Reabilitação da fala de crianças com fissura labiopalatina: proposta terapêutica para a correção das articulações compensatórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Diana Conceição da Rocha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-17042023-160332/
Resumo: Este trabalho teve como objetivos desenvolver uma proposta de intervenção terapêutica híbrida para correção de articulações compensatórias baseada em um modelo de terapia fonológica e avaliar a proposta terapêutica desenvolvida, por meio da análise por pares. Metodologia: o estudo envolveu duas fases. Durante a Fase 1, foi realizado o desenvolvimento da Proposta de Intervenção Terapêutica para Correção das Articulações Compensatórias (PITCOM). Na Fase 2, a avaliação da PITCOM e a análise da contribuição do uso de estratégias fonológicas na correção das articulações compensatórias foram realizadas por cinco fonoaudiólogas experientes no tratamento das alterações de fala decorrentes da fissura labiopalatina e/ou disfunção velofaríngea. Resultados: A Fase 1 descreve a elaboração da PITCOM que envolveu a construção de estratégias para a conscientização dos aspectos articulatórios dos sons da fala, a estimulação sensorial e perceptivoauditiva da produção dos da fala e o desenvolvimento do conhecimento da natureza contrastiva dos fonemas. A PITCOM contou com cinco etapas: nível conceitual, nível do próprio som, nível do fonema e experienciação da pressão intraoral, nível da palavra e nível da sentença. Na Fase 2, a PITCOM foi avaliada quanto ao conteúdo e formato pelas avaliadoras, por meio das respostas contidas nos formulários referentes a cada etapa da Proposta e, quanto à contribuição do uso de estratégias fonológicas na correção das articulações compensatórias pelas repostas obtidas nos questionários pré (Q-Pré) e pós-acesso (Q-pós) à PITCOM. Quanto à análise da clareza do conteúdo de cada etapa, todas as avaliadoras (100%) concordaram que o conteúdo é claro. Quanto à das figuras e fotos utilizadas para ilustrar as estratégias da PITCOM, todas também concordaram que têm boa qualidade. Quanto aos vídeos utilizados para ilustrar e apresentar a proposta também foram considerados claros e de boa qualidade de maneira consensual. A partir das sugestões das avaliadoras foram realizadas modificações na Proposta. Os resultados dos questionários Q-Pré e Q-Pós demonstraram que, após o acesso à PITCOM, as avaliadoras apresentaram mais marcações positivas quanto ao treino sensorial na correção das articulações compensatórias, quanto às diferenças entre as abordagens fonético-articulatória e fonológica, quanto às estratégias de percepção auditiva, quanto ao uso de modelos formais de terapia fonológica no tratamento das articulações compensatórias e quanto às mudanças nas respostas sobre o conhecimento a respeito dos tipos deabordagens terapêuticas. Conclusões: A elaboração da PITCOM resultou em uma proposta que combina as abordagens fonético-articulatória e fonológica, portanto híbrida, estruturada e detalhada, o que possibilita a sua replicação. As avaliadoras consideraram a PITCOM adequada para ser aplicada a em crianças com fissura e/ou disfunção velofaríngea que apresentarem articulações compensatórias.
