Crenças discentes sobre a aprendizagem de línguas adicionais: um estudo de caso na Universidade Federal do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lilian dos Santos Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122019-165329/
Resumo: Neste trabalho, investigamos quais são as principais crenças de alunos do ensino tecnológico superior da Universidade Federal do Paraná, matriculados nos cursos de Comunicação Institucional e Secretariado, a respeito do processo de ensino/aprendizagem dos idiomas inglês e espanhol em seus respectivos cursos. Para caracterizar o conceito de crenças dentro do contexto de aprendizagem de línguas, recorremos ao arcabouço teórico dado pela Linguística Aplicada, além de tratarmos de relacioná-lo com as contribuições oriundas da Sociologia e da Psicologia da Educação. Para o desenvolvimento desta pesquisa, norteamo-nos pelas seguintes perguntas: 1) quais as crenças desses estudantes com respeito ao ensino/aprendizagem de idiomas?; 2) existem crenças diferentes para línguas diferentes?; 3) existe relação entre as crenças dos estudantes e sua motivação para o estudo? Se existe, como se caracteriza esse vínculo?; 4) quais as implicações práticas das crenças para o ensino/aprendizagem de idiomas no caso estudado? Os dados levantados revelam que as crenças dos discentes reafirmam a eficácia de algumas atividades já previstas dentro de teorias consolidadas para o ensino de línguas, e que a execução dessas atividades influencia diretamente no grau de motivação para o estudo. Os dados também revelam que o estudo concomitante do inglês e espanhol parece interferir positivamente no que se refere ao desenvolvimento de um maior repertório de estratégias de aprendizagem de idiomas. As ações empreendidas durante esta pesquisa mostraram a relevância de se possibilitar condições para que o aprendiz de línguas (re)construa suas crenças e pense criticamente a respeito do seu próprio papel, bem como o papel do seu professor, nesse processo de ensino/aprendizagem da língua-alvo.
id USP_b41f08fbe0f0fa76c20a1bb677132268
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11122019-165329
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Crenças discentes sobre a aprendizagem de línguas adicionais: um estudo de caso na Universidade Federal do ParanáStudents beliefs on additional language learning: a case study in Federal University of ParanáApplied linguisticsBeliefsCrençasEnsino de idiomasLanguage teachingLinguística aplicadaNeste trabalho, investigamos quais são as principais crenças de alunos do ensino tecnológico superior da Universidade Federal do Paraná, matriculados nos cursos de Comunicação Institucional e Secretariado, a respeito do processo de ensino/aprendizagem dos idiomas inglês e espanhol em seus respectivos cursos. Para caracterizar o conceito de crenças dentro do contexto de aprendizagem de línguas, recorremos ao arcabouço teórico dado pela Linguística Aplicada, além de tratarmos de relacioná-lo com as contribuições oriundas da Sociologia e da Psicologia da Educação. Para o desenvolvimento desta pesquisa, norteamo-nos pelas seguintes perguntas: 1) quais as crenças desses estudantes com respeito ao ensino/aprendizagem de idiomas?; 2) existem crenças diferentes para línguas diferentes?; 3) existe relação entre as crenças dos estudantes e sua motivação para o estudo? Se existe, como se caracteriza esse vínculo?; 4) quais as implicações práticas das crenças para o ensino/aprendizagem de idiomas no caso estudado? Os dados levantados revelam que as crenças dos discentes reafirmam a eficácia de algumas atividades já previstas dentro de teorias consolidadas para o ensino de línguas, e que a execução dessas atividades influencia diretamente no grau de motivação para o estudo. Os dados também revelam que o estudo concomitante do inglês e espanhol parece interferir positivamente no que se refere ao desenvolvimento de um maior repertório de estratégias de aprendizagem de idiomas. As ações empreendidas durante esta pesquisa mostraram a relevância de se possibilitar condições para que o aprendiz de línguas (re)construa suas crenças e pense criticamente a respeito do seu próprio papel, bem como o papel do seu professor, nesse processo de ensino/aprendizagem da língua-alvo.In this work we investigate the main beliefs of students of higher technological teaching at the Federal University of Paraná, enrolled in the courses of Institutional Communication and Secretariat, regarding the teaching and learning process of the English and Spanish languages in their respective courses. In order to characterize the concept of beliefs within the context of language learning, we refer to the theoretical framework given by Applied Linguistics, in addition to trying to relate it to contributions from Sociology and Educational Psychology. For the development of this research, we are guided by the following questions: 1) what are these students\' beliefs about teaching / learning languages ?; 2) Are there different beliefs for different languages ?; 3) Is there a relationship between students\' beliefs and their motivation for the study? If so, how is this bond characterized? 