As classes sociais na comunicação: sentidos teóricos do conceito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-17032017-154338/ |
Resumo: | O objetivo desta tese é compreender o lugar e a relevância do conceito de classe social no campo da comunicação e quais sentidos teóricos o conceito apresenta na área. Como ponto de partida, apresentamos mapeamento e análise de teses, dissertações e artigos de congressos (Compós, Comunicon e Intercom) entre os anos de 2010 e 2014. Em geral, podemos observar fragilidades teórico-metodológicas com relação aos conceitos de classes e comunicação, ocorrendo muitas vezes uma naturalização do conceito de classe. Além disso, em alguns casos, não há relação mais explícita com a perspectiva comunicacional ou vigilância epistemológica entre instâncias e fases da pesquisa. Em alguma medida, salvo exceções, os sentidos teóricos das classes são banalizados ou pouco aprofundados, não considerando questões de lutas e conflitos, com as desigualdades sendo transformadas em meras diferenças. Então, partindo de uma perspectiva marxista, discutimos implicações teórico-metodológicas das teorias de classes, em suas diferentes abordagens e procuramos traçar uma trajetória do conceito de classes nos estudos de comunicação. A partir dos sentidos do conceito no corpus, esboçamos três eixos teóricos, a saber: a) estudos de recepção; b) eixo discursivo; c) eixo da produção, de modo a englobar a complexidade dos processos comunicacionais. Propomos, então, pensar em midiatização, mediação e circulação das classes (e suas lutas), sendo a circulação a categoria mais ampla, envolvendo a circulação comunicacional e do próprio capital. A partir dessas categorias, podemos compreender as lutas de classes nas relações de comunicação. |
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As classes sociais na comunicação: sentidos teóricos do conceitoSocial classes in communication: theoretical meanings of the concept.Classes SociaisCommunicationCommunication TheoryComunicaçãoEpistemologiaEpistemologyMarxismMarxismoSocial ClassesTeoria da ComunicaçãoO objetivo desta tese é compreender o lugar e a relevância do conceito de classe social no campo da comunicação e quais sentidos teóricos o conceito apresenta na área. Como ponto de partida, apresentamos mapeamento e análise de teses, dissertações e artigos de congressos (Compós, Comunicon e Intercom) entre os anos de 2010 e 2014. Em geral, podemos observar fragilidades teórico-metodológicas com relação aos conceitos de classes e comunicação, ocorrendo muitas vezes uma naturalização do conceito de classe. Além disso, em alguns casos, não há relação mais explícita com a perspectiva comunicacional ou vigilância epistemológica entre instâncias e fases da pesquisa. Em alguma medida, salvo exceções, os sentidos teóricos das classes são banalizados ou pouco aprofundados, não considerando questões de lutas e conflitos, com as desigualdades sendo transformadas em meras diferenças. Então, partindo de uma perspectiva marxista, discutimos implicações teórico-metodológicas das teorias de classes, em suas diferentes abordagens e procuramos traçar uma trajetória do conceito de classes nos estudos de comunicação. A partir dos sentidos do conceito no corpus, esboçamos três eixos teóricos, a saber: a) estudos de recepção; b) eixo discursivo; c) eixo da produção, de modo a englobar a complexidade dos processos comunicacionais. Propomos, então, pensar em midiatização, mediação e circulação das classes (e suas lutas), sendo a circulação a categoria mais ampla, envolvendo a circulação comunicacional e do próprio capital. A partir dessas categorias, podemos compreender as lutas de classes nas relações de comunicação.The aim of this thesis is to understand the place and the relevance of the concept of social class in communication research and which theoretical senses the concept presents in the studies. As starting point, we present an analysis of PhD and Master thesis, and conference papers of Compós, Comunicon and Intercom between 2010 and 2014. In general, we can observe theoretical and methodological weakness in classes and communication concepts. Moreover, in some cases, there is no explicit relationship with communicational perspective or an epistemological reflexivity between research instances and phases. To some extent, with some exceptions, theoretical meanings of concept are trivialized and not considering issues of struggles and conflicts, with inequalities transformed into mere differences. Then, from a Marxist approach, we discuss theoretical and methodological implications of class theories, in their different approaches and try to draw a way of the concept of classes in communication studies. From the meanings of concept, then, we outlined three theoretical areas: a) reception studies; b) discoursive axis; c) production axis, in order to encompass the complexity of communication processes. We propose, then, to think of mediatization, mediation and circulation of classes (and struggles of classes), with circulation as broadest category, involving communicational and capital circulation. From these categorias, we can understand class struggles in communicational relations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPaulino, Roseli Aparecida FigaroGrohmann, Rafael do Nascimento2016-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-17032017-154338/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T15:44:41Zoai:teses.usp.br:tde-17032017-154338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T15:44:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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