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Na Fase 2, a avaliação da PITCOM e a análise da contribuição do uso de estratégias fonológicas na correção das articulações compensatórias foram realizadas por cinco fonoaudiólogas experientes no tratamento das alterações de fala decorrentes da fissura labiopalatina e/ou disfunção velofaríngea. Resultados: A Fase 1 descreve a elaboração da PITCOM que envolveu a construção de estratégias para a conscientização dos aspectos articulatórios dos sons da fala, a estimulação sensorial e perceptivoauditiva da produção dos da fala e o desenvolvimento do conhecimento da natureza contrastiva dos fonemas. A PITCOM contou com cinco etapas: nível conceitual, nível do próprio som, nível do fonema e experienciação da pressão intraoral, nível da palavra e nível da sentença. Na Fase 2, a PITCOM foi avaliada quanto ao conteúdo e formato pelas avaliadoras, por meio das respostas contidas nos formulários referentes a cada etapa da Proposta e, quanto à contribuição do uso de estratégias fonológicas na correção das articulações compensatórias pelas repostas obtidas nos questionários pré (Q-Pré) e pós-acesso (Q-pós) à PITCOM. Quanto à análise da clareza do conteúdo de cada etapa, todas as avaliadoras (100%) concordaram que o conteúdo é claro. Quanto à das figuras e fotos utilizadas para ilustrar as estratégias da PITCOM, todas também concordaram que têm boa qualidade. Quanto aos vídeos utilizados para ilustrar e apresentar a proposta também foram considerados claros e de boa qualidade de maneira consensual. A partir das sugestões das avaliadoras foram realizadas modificações na Proposta. Os resultados dos questionários Q-Pré e Q-Pós demonstraram que, após o acesso à PITCOM, as avaliadoras apresentaram mais marcações positivas quanto ao treino sensorial na correção das articulações compensatórias, quanto às diferenças entre as abordagens fonético-articulatória e fonológica, quanto às estratégias de percepção auditiva, quanto ao uso de modelos formais de terapia fonológica no tratamento das articulações compensatórias e quanto às mudanças nas respostas sobre o conhecimento a respeito dos tipos deabordagens terapêuticas. Conclusões: A elaboração da PITCOM resultou em uma proposta que combina as abordagens fonético-articulatória e fonológica, portanto híbrida, estruturada e detalhada, o que possibilita a sua replicação. As avaliadoras consideraram a PITCOM adequada para ser aplicada a em crianças com fissura e/ou disfunção velofaríngea que apresentarem articulações compensatórias.This study aimed to develop a therapeutic intervention proposal for the correction of compensatory joints in children with cleft lip and palate, based on a phonological model, and to evaluate the therapeutic proposal through peer analysis. Methodology: the study involved two phases. During Phase 1, the development of the Therapeutic Intervention Proposal for Correction of Articulation disorders (PITCOM) was carried out. In Phase 2, the PITCOM assessment was performed by five speech pathologist experienced in speech therapy to correct speech disorders resulting from cleft lip and palate and/or velopharyngeal dysfunction, and the analysis of the contribution of the use of phonological strategies in the correction of Articulation disorders. Results: Phase 1 describes the elaboration of PITCOM, which involved the construction of strategies to raise awareness of the articulatory aspects of speech sounds, sensory and auditory-perceptual stimulation of speech production and the development of knowledge of the contrastive nature of phonemes. PITCOM had five stages: conceptual level, level of the sound itself, level of phoneme experiencing intraoral pressure, level of word and level of sentence. In Phase 2, PITCOM was evaluated in terms of content and format by the evaluators, through the answers contained in the forms referring to each stage of the Proposal and, regarding the contribution of the use of phonological strategies in the correction of articulation disorders by the answers obtained in the pre (Q-Pre) and post-access (Qpost) to PITCOM. Regarding the analysis of the clarity of the content of each stage, all evaluators (100%) agreed that the content is clear. As for the figures and photos used to illustrate PITCOM\'s strategies, they all also agreed that they are of good quality. As for the videos used to illustrate and present the proposal, they were also consensually considered clear and of good quality. Based on the evaluators\' suggestions, modifications were made to the Proposal. The results of the Q-Pre and Q-Post questionnaires showed that, after accessing PITCOM, the evaluators showed more positive marks regarding the sensory training in the correction of Articulation disorders, the differences between the phonetic-articulatory and phonological approaches, the strategies of auditory perception; use and formal models ofphonological therapy in the treatment of Articulation disorders and changes in responses to knowledge about types of therapeutic approaches. Conclusions: The elaboration of PITCOM resulted in a proposal that combines the phonetic-articulatory and phonological approaches, therefore hybrid, structured and detailed, which makes its replication possible. The evaluators considered PITCOM adequate to be applied to children with cleft lip and palate and/or velopharyngeal who have articulation disorders.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKrook, Maria Ines PegoraroCardoso, Diana Conceição da Rocha2022-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-17042023-160332/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-18T19:46:15Zoai:teses.usp.br:tde-17042023-160332Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-18T19:46:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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