A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Sergio Augusto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12052015-002336/
Resumo: Este trabalho propõe uma fundamentação teórica para investigação de determinadas técnicas de composição de música popular cantada que surgiram e se consolidaram a partir da década de 1960. Considera-se que o desenvolvimento tecnológico desse período permitiu à música popular cantada, a partir de então, realizar operações composicionais por processos de montagem, diretamente em fita. Adaptando para o campo da música formulações cunhadas originalmente por Mikhail Bakhtin para o discurso verbal, propomos um entendimento do álbum de fonogramas como um gênero complexo do discurso musical que se organiza na forma-momento. Considerando cada fonograma como um momento distinto no sentido sugerido por Stockhausen estuda-se, especialmente, a construção das sonoridades em contraste, tendo como referência as ferramentas de análise propostas por Didier Guigue para a música do século XX. Nesse contexto, discutem-se, também, as interações rítmicas de base que particularizam a música popular das Américas, resultantes do embate entre os ciclos assimétricos herdados da música tradicional africana e os compassos simétricos da música europeia dos séculos XVIII e XIX. Como conclusão, as ferramentas apresentadas são aplicadas na análise da montagem do álbum Minas, de Milton Nascimento.
id USP_b598ab89e31191f7a6f77c7a253ed630
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12052015-002336
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960The composition of sung popular music: the weaving of sonorities and the editing of the albums since the 1960s.CançãoComplex genreForma-momentoGênero complexoMilton NascimentoMilton NascimentoMoment formMúsica popularPolirritmiaPolyrhytmicPopular MusicSongwritingSonoridadesSonoritiesThe BeatlesThe BeatlesEste trabalho propõe uma fundamentação teórica para investigação de determinadas técnicas de composição de música popular cantada que surgiram e se consolidaram a partir da década de 1960. Considera-se que o desenvolvimento tecnológico desse período permitiu à música popular cantada, a partir de então, realizar operações composicionais por processos de montagem, diretamente em fita. Adaptando para o campo da música formulações cunhadas originalmente por Mikhail Bakhtin para o discurso verbal, propomos um entendimento do álbum de fonogramas como um gênero complexo do discurso musical que se organiza na forma-momento. Considerando cada fonograma como um momento distinto no sentido sugerido por Stockhausen estuda-se, especialmente, a construção das sonoridades em contraste, tendo como referência as ferramentas de análise propostas por Didier Guigue para a música do século XX. Nesse contexto, discutem-se, também, as interações rítmicas de base que particularizam a música popular das Américas, resultantes do embate entre os ciclos assimétricos herdados da música tradicional africana e os compassos simétricos da música europeia dos séculos XVIII e XIX. Como conclusão, as ferramentas apresentadas são aplicadas na análise da montagem do álbum Minas, de Milton Nascimento.This work puts forward theoretical grounds for an investigation into some musical composition techniques to sung popular music introduced and consolidated since the 1960s. It is believed that technological advances in the period enabled sung popular music artists to begin to explore new compositional approaches by physically editing recorded tapes. Transposing concepts of verbal discourse introduced by Mikhail Bakhtin into music, we advance the understanding of a recorded album as a complex genre of musical discourse organized in a moment form. Assuming each phonogram to be a self-contained moment as suggested by Stockhausen , we primarily study the weaving of contrasting sonorities by using Didier Guigues analytical framework for the music of the 20th century as reference. In this context, we also discuss the rhythmic interplay so characteristic of popular music in the Americas, which arises from the clash between the asymmetrical patterns inherited by the African music tradition and the symmetrical measures of Europe-based music of the eighteenth and nineteenth century. In conclusion, the proposed tools are applied to the analysis of the editing of Milton Nascimentos album Minas.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalles, Paulo de Tarso Camargo CambraiaMolina, Sergio Augusto2014-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12052015-002336/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-12052015-002336Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960
The composition of sung popular music: the weaving of sonorities and the editing of the albums since the 1960s.
title A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960
spellingShingle A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960
Molina, Sergio Augusto
Canção
Complex genre
Forma-momento
Gênero complexo
Milton Nascimento
Milton Nascimento
Moment form
Música popular
Polirritmia
Polyrhytmic
Popular Music
Songwriting
Sonoridades
Sonorities
The Beatles
The Beatles
title_short A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960
title_full A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960
title_fullStr A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960
title_full_unstemmed A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960
title_sort A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960
author Molina, Sergio Augusto
author_facet Molina, Sergio Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, Sergio Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Canção
Complex genre
Forma-momento
Gênero complexo
Milton Nascimento
Milton Nascimento
Moment form
Música popular
Polirritmia
Polyrhytmic
Popular Music
Songwriting
Sonoridades
Sonorities
The Beatles
The Beatles
topic Canção
Complex genre
Forma-momento
Gênero complexo
Milton Nascimento
Milton Nascimento
Moment form
Música popular
Polirritmia
Polyrhytmic
Popular Music
Songwriting
Sonoridades
Sonorities
The Beatles
The Beatles
description Este trabalho propõe uma fundamentação teórica para investigação de determinadas técnicas de composição de música popular cantada que surgiram e se consolidaram a partir da década de 1960. Considera-se que o desenvolvimento tecnológico desse período permitiu à música popular cantada, a partir de então, realizar operações composicionais por processos de montagem, diretamente em fita. Adaptando para o campo da música formulações cunhadas originalmente por Mikhail Bakhtin para o discurso verbal, propomos um entendimento do álbum de fonogramas como um gênero complexo do discurso musical que se organiza na forma-momento. Considerando cada fonograma como um momento distinto no sentido sugerido por Stockhausen estuda-se, especialmente, a construção das sonoridades em contraste, tendo como referência as ferramentas de análise propostas por Didier Guigue para a música do século XX. Nesse contexto, discutem-se, também, as interações rítmicas de base que particularizam a música popular das Américas, resultantes do embate entre os ciclos assimétricos herdados da música tradicional africana e os compassos simétricos da música europeia dos séculos XVIII e XIX. Como conclusão, as ferramentas apresentadas são aplicadas na análise da montagem do álbum Minas, de Milton Nascimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12052015-002336/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12052015-002336/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256892926066688