4) What are the practical implications of beliefs for teaching / learning languages in the case studied? The data show that the beliefs of the students reaffirm the effectiveness of some activities already predicted within consolidated theories for language teaching, and that the execution of these activities directly influence the degree of motivation for the study. The data also reveal that the concomitant study of English and Spanish seems to interfere positively in the development of a larger repertoire of language learning strategies. The actions undertaken during this research showed the relevance of enabling the language learner (re) to construct his / her beliefs and to think critically about his / her own role, as well as the role of his / her teacher in this teaching / learning process. target language.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJovanovic, Vojislav AleksandarRibeiro, Lilian dos Santos Silva2019-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122019-165329/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-30T17:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-11122019-165329Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-30T17:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças discentes sobre a aprendizagem de línguas adicionais: um estudo de caso na Universidade Federal do Paraná
Students beliefs on additional language learning: a case study in Federal University of Paraná
title Crenças discentes sobre a aprendizagem de línguas adicionais: um estudo de caso na Universidade Federal do Paraná
spellingShingle Crenças discentes sobre a aprendizagem de línguas adicionais: um estudo de caso na Universidade Federal do Paraná
Ribeiro, Lilian dos Santos Silva
Applied linguistics
Beliefs
Crenças
Ensino de idiomas
Language teaching
Linguística aplicada
title_short Crenças discentes sobre a aprendizagem de línguas adicionais: um estudo de caso na Universidade Federal do Paraná
title_full Crenças discentes sobre a aprendizagem de línguas adicionais: um estudo de caso na Universidade Federal do Paraná
title_fullStr Crenças discentes sobre a aprendizagem de línguas adicionais: um estudo de caso na Universidade Federal do Paraná
title_full_unstemmed Crenças discentes sobre a aprendizagem de línguas adicionais: um estudo de caso na Universidade Federal do Paraná
title_sort Crenças discentes sobre a aprendizagem de línguas adicionais: um estudo de caso na Universidade Federal do Paraná
author Ribeiro, Lilian dos Santos Silva
author_facet Ribeiro, Lilian dos Santos Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jovanovic, Vojislav Aleksandar
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Lilian dos Santos Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Applied linguistics
Beliefs
Crenças
Ensino de idiomas
Language teaching
Linguística aplicada
topic Applied linguistics
Beliefs
Crenças
Ensino de idiomas
Language teaching
Linguística aplicada
description Neste trabalho, investigamos quais são as principais crenças de alunos do ensino tecnológico superior da Universidade Federal do Paraná, matriculados nos cursos de Comunicação Institucional e Secretariado, a respeito do processo de ensino/aprendizagem dos idiomas inglês e espanhol em seus respectivos cursos. Para caracterizar o conceito de crenças dentro do contexto de aprendizagem de línguas, recorremos ao arcabouço teórico dado pela Linguística Aplicada, além de tratarmos de relacioná-lo com as contribuições oriundas da Sociologia e da Psicologia da Educação. Para o desenvolvimento desta pesquisa, norteamo-nos pelas seguintes perguntas: 1) quais as crenças desses estudantes com respeito ao ensino/aprendizagem de idiomas?; 2) existem crenças diferentes para línguas diferentes?; 3) existe relação entre as crenças dos estudantes e sua motivação para o estudo? Se existe, como se caracteriza esse vínculo?; 4) quais as implicações práticas das crenças para o ensino/aprendizagem de idiomas no caso estudado? Os dados levantados revelam que as crenças dos discentes reafirmam a eficácia de algumas atividades já previstas dentro de teorias consolidadas para o ensino de línguas, e que a execução dessas atividades influencia diretamente no grau de motivação para o estudo. Os dados também revelam que o estudo concomitante do inglês e espanhol parece interferir positivamente no que se refere ao desenvolvimento de um maior repertório de estratégias de aprendizagem de idiomas. As ações empreendidas durante esta pesquisa mostraram a relevância de se possibilitar condições para que o aprendiz de línguas (re)construa suas crenças e pense criticamente a respeito do seu próprio papel, bem como o papel do seu professor, nesse processo de ensino/aprendizagem da língua-alvo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122019-165329/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122019-165329/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090634959552512