O pensamento heurístico em diferentes contextos socioculturais: o ensino da natureza da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rafael Andrade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-20072015-144636/
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo central investigar como o contexto sociocultural em que o aluno está inserido influencia sua maneira de se relacionar com o conhecimento científico. Para isso foram escolhidos 3 contextos distintos: uma escola particular da Zona Oeste de São Paulo (Escola Vera Cruz) e dois projetos de uma Organização não Governamental (ONG) chamada Instituto Acaia, que trabalha com estudantes de escolas públicas com perfis muito diferentes na Capital Paulista. Delimitados os contextos foram realizadas entrevistas, questionários e um conjunto de oficinas e/ou atividades educacionais visando observar como tais estudantes construíam modelos e por onde passavam seus respectivos pensamentos heurísticos. Em cada contexto foram escolhidos um conjunto diferente de atividades, visando estabelecer as propostas pedagógicas que mostravam de maneira mais clara como os estudantes pensavam e construíam modelos teóricos. Assim, optou-se por realizar 6 entrevistas semiestruturadas, um questionário virtual com cerca de 150 participantes, um questionário prévio com os alunos entrevistados e um conjunto de oficinas que colaboraram amplamente com as observações realizadas. Dentre as oficinas realizadas foram observados 3 trabalhos de campo (no Pantanal, no interior de São Paulo e no Vale do Ribeira), um projeto de ciência sobre a construção de instrumentos musicais, cursos eletivos de Astronomia e Física de Partículas, entre outros. A conclusão da pesquisa realizada abordou diversos âmbitos diretamente ligados ao processo educativo: a organização e estrutura do trabalho pedagógico, a influência do contexto sociocultural dos estudantes em seus processos de modelagem, a influência que esse contexto tem e deveria ter na construção curricular e, por fim, como isso impacta nas políticas públicas de larga escala. Possivelmente a principal ideia defendida nessa tese seja a necessidade da construção de um currículo e um curso de física menos propedêutico e mais epistemológico, visando contemplar questões relevantes nos contextos socioculturais dos estudantes. Neste sentido, a presente tese apoia-se nos conceitos de aprendizagem significativa de Ausubell e Zaballa, bem como na construção conceitual do socioconstrutivismo interativo amparado nas teorias de Lev Vygotsky e Charles Hadji. Dentre as muitas conclusões do trabalho destacam-se o papel da nota nas atividades propostas, a ruptura de preconceitos, o papel da linguagem como elemento estruturante do pensamento científico e a importância da construção de sentidos externos ao curso na mobilização dos estudantes de ensino médio.
id USP_b265e94185535c791ae5255ae9aee5e2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20072015-144636
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O pensamento heurístico em diferentes contextos socioculturais: o ensino da natureza da ciênciaThe heuristic thinking in different sociocultural contexts : teaching the nature of science.Antropologia educacionalCulturaCultureEducational anthropologyEnsino de FísicaEpistemologiaEpistemologyPhysics EducationEsse trabalho tem como objetivo central investigar como o contexto sociocultural em que o aluno está inserido influencia sua maneira de se relacionar com o conhecimento científico. Para isso foram escolhidos 3 contextos distintos: uma escola particular da Zona Oeste de São Paulo (Escola Vera Cruz) e dois projetos de uma Organização não Governamental (ONG) chamada Instituto Acaia, que trabalha com estudantes de escolas públicas com perfis muito diferentes na Capital Paulista. Delimitados os contextos foram realizadas entrevistas, questionários e um conjunto de oficinas e/ou atividades educacionais visando observar como tais estudantes construíam modelos e por onde passavam seus respectivos pensamentos heurísticos. Em cada contexto foram escolhidos um conjunto diferente de atividades, visando estabelecer as propostas pedagógicas que mostravam de maneira mais clara como os estudantes pensavam e construíam modelos teóricos. Assim, optou-se por realizar 6 entrevistas semiestruturadas, um questionário virtual com cerca de 150 participantes, um questionário prévio com os alunos entrevistados e um conjunto de oficinas que colaboraram amplamente com as observações realizadas. Dentre as oficinas realizadas foram observados 3 trabalhos de campo (no Pantanal, no interior de São Paulo e no Vale do Ribeira), um projeto de ciência sobre a construção de instrumentos musicais, cursos eletivos de Astronomia e Física de Partículas, entre outros. A conclusão da pesquisa realizada abordou diversos âmbitos diretamente ligados ao processo educativo: a organização e estrutura do trabalho pedagógico, a influência do contexto sociocultural dos estudantes em seus processos de modelagem, a influência que esse contexto tem e deveria ter na construção curricular e, por fim, como isso impacta nas políticas públicas de larga escala. Possivelmente a principal ideia defendida nessa tese seja a necessidade da construção de um currículo e um curso de física menos propedêutico e mais epistemológico, visando contemplar questões relevantes nos contextos socioculturais dos estudantes. Neste sentido, a presente tese apoia-se nos conceitos de aprendizagem significativa de Ausubell e Zaballa, bem como na construção conceitual do socioconstrutivismo interativo amparado nas teorias de Lev Vygotsky e Charles Hadji. Dentre as muitas conclusões do trabalho destacam-se o papel da nota nas atividades propostas, a ruptura de preconceitos, o papel da linguagem como elemento estruturante do pensamento científico e a importância da construção de sentidos externos ao curso na mobilização dos estudantes de ensino médio.The main aim of this work is to investigate the socio-cultural context in which the students are inserted and its influences in their way of relating to scientific knowledge. For that, three different contexts were chosen: a private school in West Zone of São Paulo (School Vera Cruz) and two projects of a non-governmental organization (NGO) called Acaia Institute, which works with students from public schools with very different profiles in São Paulo. With the context established, interviews, questionnaires and a set of workshops (and / or educational activities) were conducted in order to observe how students of these contexts built