Turismo sp: competências e recursos tecnológicos no desenvimento de um projeto de língua espanhola no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sbarai, Tiago Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-21092020-202844/
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar de que forma a metodologia de ensino Aprendizagem com Base em Projetos (ABP) pode contribuir para o desenvolvimento de diferentes competências do estudante de língua espanhola, mais especificamente aquelas selecionadas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), considerando a sua relação com os três domínios da aprendizagem: cognitivo, interpessoal e intrapessoal (HUBERMAN et. al., 2014). O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa baseia-se nos estudos sobre os domínios da aprendizagem (HUBERMAN et. al., 2014), as metodologias ativas (MORAN, 2013; MATTAR, 2017), e, mais especificamente, a aprendizagem com base em projetos (HERNANDO CALVO, 2016; CONDLIFFE, 2016/2017). Para situar o objetivo da pesquisa junto às demandas educacionais e formativas do século XXI, refletimos sobre o perfil dos alunos, como eles aprendem e sua relação com o mundo digital (BRAGA, 2013; JENKINS, 2009; REIG, 2013). Com uma abordagem qualitativa-interpretativista do fenômeno estudado - o desenvolvimento de competências em situações de ensino e aprendizagem - as ações de pesquisa foram elaboradas junto aos alunos do 8ºano do Ensino Fundamental II de um colégio particular localizado no município de São Paulo, na disciplina de língua espanhola, em torno do desenvolvimento do projeto Turismo Sp. O projeto seguiu a sequência proposta por Hernando Calvo (2016) para a metodologia ABP. A metodologia de pesquisa se caracteriza como de uma pesquisa ação, segundo a qual as ações de pesquisa são concebidas pelo pesquisador (professor) em colaboração com os participantes (alunos), visando a resolução ou compreensão de um problema (THIOLLENT, 2009). A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, registros das interações ocorridas em ambiente virtual de aprendizagem e chat, registros no guia didático do projeto e diário reflexivo do professor. A análise dos dados nos permite verificar que as etapas do projeto desenvolvido propiciam o exercício de competências dos três domínios de aprendizagem, com destaque para as competências relacionadas à Cultura Digital, Comunicação, Argumentação e Empatia e Cooperação.
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O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa baseia-se nos estudos sobre os domínios da aprendizagem (HUBERMAN et. al., 2014), as metodologias ativas (MORAN, 2013; MATTAR, 2017), e, mais especificamente, a aprendizagem com base em projetos (HERNANDO CALVO, 2016; CONDLIFFE, 2016/2017). Para situar o objetivo da pesquisa junto às demandas educacionais e formativas do século XXI, refletimos sobre o perfil dos alunos, como eles aprendem e sua relação com o mundo digital (BRAGA, 2013; JENKINS, 2009; REIG, 2013). Com uma abordagem qualitativa-interpretativista do fenômeno estudado - o desenvolvimento de competências em situações de ensino e aprendizagem - as ações de pesquisa foram elaboradas junto aos alunos do 8ºano do Ensino Fundamental II de um colégio particular localizado no município de São Paulo, na disciplina de língua espanhola, em torno do desenvolvimento do projeto Turismo Sp. O projeto seguiu a sequência proposta por Hernando Calvo (2016) para a metodologia ABP. A metodologia de pesquisa se caracteriza como de uma pesquisa ação, segundo a qual as ações de pesquisa são concebidas pelo pesquisador (professor) em colaboração com os participantes (alunos), visando a resolução ou compreensão de um problema (THIOLLENT, 2009). A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, registros das interações ocorridas em ambiente virtual de aprendizagem e chat, registros no guia didático do projeto e diário reflexivo do professor. A análise dos dados nos permite verificar que as etapas do projeto desenvolvido propiciam o exercício de competências dos três domínios de aprendizagem, com destaque para as competências relacionadas à Cultura Digital, Comunicação, Argumentação e Empatia e Cooperação.This study aims at investigating how the Project Based Learning (PBL) approach may contribute to the development of the student competencies and skills in Spanish language, specifically those defined by the Common Base National Curriculum (BNCC) (BRASIL, 2017), in relation to the three domains of competencies: cognitive, intra- and interpersonal competencies (HUBERMAN et. al., 2014). This research is grounded on studies on the three domains of competencies (HUBERMAN et. al., 2014), active learning (MORAN, 2013; MATTAR, 2017), and, more specifically, Project Based Learning (HERNANDO CALVO, 2016; CONDLIFFE, 2016/2017). In order to contextualize the research goal along with educational demands of the 21st century, we reflected about the students profile, how they learn and their relationship with the digital environment (BRAGA, 2013; JENKINS, 2009; REIG, 2013). The participants of this research were Middle School eighth grade students of a private school in São Paulo City, Brazil. The research was conducted through the development of Turismo Sp Project, in Spanish classes. The project has followed a PBL teaching sequence proposed by Hernando Calvo (2016) to PBL approach. Using a qualitative-interpretive approach of the data collected, this study is characterized as an action research (THIOLLENT, 2009) in which the teacher-researcher actions are designed in collaboration with the participants (the students) in order to solve or understand problems. Data were collected using questionnaires, semi-structured interviews, records of interactions built in the virtual learning environment of Edmodo and chat tool, records on the project guideline and teacher-researcher\'s reflective journals. The analysis of the data allows us to verify that the stages of the PBL developed project provided the exercise of competencies of the three domains, with predominance of the competencies related to Digital Culture, Communication, Argumentation, and Empathy and Cooperation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKuinghttons, Monica Ferreira Mayrink O'Sbarai, Tiago Rodrigues2020-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-21092020-202844/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-09-23T00:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-21092020-202844Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-09-23T00:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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