Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hladkyi, Daniela Zavisas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-04092017-151456/
Resumo: Este trabalho busca salientar a importância do ensino de desenho à mão nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, com foco no desenho de observação, que possibilita um contato atento com objetos e a realidade urbana. Para isso, foi realizado o resgate de conceitos sobre as origens do desenho de arquitetura e com base na fenomenologia da percepção, instauramos três instâncias do ato do desenho a partir das quais realiza-se a revisão bibliográfica e a leitura de dois estudos de caso: a visual, a sensorial e a cognitiva. Ademais, os estudos das disciplinas de desenho nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (Universidade de São Paulo, campus São Carlos, Brasil) e na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (Porto, Portugal), pretenderam entender as metodologias de ensino, mas principalmente, como cada escola explora o desenho à mão, seja como ferramenta de projeto, comunicação, expressão pessoal ou representação gráfica. Verifica-se o desenho de observação como ponto de partida dos ciclos pedagógicos, de onde se derivam outras propostas para a mediação de um olhar atento, uma percepção sensível dos espaços e da cidade, de seus registros pelo desenho e interações nos processos de projeto.
id USP_b1e31fe3214b5a4e130325773224ff1d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04092017-151456
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAUDrawing in observation: the teaching of drawing in the architecture courses of FAUP and IAUArchitectural designArchitectural drawingDesenhoDesenho arquitetônicoDrawingEnsino e aprendizagemPercepçãoPerceptionProjeto de arquiteturaTeaching and learningEste trabalho busca salientar a importância do ensino de desenho à mão nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, com foco no desenho de observação, que possibilita um contato atento com objetos e a realidade urbana. Para isso, foi realizado o resgate de conceitos sobre as origens do desenho de arquitetura e com base na fenomenologia da percepção, instauramos três instâncias do ato do desenho a partir das quais realiza-se a revisão bibliográfica e a leitura de dois estudos de caso: a visual, a sensorial e a cognitiva. Ademais, os estudos das disciplinas de desenho nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (Universidade de São Paulo, campus São Carlos, Brasil) e na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (Porto, Portugal), pretenderam entender as metodologias de ensino, mas principalmente, como cada escola explora o desenho à mão, seja como ferramenta de projeto, comunicação, expressão pessoal ou representação gráfica. Verifica-se o desenho de observação como ponto de partida dos ciclos pedagógicos, de onde se derivam outras propostas para a mediação de um olhar atento, uma percepção sensível dos espaços e da cidade, de seus registros pelo desenho e interações nos processos de projeto.This work aims to highlight the importance of teaching freehand drawing in the courses of Architecture and Urbanism, focusing on the observation drawing, which allows a close contact with objects and urban reality. In order to do so, we have retrieved concepts about the origins of architectural drawing and based on the perception phenomenology, we set up three instances of the drawing act from which the bibliographic review and reading of two case studies are performed: the visual, the sensory and the cognitive. In addition, studies of the subjects of drawing in the Architecture and Urbanism courses at the Institute of Architecture and Urbanism (University of São Paulo, Campus São Carlos, Brazil) and at the Faculty of Architecture of the University of Oporto (Oporto, Portugal) pretend to understand teaching methodologies, but mainly, as each school explores drawing by hand, as a tool for design, communication, personal expression or graphic representation. The observation drawing is seen as the starting point of the pedagogic cycles, from which other proposals are derived for the mediation of an attentive look, a sensitive perception of the spaces and the city, of its registers by the drawing and interactions in the design processesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLancha, Joubert JoséSilva, Maria Madalena Ferreira Pinto daHladkyi, Daniela Zavisas2017-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-04092017-151456/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-04092017-151456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU
Drawing in observation: the teaching of drawing in the architecture courses of FAUP and IAU
title Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU
spellingShingle Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU
Hladkyi, Daniela Zavisas
Architectural design
Architectural drawing
Desenho
Desenho arquitetônico
Drawing
Ensino e aprendizagem
Percepção
Perception
Projeto de arquitetura
Teaching and learning
title_short Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU
title_full Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU
title_fullStr Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU
title_full_unstemmed Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU
title_sort Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU
author Hladkyi, Daniela Zavisas
author_facet Hladkyi, Daniela Zavisas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lancha, Joubert José
Silva, Maria Madalena Ferreira Pinto da
dc.contributor.author.fl_str_mv Hladkyi, Daniela Zavisas
dc.subject.por.fl_str_mv Architectural design
Architectural drawing
Desenho
Desenho arquitetônico
Drawing
Ensino e aprendizagem
Percepção
Perception
Projeto de arquitetura
Teaching and learning
topic Architectural design
Architectural drawing
Desenho
Desenho arquitetônico
Drawing
Ensino e aprendizagem
Percepção
Perception
Projeto de arquitetura
Teaching and learning
description Este trabalho busca salientar a importância do ensino de desenho à mão nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, com foco no desenho de observação, que possibilita um contato atento com objetos e a realidade urbana. Para isso, foi realizado o resgate de conceitos sobre as origens do desenho de arquitetura e com base na fenomenologia da percepção, instauramos três instâncias do ato do desenho a partir das quais realiza-se a revisão bibliográfica e a leitura de dois estudos de caso: a visual, a sensorial e a cognitiva. Ademais, os estudos das disciplinas de desenho nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (Universidade de São Paulo, campus São Carlos, Brasil) e na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (Porto, Portugal), pretenderam entender as metodologias de ensino, mas principalmente, como cada escola explora o desenho à mão, seja como ferramenta de projeto, comunicação, expressão pessoal ou representação gráfica. Verifica-se o desenho de observação como ponto de partida dos ciclos pedagógicos, de onde se derivam outras propostas para a mediação de um olhar atento, uma percepção sensível dos espaços e da cidade, de seus registros pelo desenho e interações nos processos de projeto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-04092017-151456/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-04092017-151456/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256670006149120