As figuras de argumentação como estratégias discursivas. Um estudo de avaliações no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Marcia Regina Curado Pereira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-20122007-135250/
Resumo: Este trabalho pretende levantar questões relativas ao uso e aos efeitos provocados pela utilização de estratégias argumentativas no discurso. Para exemplificar a importância de tais estratégias na construção da significação no uso da linguagem, elegemos como objeto de análise um discurso em especial, o pedagógico, e, dentro dele, optamos pelo estudo das avaliações no ensino superior, especificamente, das provas escritas, representantes do poder da linguagem no processo ensino/aprendizagem e do conflito existente na relação professor-aluno. A partir deste recorte metodológico, repensaremos, em especial, as figuras de argumentação e retórica, estratégias discursivas inesperadas - causam o efeito de surpresa no discurso - e privilegiadas, na medida em que permitem analisar não apenas o fazer persuasivo do enunciador, bem como a construção do ethos dos sujeitos envolvidos na situação comunicativa. Acreditamos que em todos os tipos de discurso a linguagem pode ser utilizada não apenas para convencer um interlocutor, mas para persuadi-lo. Tal fato nos leva a buscar no discurso do aluno quais são as estratégias utilizadas para este fim, e a tentar identificá-las dentro de um quadro teórico e metodológico discursivo. Para tanto, empreendemos um retorno às origens histórico-pedagógicas da avaliação, recorremos à Retórica Aristotélica e às Neo-Retóricas, à Teoria Semiótica de Greimas, à Teoria dos Gêneros do Discurso de Bakhtin, e a estudos sociossemióticos e discursivos que privilegiam questões como a construção da identidade individual e social dos sujeitos por meio do discurso e os aspectos interacionais envolvidos nas relações sociais.
id USP_b5c73e101f85c20570c86c811944bfd1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20122007-135250
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling As figuras de argumentação como estratégias discursivas. Um estudo de avaliações no ensino superiorRhetoric figures as discoursive strategies. A study in proofs in the universityAnálise do discursoArgumentArgumentaçãoAvaliaçãoDiscourse analysisFigurasFiguresProofsRetóricaRhetoricEste trabalho pretende levantar questões relativas ao uso e aos efeitos provocados pela utilização de estratégias argumentativas no discurso. Para exemplificar a importância de tais estratégias na construção da significação no uso da linguagem, elegemos como objeto de análise um discurso em especial, o pedagógico, e, dentro dele, optamos pelo estudo das avaliações no ensino superior, especificamente, das provas escritas, representantes do poder da linguagem no processo ensino/aprendizagem e do conflito existente na relação professor-aluno. A partir deste recorte metodológico, repensaremos, em especial, as figuras de argumentação e retórica, estratégias discursivas inesperadas - causam o efeito de surpresa no discurso - e privilegiadas, na medida em que permitem analisar não apenas o fazer persuasivo do enunciador, bem como a construção do ethos dos sujeitos envolvidos na situação comunicativa. Acreditamos que em todos os tipos de discurso a linguagem pode ser utilizada não apenas para convencer um interlocutor, mas para persuadi-lo. Tal fato nos leva a buscar no discurso do aluno quais são as estratégias utilizadas para este fim, e a tentar identificá-las dentro de um quadro teórico e metodológico discursivo. Para tanto, empreendemos um retorno às origens histórico-pedagógicas da avaliação, recorremos à Retórica Aristotélica e às Neo-Retóricas, à Teoria Semiótica de Greimas, à Teoria dos Gêneros do Discurso de Bakhtin, e a estudos sociossemióticos e discursivos que privilegiam questões como a construção da identidade individual e social dos sujeitos por meio do discurso e os aspectos interacionais envolvidos nas relações sociais.The proposal of this work is to produce questions about the use of argumentatives strategies in the discourse, as well as questions about the effect of this use. To analyze the importance of these strategies during the construction of the meaning, we choose a special type of discourse, the pedagogical discourse, and inside of it, we have decided to analyze the proofs in the university, more specifically, the written proofs, because they are representative of the language´s power in the education and learning process and of the existing conflict between professor and students. From this method, we will analyze, in special, the argument and rhetoric figures and the unexpected and privileged discoursive strategies - because they cause surprise in the discourse and allow to analyze the construction of the ethos of the involved people in the communication situation. We believe that the language can be used to persuade an interlocutor and to convince him, not importing the type of discourse used. This fact makes us to search in the students´ discourse the used strategies and trying to identify them into inside of a theoretical, methodologic and discoursive frame. With this objective, we made a visit to the historical and pedagogical origins of the proofs, we appeal to the Aristotelian Rhetoric and the Neo-Rhetorical, to the Greimas´ Semiotics Theory and the Bakhtin´s work, and to the sociossemiotic and discoursive studies that privilege questions, as the construction, through the discourse, of the individual and social identity of the people, and aspects that are involved in the social relations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMosca, Lineide do Lago SalvadorMariano, Marcia Regina Curado Pereira2007-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-20122007-135250/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-20122007-135250Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As figuras de argumentação como estratégias discursivas. Um estudo de avaliações no ensino superior
Rhetoric figures as discoursive strategies. A study in proofs in the university
title As figuras de argumentação como estratégias discursivas. Um estudo de avaliações no ensino superior
spellingShingle As figuras de argumentação como estratégias discursivas. Um estudo de avaliações no ensino superior
Mariano, Marcia Regina Curado Pereira
Análise do discurso
Argument
Argumentação
Avaliação
Discourse analysis
Figuras
Figures
Proofs
Retórica
Rhetoric
title_short As figuras de argumentação como estratégias discursivas. Um estudo de avaliações no ensino superior
title_full As figuras de argumentação como estratégias discursivas. Um estudo de avaliações no ensino superior
title_fullStr As figuras de argumentação como estratégias discursivas. Um estudo de avaliações no ensino superior
title_full_unstemmed As figuras de argumentação como estratégias discursivas. Um estudo de avaliações no ensino superior
title_sort As figuras de argumentação como estratégias discursivas. Um estudo de avaliações no ensino superior
author Mariano, Marcia Regina Curado Pereira
author_facet Mariano, Marcia Regina Curado Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mosca, Lineide do Lago Salvador
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Marcia Regina Curado Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Argument
Argumentação
Avaliação
Discourse analysis
Figuras
Figures
Proofs
Retórica
Rhetoric
topic Análise do discurso
Argument
Argumentação
Avaliação
Discourse analysis
Figuras
Figures
Proofs
Retórica
Rhetoric
description Este trabalho pretende levantar questões relativas ao uso e aos efeitos provocados pela utilização de estratégias argumentativas no discurso. Para exemplificar a importância de tais estratégias na construção da significação no uso da linguagem, elegemos como objeto de análise um discurso em especial, o pedagógico, e, dentro dele, optamos pelo estudo das avaliações no ensino superior, especificamente, das provas escritas, representantes do poder da linguagem no processo ensino/aprendizagem e do conflito existente na relação professor-aluno. A partir deste recorte metodológico, repensaremos, em especial, as figuras de argumentação e retórica, estratégias discursivas inesperadas - causam o efeito de surpresa no discurso - e privilegiadas, na medida em que permitem analisar não apenas o fazer persuasivo do enunciador, bem como a construção do ethos dos sujeitos envolvidos na situação comunicativa. Acreditamos que em todos os tipos de discurso a linguagem pode ser utilizada não apenas para convencer um interlocutor, mas para persuadi-lo. Tal fato nos leva a buscar no discurso do aluno quais são as estratégias utilizadas para este fim, e a tentar identificá-las dentro de um quadro teórico e metodológico discursivo. Para tanto, empreendemos um retorno às origens histórico-pedagógicas da avaliação, recorremos à Retórica Aristotélica e às Neo-Retóricas, à Teoria Semiótica de Greimas, à Teoria dos Gêneros do Discurso de Bakhtin, e a estudos sociossemióticos e discursivos que privilegiam questões como a construção da identidade individual e social dos sujeitos por meio do discurso e os aspectos interacionais envolvidos nas relações sociais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-20122007-135250/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-20122007-135250/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257186549366784