A comunicação e o gosto: uma abordagem marxista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Marco André Feldman
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-07052009-125413/
Resumo: O objetivo desta pesquisa é demonstrar a contribuição que o conceito gosto cuja origem, em diversas línguas, revela uma íntima relação entre as noções de sabor e saber pode trazer para a compreensão e para o desmonte dos dispositivos objetivos e subjetivos mediante os quais se opera a subordinação das pessoas ao capital, processo em meio ao qual a comunicação de massa desempenha um papel relevante. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa teórica tecnicamente, de uma pesquisa bibliográfica , que articula reflexões sobre o gosto nos terrenos da filosofia, da estética e da sociologia com o debate político e epistemológico mais amplo em torno do marxismo, e com o debate político e epistemológico mais específico no campo da comunicação. O resultado pretendido com o trabalho é a fundamentação teórica de um alerta veemente quanto à urgência de se criar alternativas para o potencial catastrófico da situação social planetária. Neste sentido são apresentadas algumas sugestões práticas, com destaque para uma nova educação, calcada nas noções de autonomia e sabor, oposta à instrumentalidade dominante.
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