Significantes e (Res)significados: letramento e trauma cultural chicano em Under the Feet of Jesus (1995), de Helena María Viramontes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Osvando de Melo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-03082020-134147/
Resumo: O presente trabalho propõe uma leitura da temática do letramento e do trauma cultural no romance Under the Feet of Jesus (1995), da autora chicana Helena María Viramontes. Num primeiro momento, nosso estudo se concentra na especificidade de letramento que o romance retrata como força capaz de engendrar mudança social: o letramento completo, que ultrapassa a mera técnica de decodificar e codificar a escrita, despertando a consciência do indivíduo e impulsionando-o a ressignificar seu mundo. Analisamos o processo de aquisição dessa consciência via linguagem pela protagonista Estrella, discutindo também a importância das relações interpessoais para o desenvolvimento da sua agência. Em um segundo momento, traçamos um histórico da formação da etnia chicana a partir da anexação do Texas e da conquista do território mexicano pelos Estados Unidos, no séc. XIX, apontando os traumas presentes nessa história, desde então. Observamos como tais traumas adquirem uma dimensão cultural a partir do Renascimento Chicano impulsionado pelo Movimiento dos anos 1960. Embasados em conceituações teóricas do trauma cultural, discutimos como as personagens lidam com as experiências traumáticas e verificamos que somente Estrella, ao alcançar agência por meio do letramento, é capaz de ressignificar sua história. Concluímos que Estrella é o epítome de toda a etnia chicana e que a ressignificação do trauma que consegue empreender na história ficcional sinaliza a possibilidade e a necessidade de um novo revigoramento dessa comunidade étnica na história real, o que somente é possível por meio de um letramento que conduza a consciência à ação.
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