Estado de Rua: experiência urbana e prática atoral no processo de criação do Teatro de Narradores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-13072023-145120/ |
Resumo: | Esta dissertação investiga alguns aspectos que envolvem o trabalho de atuação desenvolvido na relação direta com a cidade. Reflete-se sobre como o contexto urbano pode atravessar os corpos do ator e da atriz, ao mesmo tempo em que suas ações podem igualmente afetar as relações constituídas de um determinado entorno. Como as interações entre cidade e corpos, atentos aos seus processos de percepção, possibilitam o surgimento de um outro modo de comportamento do ator/da atriz? Para pensar sobre isso, analisa-se o processo de criação do espetáculo Cidade Fim Cidade Coro Cidade Reverso (2011) e da intervenção urbana Depois do Desmanche Cenas de Intervenção (2010), ambos do grupo Teatro de Narradores (SP). O desenvolvimento dessa pesquisa tem como ponto de partida o exercício de construção de um olhar analítico e crítico sobre a própria experiência: o autor dessa dissertação participou integralmente como ator do referido processo criativo. Sob esta perspectiva, primeiramente, elabora-se um ponto de vista sobre como elementos do teatro, do cinema e da cidade conversam no trabalho do grupo, desde o processo até a obra finalizada. Posteriormente, firmando-se mais no campo da atuação, trava-se uma aproximação com a área de arquitetura e urbanismo a fim de, a partir do conceito de estado de rua concebido pelo pesquisador Gabriel Schvarsberg (2011), elaborar o que seria um estado de rua teatral e o os seus modos de instauração por meio da ação incorporada do ator e da atriz. É ponto importante no desenvolvimento desse pensamento entender como os elementos de disputa e negociação pelo espaço urbano tornam-se fundamentais na potencialização do jogo atoral. |
id |
USP_b5b3d9f1ddb7584aa5b70b2d61c7a7eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-13072023-145120 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Estado de Rua: experiência urbana e prática atoral no processo de criação do Teatro de Narradores-atuação em espaços urbanosCreative process of the actorEstado de rua teatralIntervenção urbanaPerformance in urban spacesProcesso criativo do atorTeatro de NarradoresTeatro de NarradoresTeatro e cidadeTheater and cityTheatrical street stateUrban interventionEsta dissertação investiga alguns aspectos que envolvem o trabalho de atuação desenvolvido na relação direta com a cidade. Reflete-se sobre como o contexto urbano pode atravessar os corpos do ator e da atriz, ao mesmo tempo em que suas ações podem igualmente afetar as relações constituídas de um determinado entorno. Como as interações entre cidade e corpos, atentos aos seus processos de percepção, possibilitam o surgimento de um outro modo de comportamento do ator/da atriz? Para pensar sobre isso, analisa-se o processo de criação do espetáculo Cidade Fim Cidade Coro Cidade Reverso (2011) e da intervenção urbana Depois do Desmanche Cenas de Intervenção (2010), ambos do grupo Teatro de Narradores (SP). O desenvolvimento dessa pesquisa tem como ponto de partida o exercício de construção de um olhar analítico e crítico sobre a própria experiência: o autor dessa dissertação participou integralmente como ator do referido processo criativo. Sob esta perspectiva, primeiramente, elabora-se um ponto de vista sobre como elementos do teatro, do cinema e da cidade conversam no trabalho do grupo, desde o processo até a obra finalizada. Posteriormente, firmando-se mais no campo da atuação, trava-se uma aproximação com a área de arquitetura e urbanismo a fim de, a partir do conceito de estado de rua concebido pelo pesquisador Gabriel Schvarsberg (2011), elaborar o que seria um estado de rua teatral e o os seus modos de instauração por meio da ação incorporada do ator e da atriz. É ponto importante no desenvolvimento desse pensamento entender como os elementos de disputa e negociação pelo espaço urbano tornam-se fundamentais na potencialização do jogo atoral.This master\'s dissertation investigates some aspects that involve the acting work developed in direct relation with the city. It reflects on how the urban context can pass through the bodies of the actor and the actress, while their actions can also affect the established relationships of a certain environment. How do the interactions between the bodies and the city, aware of their processes of perception, make possible the emergence of another behaviour of the actor/actress in acting? Going through it, we analyse the process of creating the play Cidade Fim Cidade Coro Cidade Reverso (2011) and the urban intervention Depois do Desmanche Cenas de Intervenção (2010), both by the Teatro de Narradores group (SP). This research has as its starting point the exercise of building an analytical and critical view of a personal experience: the author of this dissertation participated fully as an actor in that creative process. From this perspective, a point of view is elaborated on how elements of theater, cinema and the city are relating to one another in the group\'s productions, throughout the work. Subsequently, especially considering the field of acting, an approximation is made with architecture and urbanism in order to, from the concept of state of street conceived by the researcher Gabriel Schvarsberg (2011), elaborate what would be a theatrical street state and how to establish this by embodied acting. It is important here to understand how the elements of dispute and negotiation for urban space become fundamental in enhancing the actor\'s game.