models and the pathway of their respective heuristic thoughts. In each context were chosen different set of activities in order to establish the educational proposals that could show more clearly how students thought and built theoretical models. Thus, it was decided to hold 6 semi-structured interviews, a virtual questionnaire with about 150 participants, a previous questionnaire with interviewed students and a set of workshops, cooperating extensively with the observations. Among the workshops, it were observed 3 external activities (at Pantanal, in the country side of São Paulo and in the \"Vale do Ribeira\"), a science project about the construction of musical instruments, elective courses of Astronomy and Particle Physics, among others. The conclusion of the survey covered many areas directly related to the educational process: the organization and structure of pedagogical work, the influence of socio-cultural context of the students in their modeling process, the influence that the context has and should have in the curriculum construction, and, finally, how it impacts public policy in a large scale. Probably the main idea defended in this thesis is the need to build a resume and a physics course less propaedeutic and more epistemological, seeking to include relevant issues in socio-cultural contexts of students. In this sense, this thesis relies on the concepts of meaningful learning from Ausubell and Zaballa as well as on the conceptual construction of interactive socio-constructivism supported by Lev Vygotsky and Charles Hadji theories. Among the many findings of the present work, is the role of grades in the proposed activities, the breaking of prejudices, the role of language as a structural element of scientific thought and the importance of building external senses to the course in the mobilization of high school students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAbdounur, Oscar JoaoPereira, Rafael Andrade2015-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-20072015-144636/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-20072015-144636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento heurístico em diferentes contextos socioculturais: o ensino da natureza da ciência
The heuristic thinking in different sociocultural contexts : teaching the nature of science.
title O pensamento heurístico em diferentes contextos socioculturais: o ensino da natureza da ciência
spellingShingle O pensamento heurístico em diferentes contextos socioculturais: o ensino da natureza da ciência
Pereira, Rafael Andrade
Antropologia educacional
Cultura
Culture
Educational anthropology
Ensino de Física
Epistemologia
Epistemology
Physics Education
title_short O pensamento heurístico em diferentes contextos socioculturais: o ensino da natureza da ciência
title_full O pensamento heurístico em diferentes contextos socioculturais: o ensino da natureza da ciência
title_fullStr O pensamento heurístico em diferentes contextos socioculturais: o ensino da natureza da ciência
title_full_unstemmed O pensamento heurístico em diferentes contextos socioculturais: o ensino da natureza da ciência
title_sort O pensamento heurístico em diferentes contextos socioculturais: o ensino da natureza da ciência
author Pereira, Rafael Andrade
author_facet Pereira, Rafael Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abdounur, Oscar Joao
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rafael Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia educacional
Cultura
Culture
Educational anthropology
Ensino de Física
Epistemologia
Epistemology
Physics Education
topic Antropologia educacional
Cultura
Culture
Educational anthropology
Ensino de Física
Epistemologia
Epistemology
Physics Education
description Esse trabalho tem como objetivo central investigar como o contexto sociocultural em que o aluno está inserido influencia sua maneira de se relacionar com o conhecimento científico. Para isso foram escolhidos 3 contextos distintos: uma escola particular da Zona Oeste de São Paulo (Escola Vera Cruz) e dois projetos de uma Organização não Governamental (ONG) chamada Instituto Acaia, que trabalha com estudantes de escolas públicas com perfis muito diferentes na Capital Paulista. Delimitados os contextos foram realizadas entrevistas, questionários e um conjunto de oficinas e/ou atividades educacionais visando observar como tais estudantes construíam modelos e por onde passavam seus respectivos pensamentos heurísticos. Em cada contexto foram escolhidos um conjunto diferente de atividades, visando estabelecer as propostas pedagógicas que mostravam de maneira mais clara como os estudantes pensavam e construíam modelos teóricos. Assim, optou-se por realizar 6 entrevistas semiestruturadas, um questionário virtual com cerca de 150 participantes, um questionário prévio com os alunos entrevistados e um conjunto de oficinas que colaboraram amplamente com as observações realizadas. Dentre as oficinas realizadas foram observados 3 trabalhos de campo (no Pantanal, no interior de São Paulo e no Vale do Ribeira), um projeto de ciência sobre a construção de instrumentos musicais, cursos eletivos de Astronomia e Física de Partículas, entre outros. A conclusão da pesquisa realizada abordou diversos âmbitos diretamente ligados ao processo educativo: a organização e estrutura do trabalho pedagógico, a influência do contexto sociocultural dos estudantes em seus processos de modelagem, a influência que esse contexto tem e deveria ter na construção curricular e, por fim, como isso impacta nas políticas públicas de larga escala. Possivelmente a principal ideia defendida nessa tese seja a necessidade da construção de um currículo e um curso de física menos propedêutico e mais epistemológico, visando contemplar questões relevantes nos contextos socioculturais dos estudantes. Neste sentido, a presente tese apoia-se nos conceitos de aprendizagem significativa de Ausubell e Zaballa, bem como na construção conceitual do socioconstrutivismo interativo amparado nas teorias de Lev Vygotsky e Charles Hadji. Dentre as muitas conclusões do trabalho destacam-se o papel da nota nas atividades propostas, a ruptura de preconceitos, o papel da linguagem como elemento estruturante do pensamento científico e a importância da construção de sentidos externos ao curso na mobilização dos estudantes de ensino médio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-20072015-144636/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-20072015-144636/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090894496792576