Nem todas as mulheres do mundo: uma análise das personagens femininas nos filmes do Cinema Novo (1959-1969)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-06112020-171450/ |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma análise sobre as personagens femininas nos filmes do Cinema Novo, realizados entre 1959 e 1969, tendo em vista interpretar o modo como as narrativas fílmicas definem o lugar dessas personagens e configuram certas relações sociais na estrutura dramática. O engajamento político e estético dos cineastas do movimento e a conjuntura geral de ampliação do debate feminista na década de 1960 balizam determinadas escolhas e representações sobre os papeis da mulher na sociedade brasileira, assim como, configuram diferentes perspectivas sobre a participação das mulheres na transformação social ou na manutenção do status quo. Afim de estabelecer uma visão de conjunto sobre o tema, interpretamos, pela análise fílmica, as obras cinematográficas mais afinadas com o cinemanovismo: A Grande Feira(Roberto Pires, 1961), Barravento (Glauber Rocha, 1961), Porto das Caixas (Paulo Cesar Saraceni, 1962), Os Cafajestes (Ruy Guerra, 1962), Ganga Zumba (Carlos Diegues, 1964), Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964), A Falecida (Leon Hirzsman, 1965), O Desafio (Paulo Cesar Saraceni, 1965), O Padre e a Moça (Joaquim Pedro de Andrade, 1966), Terra em Transe (Glauber Rocha, 1967), Capitu (Paulo Cesar Saraceni, 1968), O Bravo Guerreiro (Gustavo Dahl, 1969) e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (Glauber Rocha, 1969). A tese demonstra que as personagens femininas do Cinema Novo compõem um diagnóstico geral de insatisfação com o modelo tradicional de feminilidade, que as circunscrevem no âmbito doméstico, como esposa, dona-de-casa e mãe. Enquanto as demandas das mulheres de classe média e alta foram representadas como futilidades de um grupo privilegiado, as necessidades das mulheres pobres foram inseridas na luta maior contra a desigualdade social. Marcadas, ambiguamente, por aspectos de modernidade e conservadorismo, essas personagens femininas, de diferentes classes, não podem se reconhecer como parte de um mesmo grupo que sofria a opressão sexual. |
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Nem todas as mulheres do mundo: uma análise das personagens femininas nos filmes do Cinema Novo (1959-1969)Not all women in the world: an analysis of female characters in the films of Cinema Novo (1959-1969)Brazilian cinemaCinema brasileirCinema NovoCinema NovoGêneroGenreEsta pesquisa apresenta uma análise sobre as personagens femininas nos filmes do Cinema Novo, realizados entre 1959 e 1969, tendo em vista interpretar o modo como as narrativas fílmicas definem o lugar dessas personagens e configuram certas relações sociais na estrutura dramática. O engajamento político e estético dos cineastas do movimento e a conjuntura geral de ampliação do debate feminista na década de 1960 balizam determinadas escolhas e representações sobre os papeis da mulher na sociedade brasileira, assim como, configuram diferentes perspectivas sobre a participação das mulheres na transformação social ou na manutenção do status quo. Afim de estabelecer uma visão de conjunto sobre o tema, interpretamos, pela análise fílmica, as obras cinematográficas mais afinadas com o cinemanovismo: A Grande Feira(Roberto Pires, 1961), Barravento (Glauber Rocha, 1961), Porto das Caixas (Paulo Cesar Saraceni, 1962), Os Cafajestes (Ruy Guerra, 1962), Ganga Zumba (Carlos Diegues, 1964), Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964), A Falecida (Leon Hirzsman, 1965), O Desafio (Paulo Cesar Saraceni, 1965), O Padre e a Moça (Joaquim Pedro de Andrade, 1966), Terra em Transe (Glauber Rocha, 1967), Capitu (Paulo Cesar Saraceni, 1968), O Bravo Guerreiro (Gustavo Dahl, 1969) e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (Glauber Rocha, 1969). A tese demonstra que as personagens femininas do Cinema Novo compõem um diagnóstico geral de insatisfação com o modelo tradicional de feminilidade, que as circunscrevem no âmbito doméstico, como esposa, dona-de-casa e mãe. Enquanto as demandas das mulheres de classe média e alta foram representadas como futilidades de um grupo privilegiado, as necessidades das mulheres pobres foram inseridas na luta maior contra a desigualdade social. Marcadas, ambiguamente, por aspectos de modernidade e conservadorismo, essas personagens femininas, de diferentes classes, não podem se reconhecer como parte de um mesmo grupo que sofria a opressão sexual.This research presents an analysis of the female characters in the films of Cinema Novo, made between 1959 and 1969, with the aim of interpreting the way filmic narratives define the place of these characters and configure certain social relations in the dramatic structure. The political and aesthetic engagement of the movement\'s filmmakers and the general context of expanding the feminist debate in the 1960s guide certain choices and representations about the roles of women in Brazilian society, as well as configuring different perspectives on the participation of women in social transformation or maintaining the status quo. In order to establish an overall vision on the subject, we interpret, through film analysis, the cinematographic works more in tune with cinemanovism: A Grande Feira(Roberto Pires, 1961), Barravento (Glauber Rocha, 1961), Porto das Caixas (Paulo Cesar Saraceni, 1962), Os Cafajestes (Ruy Guerra, 1962), Ganga Zumba (Carlos Diegues, 1964), Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964), A Falecida (Leon Hirzsman, 1965), O Desafio (Paulo Cesar Saraceni, 1965), O Padre e a Moça (Joaquim Pedro de Andrade, 1966), Terra em Transe (Glauber Rocha, 1967), Capitu (Paulo Cesar Saraceni, 1968), O Bravo Guerreiro (Gustavo Dahl, 1969) e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (Glauber Rocha, 1969). The thesis demonstrates that the female characters of Cinema Novo make up a general diagnosis of dissatisfaction with the traditional model of femininity, which circumscribes them in the domestic sphere, as wife, housewife and mother. While the demands of middle and upper class women were represented as the futility of a privileged group, the needs of poor women were inserted in the greater struggle against social inequality. Ambiguously marked by aspects of modernity and conservatism, these female characters, from different classes, cannot recognize themselves as part of the same group that suffered sexual oppression.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCardoso, MauricioSilva, Carolinne Mendes da2020-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-06112020-171450/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-09T15:02:09Zoai:teses.usp.br:tde-06112020-171450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-09T15:02:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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