y para identificar los factores que intervienen en las actividades realizadas por dicho servicio, basado en el modelo Donabedian. El lugar era un hospital de enseñanza en el interior de São Paulo y la muestra consistió de 96 profesionales, la recogida de datos se realizó mediante un cuestionario, utilizando una escala Likert. Los datos fueron analizados en términos de porcentajes y estadísticas específicas pruebas. El instrumento ha demostrado ser fiable para la población estudiada, el valor de alfa de Cronbach igual a 0893. En lo que dice respecto a la caracterización de los sujetos, encontramos que el promedio de edad de 31 años, el tiempo formado de 5 años y 6 meses y en la institución de la acción de 3 años y 2 meses. La estructura de tallas de los sujetos mostraron una percepción positiva sobre: divulgación, física y recursos materiales, la duración de la capacitación, formación, horas de funcionamiento y la ubicación de la sala de capacitación de la SEC, pero fueron indiferentes al número de profesionales adecuados para la SEC y también mostró que el tiempo de finalización de la formación es insuficiente. En la dimensión de proceso, los mejores resultados fueron los siguientes: las estrategias, el contenido, la formación y el interés en la liberación de la institución para la participación de los profesionales. Hubo un consenso entre los participantes respecto a los temas de la evaluación de la actuación. En lo que respecta al tamaño del resultado, la mayoría consideró que las actividades de la SEC requiere una mejora de la calidad de los cuidados de enfermería y las preguntas acerca de la evaluación de desempeño fue una declaración de desacuerdo. Al comparar las tres dimensiones, que recibió el puntaje más alto fue favorable a la estructura, un promedio de 42,56 (± 4,97) y menor el proceso significa 40,44 (± 5,11). Se cree que este estudio contribuirá a la reestructuración de las vulnerabilidades evaluó en tres dimensiones, especialmente en la dimensión de proceso, después de haber presentado la puntuación más baja de favorability. Así, esta investigación contribuyó a identificar los factores que pueden ayudar a confirmar o rediseñar los procesos de trabajo de este servicio https://doi.org/10.11606/D.7.2009.tde-20052009-153558info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:30:40Zoai:teses.usp.br:tde-20052009-153558Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:57:51.180855Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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