Aplicação de solda laser em carrocerias automotivas: estudo comparativo entre a solda laser e a solda ponto por resistência.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-13032023-080849/ |
Resumo: | Este trabalho visa uma comparação entre os processos de solda laser e solda ponto por resistência elétrica para montagens de componentes em carrocerias automotivas em uma indústria brasileira de nível mundial. A comparação foi conduzida através de uma avaliação da resistência mecânica utilizando-se métodos experimentais e numéricos. Na avaliação experimental utilizou-se um dispositivo de ensaio multiaxial baseado no teste de \"Arcan\", projetado e construído com desenvolvimento próprio, para possibilitar uma condição de carga combinada. As metálicas testadas foram feitas com aço de baixo teor de carbono sem camada superficial de proteção (170 MPa de limite de escoamento) de uso corrente na indústria automotiva, com duas espessuras diferentes, 0,80 e 1,20 mm. A análise numérica foi conduzida usando o método de elementos finitos através do programa comercial LS_DYNA. Um assoalho frontal conceitual de um carro de passageiro tipicamente construído com solda ponto por resistência elétrica foi modificado para solda laser. Uma análise numérica utilizando o programa Nastran estudou ambos os processos para comparar as tensões das juntas, bem como a rigidez dos conjuntos. Finalmente uma revisão do estado da arte da aplicação da solda laser nas plantas de manufatura automotiva brasileira é apresentado nesse trabalho. |
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Aplicação de solda laser em carrocerias automotivas: estudo comparativo entre a solda laser e a solda ponto por resistência.Untitled in englishArcan testAutomotive body in whiteCarroçariaElectric resistance spot weldLaserMulti-axial loadingSoldagem por pontoSoldagem por resistênciaWeldingEste trabalho visa uma comparação entre os processos de solda laser e solda ponto por resistência elétrica para montagens de componentes em carrocerias automotivas em uma indústria brasileira de nível mundial. A comparação foi conduzida através de uma avaliação da resistência mecânica utilizando-se métodos experimentais e numéricos. Na avaliação experimental utilizou-se um dispositivo de ensaio multiaxial baseado no teste de \"Arcan\", projetado e construído com desenvolvimento próprio, para possibilitar uma condição de carga combinada. As metálicas testadas foram feitas com aço de baixo teor de carbono sem camada superficial de proteção (170 MPa de limite de escoamento) de uso corrente na indústria automotiva, com duas espessuras diferentes, 0,80 e 1,20 mm. A análise numérica foi conduzida usando o método de elementos finitos através do programa comercial LS_DYNA. Um assoalho frontal conceitual de um carro de passageiro tipicamente construído com solda ponto por resistência elétrica foi modificado para solda laser. Uma análise numérica utilizando o programa Nastran estudou ambos os processos para comparar as tensões das juntas, bem como a rigidez dos conjuntos. Finalmente uma revisão do estado da arte da aplicação da solda laser nas plantas de manufatura automotiva brasileira é apresentado nesse trabalho.This work aims a comparison between the laser welding and the electric resistance spot welding processes, used for the assembling of automotive Body in White components at a Brazilian world class manufacturer. It was carried out an evaluation of the mechanical strength by experimental and numerical methods. The experimental evaluation was based on results obtained by testing the specimen under combined loads using a self developed \"Arcan\" type device, in order to provide a multi-axial loading condition. The material tested was an uncoated mild steel (yield strength 170 MPa) with two different thickness, 0.80 and 1.20mm. The numerical analysis was carried out using a LS-DYNA FEM code in order to evaluate weld junction strength. A passenger car concept front floor using resistance spot welding was modified to laser welding, and a numerical analysis by the commercial code Nastran studied to evaluate and compares the junction\'s stresses as well as the assemblies\' stiffness. Finally a brief review of the state of art of laser welding application on Brazilian automotive car manufacturing plants is presented in this work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBatalha, Gilmar FerreiraKavamura, Haroldo Akira2007-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-13032023-080849/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-13T11:16:39Zoai:teses.usp.br:tde-13032023-080849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-13T11:16:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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