Aplicação de solda laser em carrocerias automotivas: estudo comparativo entre a solda laser e a solda ponto por resistência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kavamura, Haroldo Akira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-13032023-080849/
Resumo: Este trabalho visa uma comparação entre os processos de solda laser e solda ponto por resistência elétrica para montagens de componentes em carrocerias automotivas em uma indústria brasileira de nível mundial. A comparação foi conduzida através de uma avaliação da resistência mecânica utilizando-se métodos experimentais e numéricos. Na avaliação experimental utilizou-se um dispositivo de ensaio multiaxial baseado no teste de \"Arcan\", projetado e construído com desenvolvimento próprio, para possibilitar uma condição de carga combinada. As metálicas testadas foram feitas com aço de baixo teor de carbono sem camada superficial de proteção (170 MPa de limite de escoamento) de uso corrente na indústria automotiva, com duas espessuras diferentes, 0,80 e 1,20 mm. A análise numérica foi conduzida usando o método de elementos finitos através do programa comercial LS_DYNA. Um assoalho frontal conceitual de um carro de passageiro tipicamente construído com solda ponto por resistência elétrica foi modificado para solda laser. Uma análise numérica utilizando o programa Nastran estudou ambos os processos para comparar as tensões das juntas, bem como a rigidez dos conjuntos. Finalmente uma revisão do estado da arte da aplicação da solda laser nas plantas de manufatura automotiva brasileira é apresentado nesse trabalho.
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