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Antônio Carlos de AraújoOliveira, Vinicius Meloni Maciel de2023-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-13072023-145120/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-13T18:04:13Zoai:teses.usp.br:tde-13072023-145120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-13T18:04:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estado de Rua: experiência urbana e prática atoral no processo de criação do Teatro de Narradores - |
title |
Estado de Rua: experiência urbana e prática atoral no processo de criação do Teatro de Narradores |
spellingShingle |
Estado de Rua: experiência urbana e prática atoral no processo de criação do Teatro de Narradores Oliveira, Vinicius Meloni Maciel de atuação em espaços urbanos Creative process of the actor Estado de rua teatral Intervenção urbana Performance in urban spaces Processo criativo do ator Teatro de Narradores Teatro de Narradores Teatro e cidade Theater and city Theatrical street state Urban intervention |
title_short |
Estado de Rua: experiência urbana e prática atoral no processo de criação do Teatro de Narradores |
title_full |
Estado de Rua: experiência urbana e prática atoral no processo de criação do Teatro de Narradores |
title_fullStr |
Estado de Rua: experiência urbana e prática atoral no processo de criação do Teatro de Narradores |
title_full_unstemmed |
Estado de Rua: experiência urbana e prática atoral no processo de criação do Teatro de Narradores |
title_sort |
Estado de Rua: experiência urbana e prática atoral no processo de criação do Teatro de Narradores |
author |
Oliveira, Vinicius Meloni Maciel de |
author_facet |
Oliveira, Vinicius Meloni Maciel de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Antônio Carlos de Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Vinicius Meloni Maciel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atuação em espaços urbanos Creative process of the actor Estado de rua teatral Intervenção urbana Performance in urban spaces Processo criativo do ator Teatro de Narradores Teatro de Narradores Teatro e cidade Theater and city Theatrical street state Urban intervention |
topic |
atuação em espaços urbanos Creative process of the actor Estado de rua teatral Intervenção urbana Performance in urban spaces Processo criativo do ator Teatro de Narradores Teatro de Narradores Teatro e cidade Theater and city Theatrical street state Urban intervention |
description |
Esta dissertação investiga alguns aspectos que envolvem o trabalho de atuação desenvolvido na relação direta com a cidade. Reflete-se sobre como o contexto urbano pode atravessar os corpos do ator e da atriz, ao mesmo tempo em que suas ações podem igualmente afetar as relações constituídas de um determinado entorno. Como as interações entre cidade e corpos, atentos aos seus processos de percepção, possibilitam o surgimento de um outro modo de comportamento do ator/da atriz? Para pensar sobre isso, analisa-se o processo de criação do espetáculo Cidade Fim Cidade Coro Cidade Reverso (2011) e da intervenção urbana Depois do Desmanche Cenas de Intervenção (2010), ambos do grupo Teatro de Narradores (SP). O desenvolvimento dessa pesquisa tem como ponto de partida o exercício de construção de um olhar analítico e crítico sobre a própria experiência: o autor dessa dissertação participou integralmente como ator do referido processo criativo. Sob esta perspectiva, primeiramente, elabora-se um ponto de vista sobre como elementos do teatro, do cinema e da cidade conversam no trabalho do grupo, desde o processo até a obra finalizada. Posteriormente, firmando-se mais no campo da atuação, trava-se uma aproximação com a área de arquitetura e urbanismo a fim de, a partir do conceito de estado de rua concebido pelo pesquisador Gabriel Schvarsberg (2011), elaborar o que seria um estado de rua teatral e o os seus modos de instauração por meio da ação incorporada do ator e da atriz. É ponto importante no desenvolvimento desse pensamento entender como os elementos de disputa e negociação pelo espaço urbano tornam-se fundamentais na potencialização do jogo atoral. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-13072023-145120/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-13072023-145120/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256940151832576 |