Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000300019 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo discutir a concepção de educação permanente, continuada e em serviço junto a enfermeiros de um hospital de ensino. É uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual a coleta dos dados foi realizada pela técnica do grupo focal, durante seis sessões gravadas em áudio e vídeo. Participaram deste estudo nove enfermeiros de um hospital de ensino. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica do discurso do sujeito coletivo, que consiste na organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal obtidos por meio de depoimentos, da qual resultou um único discurso. A pesquisa demonstrou que os enfermeiros diferenciaram os termos educação permanente, continuada e em serviço, construindo conceitos próprios, ressaltando a importância da diferenciação para definir o tipo de ação a ser tomada diante da necessidade educativa apresentada. |
id |
USP-24_ef23829d77d6b7e3ef2d17a1d5de4adf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342007000300019 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensinoEducação em enfermagemPrática profissionalEducação continuadaEste estudo tem como objetivo discutir a concepção de educação permanente, continuada e em serviço junto a enfermeiros de um hospital de ensino. É uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual a coleta dos dados foi realizada pela técnica do grupo focal, durante seis sessões gravadas em áudio e vídeo. Participaram deste estudo nove enfermeiros de um hospital de ensino. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica do discurso do sujeito coletivo, que consiste na organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal obtidos por meio de depoimentos, da qual resultou um único discurso. A pesquisa demonstrou que os enfermeiros diferenciaram os termos educação permanente, continuada e em serviço, construindo conceitos próprios, ressaltando a importância da diferenciação para definir o tipo de ação a ser tomada diante da necessidade educativa apresentada.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000300019Revista da Escola de Enfermagem da USP v.41 n.3 2007reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342007000300019info:eu-repo/semantics/openAccessPaschoal,Amarílis SchiavonMantovani,Maria de FátimaMéier,Marineli Joaquimpor2007-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342007000300019Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2007-11-30T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino |
title |
Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino |
spellingShingle |
Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino Paschoal,Amarílis Schiavon Educação em enfermagem Prática profissional Educação continuada |
title_short |
Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino |
title_full |
Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino |
title_fullStr |
Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino |
title_full_unstemmed |
Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino |
title_sort |
Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino |
author |
Paschoal,Amarílis Schiavon |
author_facet |
Paschoal,Amarílis Schiavon Mantovani,Maria de Fátima Méier,Marineli Joaquim |
author_role |
author |
author2 |
Mantovani,Maria de Fátima Méier,Marineli Joaquim |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paschoal,Amarílis Schiavon Mantovani,Maria de Fátima Méier,Marineli Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Prática profissional Educação continuada |
topic |
Educação em enfermagem Prática profissional Educação continuada |
description |
Este estudo tem como objetivo discutir a concepção de educação permanente, continuada e em serviço junto a enfermeiros de um hospital de ensino. É uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual a coleta dos dados foi realizada pela técnica do grupo focal, durante seis sessões gravadas em áudio e vídeo. Participaram deste estudo nove enfermeiros de um hospital de ensino. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica do discurso do sujeito coletivo, que consiste na organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal obtidos por meio de depoimentos, da qual resultou um único discurso. A pesquisa demonstrou que os enfermeiros diferenciaram os termos educação permanente, continuada e em serviço, construindo conceitos próprios, ressaltando a importância da diferenciação para definir o tipo de ação a ser tomada diante da necessidade educativa apresentada. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000300019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000300019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342007000300019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.41 n.3 2007 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936532103790592 |