Prevalência de sintomas depressivos,  ansiosos e estresse em acadêmicos de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luciano
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5131/tde-01022011-181552/
Resumo: Objetivo: Considera-se a formação médica como um momento de estresse, tornando os estudantes de medicina vulneráveis a transtornos psiquiátricos como depressão e ansiedade. Portanto, o objetivo deste estudo foi identificar a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos em estudantes de uma escola pública medicina, do primeiro ao sexto ano. Método: Trata-se de um estudo transversal, observacional de uma amostra representativa de estudantes de medicina do primeiro ao sexto ano, regularmente matriculados. Foram utilizados no presente estudo um questionário sócio demográfico, o Inventário Beck de Depressão (IBD) e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), e, para verificar diferenças estatisticamente significativas (testar hipóteses) foi utilizada a ANOVA seguida (quando significativas) com os testes Scheffe, Tukey ou Fischer. Resultados: O grupo estudado caracterizou-se por ser predominantemente do gênero feminino (56,5%) com idade entre 17 e 26 anos (95,5%). Na avaliação da manifestação depressiva com a utilização do IBD, obteve-se um escore médio de 9,08 (delta = 6,7). E na avaliação da manifestação de ansiedade com a utilização IDATE obteve-se para o conceito ansiedadetraço o escore médio de 46,1 pontos (delta = 6,0), e, para o conceito ansiedadeestado escore médio de 46,25 pontos (delta = 5,37). Quando estratificado por ano, o terceiro ano do curso obteve o maior escore médio no IBD com 10,1 pontos (delta = 8,0). E, o segundo e o terceiro ano do curso obtiveram o maior escore médio no IDATE (traço) com 46,7 pontos (delta = 6,0 e delta = 6,2 respectivamente), e o segundo ano, no IDATE (estado), obteve o maior escore médio com 47,1 pontos (delta = 5,5). As associações do ano do curso com os escores do IBD se mostraram estatisticamente significativa (p=0,06). E, as associações do ano do curso com os escores do IDATE, nos conceito traço e estado, não se mostraram estatisticamente significativa (p=0,45). As associações do gênero com os escores do IBD e IDATE se mostraram estatisticamente significativa (p=0,05). Ainda em relação aos resultados da pergunta sobre ideação suicida do IBD quando associadas com o ano do curso, observou-se que os participantes do primeiro ano do curso obtiveram o maior escore médio de 3,0 pontos (delta = 0,4), seguidos pelos participantes do terceiro e sexto ano com escore médio de 2,0 pontos (delta = 0,4 e delta = 0,3 respectivamente). Conclusão: O estudo ratificou a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos presentes em outros estudos. Contudo, a grande maioria dos participantes apresentou manifestações típicas de luto. Sendo assim, estratégias devem ser desenvolvidas para habilitar o estudante de medicina no enfretamento de situações de estresse e idealizações do ser médico
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Foram utilizados no presente estudo um questionário sócio demográfico, o Inventário Beck de Depressão (IBD) e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), e, para verificar diferenças estatisticamente significativas (testar hipóteses) foi utilizada a ANOVA seguida (quando significativas) com os testes Scheffe, Tukey ou Fischer. Resultados: O grupo estudado caracterizou-se por ser predominantemente do gênero feminino (56,5%) com idade entre 17 e 26 anos (95,5%). Na avaliação da manifestação depressiva com a utilização do IBD, obteve-se um escore médio de 9,08 (delta = 6,7). E na avaliação da manifestação de ansiedade com a utilização IDATE obteve-se para o conceito ansiedadetraço o escore médio de 46,1 pontos (delta = 6,0), e, para o conceito ansiedadeestado escore médio de 46,25 pontos (delta = 5,37). Quando estratificado por ano, o terceiro ano do curso obteve o maior escore médio no IBD com 10,1 pontos (delta = 8,0). E, o segundo e o terceiro ano do curso obtiveram o maior escore médio no IDATE (traço) com 46,7 pontos (delta = 6,0 e delta = 6,2 respectivamente), e o segundo ano, no IDATE (estado), obteve o maior escore médio com 47,1 pontos (delta = 5,5). As associações do ano do curso com os escores do IBD se mostraram estatisticamente significativa (p=0,06). E, as associações do ano do curso com os escores do IDATE, nos conceito traço e estado, não se mostraram estatisticamente significativa (p=0,45). As associações do gênero com os escores do IBD e IDATE se mostraram estatisticamente significativa (p=0,05). Ainda em relação aos resultados da pergunta sobre ideação suicida do IBD quando associadas com o ano do curso, observou-se que os participantes do primeiro ano do curso obtiveram o maior escore médio de 3,0 pontos (delta = 0,4), seguidos pelos participantes do terceiro e sexto ano com escore médio de 2,0 pontos (delta = 0,4 e delta = 0,3 respectivamente). Conclusão: O estudo ratificou a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos presentes em outros estudos. Contudo, a grande maioria dos participantes apresentou manifestações típicas de luto. Sendo assim, estratégias devem ser desenvolvidas para habilitar o estudante de medicina no enfretamento de situações de estresse e idealizações do ser médicoObjective: It is considered medical training as a time of stress, making medical students vulnerable to psychiatric disorders like depression and anxiety. Therefore, the aim of this study was to identify the prevalence of depressive and anxiety symptoms in students of a public school medicine, first to sixth year. Method: This is a cross-sectional, observational study of a representative sample of medical students from first to sixth years, regularly registered. Used in this study were a demographic questionnaire, the Beck Depression Inventory (BDI) and Trait Anxiety Inventory-State (STAI), and to verify statistically significant differences (test hypotheses) was used ANOVA followed (where significant) with Scheffe tests, Tukey or Fisher. Results: The group studied was characterized by being predominantly female (56.5%) aged between 17 and 26 years (95.5%). In assessing the manifestation of depression using the BDI, we obtained an average score of 9.08 (delta=6.7). In the assessment of the manifestation of anxiety with the STAI was obtained using the concept for the trait anxiety mean score of 46.1 points (delta=6.0), and the concept for state-anxiety mean score of 46.25 points (delta=5.37). When stratified by year, the third year of the course had the highest average score with 10.1 points in IBD (delta=8.0). And the second and third years of the course had the highest average score on the STAI (trait) with 46.7 points (delta=6.0 and delta=6.2 respectively), and the second year in STAI (state), obtained the highest average score with 47.1 points (delta=5.5). The associations of years of travel with the BDI scores were statistically significant (p=0.06). And the associations of years of travel with the scores of the STAI, trait and state the concept, not statistically significant (p=0.45). The associations of gender with BDI and STAI scores were statistically significant (p=0.05). Also in relation to the results of questions about suicidal ideation associated with IBD when the year of the course, it was observed that participants in the first year of the course had the highest mean score of 3.0 points (delta=0.4), followed by the participants of the third and sixth years with a mean score of 2.0 points (delta=0.4 and delta=0.3, respectively). Conclusion: The study confirmed the prevalence of depressive and anxiety symptoms found in other studies. However, the vast majority of participants showed typical manifestations of grief. Therefore, strategies must be developed to enable medical students coping in situations of stress and idealizations of \"being\" doctorBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRomano, Bellkiss WilmaSouza, Luciano2011-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5131/tde-01022011-181552/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:26Zoai:teses.usp.br:tde-01022011-181552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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