Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-04092017-151456/ |
Resumo: | Este trabalho busca salientar a importância do ensino de desenho à mão nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, com foco no desenho de observação, que possibilita um contato atento com objetos e a realidade urbana. Para isso, foi realizado o resgate de conceitos sobre as origens do desenho de arquitetura e com base na fenomenologia da percepção, instauramos três instâncias do ato do desenho a partir das quais realiza-se a revisão bibliográfica e a leitura de dois estudos de caso: a visual, a sensorial e a cognitiva. Ademais, os estudos das disciplinas de desenho nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (Universidade de São Paulo, campus São Carlos, Brasil) e na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (Porto, Portugal), pretenderam entender as metodologias de ensino, mas principalmente, como cada escola explora o desenho à mão, seja como ferramenta de projeto, comunicação, expressão pessoal ou representação gráfica. Verifica-se o desenho de observação como ponto de partida dos ciclos pedagógicos, de onde se derivam outras propostas para a mediação de um olhar atento, uma percepção sensível dos espaços e da cidade, de seus registros pelo desenho e interações nos processos de projeto. |
id |
USP_b1e31fe3214b5a4e130325773224ff1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-04092017-151456 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAUDrawing in observation: the teaching of drawing in the architecture courses of FAUP and IAUArchitectural designArchitectural drawingDesenhoDesenho arquitetônicoDrawingEnsino e aprendizagemPercepçãoPerceptionProjeto de arquiteturaTeaching and learningEste trabalho busca salientar a importância do ensino de desenho à mão nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, com foco no desenho de observação, que possibilita um contato atento com objetos e a realidade urbana. Para isso, foi realizado o resgate de conceitos sobre as origens do desenho de arquitetura e com base na fenomenologia da percepção, instauramos três instâncias do ato do desenho a partir das quais realiza-se a revisão bibliográfica e a leitura de dois estudos de caso: a visual, a sensorial e a cognitiva. Ademais, os estudos das disciplinas de desenho nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (Universidade de São Paulo, campus São Carlos, Brasil) e na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (Porto, Portugal), pretenderam entender as metodologias de ensino, mas principalmente, como cada escola explora o desenho à mão, seja como ferramenta de projeto, comunicação, expressão pessoal ou representação gráfica. Verifica-se o desenho de observação como ponto de partida dos ciclos pedagógicos, de onde se derivam outras propostas para a mediação de um olhar atento, uma percepção sensível dos espaços e da cidade, de seus registros pelo desenho e interações nos processos de projeto.This work aims to highlight the importance of teaching freehand drawing in the courses of Architecture and Urbanism, focusing on the observation drawing, which allows a close contact with objects and urban reality. In order to do so, we have retrieved concepts about the origins of architectural drawing and based on the perception phenomenology, we set up three instances of the drawing act from which the bibliographic review and reading of two case studies are performed: the visual, the sensory and the cognitive. In addition, studies of the subjects of drawing in the Architecture and Urbanism courses at the Institute of Architecture and Urbanism (University of São Paulo, Campus São Carlos, Brazil) and at the Faculty of Architecture of the University of Oporto (Oporto, Portugal) pretend to understand teaching methodologies, but mainly, as each school explores drawing by hand, as a tool for design, communication, personal expression or graphic representation. The observation drawing is seen as the starting point of the pedagogic cycles, from which other proposals are derived for the mediation of an attentive look, a sensitive perception of the spaces and the city, of its registers by the drawing and interactions in the design processesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLancha, Joubert JoséSilva, Maria Madalena Ferreira Pinto daHladkyi, Daniela Zavisas2017-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-04092017-151456/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-04092017-151456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU Drawing in observation: the teaching of drawing in the architecture courses of FAUP and IAU |
title |
Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU |
spellingShingle |
Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU Hladkyi, Daniela Zavisas Architectural design Architectural drawing Desenho Desenho arquitetônico Drawing Ensino e aprendizagem Percepção Perception Projeto de arquitetura Teaching and learning |
title_short |
Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU |
title_full |
Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU |
title_fullStr |
Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU |
title_full_unstemmed |
Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU |
title_sort |
Desenho em observação: o ensino de desenho nos cursos de arquitetura da FAUP e do IAU |
author |
Hladkyi, Daniela Zavisas |
author_facet |
Hladkyi, Daniela Zavisas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lancha, Joubert José Silva, Maria Madalena Ferreira Pinto da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hladkyi, Daniela Zavisas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Architectural design Architectural drawing Desenho Desenho arquitetônico Drawing Ensino e aprendizagem Percepção Perception Projeto de arquitetura Teaching and learning |
topic |
Architectural design Architectural drawing Desenho Desenho arquitetônico Drawing Ensino e aprendizagem Percepção Perception Projeto de arquitetura Teaching and learning |
description |
Este trabalho busca salientar a importância do ensino de desenho à mão nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, com foco no desenho de observação, que possibilita um contato atento com objetos e a realidade urbana. Para isso, foi realizado o resgate de conceitos sobre as origens do desenho de arquitetura e com base na fenomenologia da percepção, instauramos três instâncias do ato do desenho a partir das quais realiza-se a revisão bibliográfica e a leitura de dois estudos de caso: a visual, a sensorial e a cognitiva. Ademais, os estudos das disciplinas de desenho nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (Universidade de São Paulo, campus São Carlos, Brasil) e na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (Porto, Portugal), pretenderam entender as metodologias de ensino, mas principalmente, como cada escola explora o desenho à mão, seja como ferramenta de projeto, comunicação, expressão pessoal ou representação gráfica. Verifica-se o desenho de observação como ponto de partida dos ciclos pedagógicos, de onde se derivam outras propostas para a mediação de um olhar atento, uma percepção sensível dos espaços e da cidade, de seus registros pelo desenho e interações nos processos de projeto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-04092017-151456/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-04092017-151456/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256670006149120 |