Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paschoal,Amarílis Schiavon
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Mantovani,Maria de Fátima, Méier,Marineli Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000300019
Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir a concepção de educação permanente, continuada e em serviço junto a enfermeiros de um hospital de ensino. É uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual a coleta dos dados foi realizada pela técnica do grupo focal, durante seis sessões gravadas em áudio e vídeo. Participaram deste estudo nove enfermeiros de um hospital de ensino. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica do discurso do sujeito coletivo, que consiste na organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal obtidos por meio de depoimentos, da qual resultou um único discurso. A pesquisa demonstrou que os enfermeiros diferenciaram os termos educação permanente, continuada e em serviço, construindo conceitos próprios, ressaltando a importância da diferenciação para definir o tipo de ação a ser tomada diante da necessidade educativa apresentada.
id USP-24_ef23829d77d6b7e3ef2d17a1d5de4adf
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342007000300019
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensinoEducação em enfermagemPrática profissionalEducação continuadaEste estudo tem como objetivo discutir a concepção de educação permanente, continuada e em serviço junto a enfermeiros de um hospital de ensino. É uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual a coleta dos dados foi realizada pela técnica do grupo focal, durante seis sessões gravadas em áudio e vídeo. Participaram deste estudo nove enfermeiros de um hospital de ensino. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica do discurso do sujeito coletivo, que consiste na organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal obtidos por meio de depoimentos, da qual resultou um único discurso. A pesquisa demonstrou que os enfermeiros diferenciaram os termos educação permanente, continuada e em serviço, construindo conceitos próprios, ressaltando a importância da diferenciação para definir o tipo de ação a ser tomada diante da necessidade educativa apresentada.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000300019Revista da Escola de Enfermagem da USP v.41 n.3 2007reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342007000300019info:eu-repo/semantics/openAccessPaschoal,Amarílis SchiavonMantovani,Maria de FátimaMéier,Marineli Joaquimpor2007-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342007000300019Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2007-11-30T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino
title Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino
spellingShingle Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino
Paschoal,Amarílis Schiavon
Educação em enfermagem
Prática profissional
Educação continuada
title_short Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino
title_full Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino
title_fullStr Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino
title_full_unstemmed Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino
title_sort Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino
author Paschoal,Amarílis Schiavon
author_facet Paschoal,Amarílis Schiavon
Mantovani,Maria de Fátima
Méier,Marineli Joaquim
author_role author
author2 Mantovani,Maria de Fátima
Méier,Marineli Joaquim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paschoal,Amarílis Schiavon
Mantovani,Maria de Fátima
Méier,Marineli Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Prática profissional
Educação continuada
topic Educação em enfermagem
Prática profissional
Educação continuada
description Este estudo tem como objetivo discutir a concepção de educação permanente, continuada e em serviço junto a enfermeiros de um hospital de ensino. É uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual a coleta dos dados foi realizada pela técnica do grupo focal, durante seis sessões gravadas em áudio e vídeo. Participaram deste estudo nove enfermeiros de um hospital de ensino. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica do discurso do sujeito coletivo, que consiste na organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal obtidos por meio de depoimentos, da qual resultou um único discurso. A pesquisa demonstrou que os enfermeiros diferenciaram os termos educação permanente, continuada e em serviço, construindo conceitos próprios, ressaltando a importância da diferenciação para definir o tipo de ação a ser tomada diante da necessidade educativa apresentada.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000300019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000300019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342007000300019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.41 n.3 2007
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936532103790592