História oral temática em arte lírica. A escola de canto de Benito Maresca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes Junior, Wilson
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12092016-140251/
Resumo: Este trabalho centra-se na escola de canto de tenor Benito Maresca. A relevância do tema justifica-se: pela existência de um modelo tradicional e não institucional da educação canto lírico no Brasil; b) pelas leituras conflitantes sobre várias escolas nacionais existentes; c) pela falta de documentação sobre vários artistas e métodos de ensino. Devido a muitos artistas e professores da arte lírica não fazerem parte do ambiente acadêmico, há uma lacuna documental sobre o que ensinavam e seu tipo de produção musical e pedagógico. Assim, o objetivo desta pesquisa é o de discorrer sobre o canto da escola de tenor brasileiro Benito Maresca. Intuindo também avançar na literatura sobre o canto lírico no Brasil, a história oral temática foi escolhida como referencial metodológico. O trabalho apresenta: a) um trajeto pessoal do pesquisador, justificando a escolha do tema e metodologia sobre o mesmo, durante diferentes fases de formação e pesquisa musical; b) os aspectos metodológicos presentes para a realização do trabalho; c) a transcrição das entrevistas que envolveram os colaboradores desse trabalho; d, a análise dos relatos colhidos em discussão paralela com fontes de outra natureza que envolvam o tema do canto lírico; e) um ensaio biográfico sobre o tenor, em anexo; f) o livro de exercícios utilizado por Maresca, também em anexo. Esses elementos foram retirados de entrevistas de pessoas que tiveram contato com o tenor em seus últimos dez anos, durante os quais ele já havia se consolidado tanto como tenor, quanto como professor de canto lírico. Como resultado, foi possível listar uma série de elementos subjetivos, para além da técnica vocal utilizada por Maresca, como dados de personalidade, modelo de classe, e relação professor-aluno.
id USP_b5e30b37b50fc9fd5247e8ef129f66c7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12092016-140251
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling História oral temática em arte lírica. A escola de canto de Benito Maresca-Benito MarescaBenito Marescaescolas de cantohistória oraloral historysinging schoolstécnica vocalvocal techniqueEste trabalho centra-se na escola de canto de tenor Benito Maresca. A relevância do tema justifica-se: pela existência de um modelo tradicional e não institucional da educação canto lírico no Brasil; b) pelas leituras conflitantes sobre várias escolas nacionais existentes; c) pela falta de documentação sobre vários artistas e métodos de ensino. Devido a muitos artistas e professores da arte lírica não fazerem parte do ambiente acadêmico, há uma lacuna documental sobre o que ensinavam e seu tipo de produção musical e pedagógico. Assim, o objetivo desta pesquisa é o de discorrer sobre o canto da escola de tenor brasileiro Benito Maresca. Intuindo também avançar na literatura sobre o canto lírico no Brasil, a história oral temática foi escolhida como referencial metodológico. O trabalho apresenta: a) um trajeto pessoal do pesquisador, justificando a escolha do tema e metodologia sobre o mesmo, durante diferentes fases de formação e pesquisa musical; b) os aspectos metodológicos presentes para a realização do trabalho; c) a transcrição das entrevistas que envolveram os colaboradores desse trabalho; d, a análise dos relatos colhidos em discussão paralela com fontes de outra natureza que envolvam o tema do canto lírico; e) um ensaio biográfico sobre o tenor, em anexo; f) o livro de exercícios utilizado por Maresca, também em anexo. Esses elementos foram retirados de entrevistas de pessoas que tiveram contato com o tenor em seus últimos dez anos, durante os quais ele já havia se consolidado tanto como tenor, quanto como professor de canto lírico. Como resultado, foi possível listar uma série de elementos subjetivos, para além da técnica vocal utilizada por Maresca, como dados de personalidade, modelo de classe, e relação professor-aluno.This paper is focused on the tenor Benito Maresca´s singing school. The relevance of the theme is justified by: a) the existence of a traditional, non-institutional model of classical singing education in Brazil; b) the conflicting interpretation about the various singing national schools; c) lack documentation about several artists and teaching methods. Due to the fact that many artists and lyrical art teachers are not inserted in academia, there is a documentary gap about what they taught and their kind of musical and pedagogical production. Thus, the aim of this research is to discourse about the school singing of Brazilian tenor Benito Maresca. Aiming to also advance in the literature on classical singing in Brazil, the thematic oral history was chosen as the methodological framework. The dissertation presents: a) a researcher´s personal statement trajectory, justifying the choice of the subject and the methodology utilized; b, the methodological aspects used; c, the transcription of the interviews with the collaborators; d) an analysis of interviews in a parallel discussion with the sources of other nature involving the theme of classical singing; e) a biographic assay about the tenor and a exercise book used by Mesca, both annexed. These elements were drawn from the interviews with people who had contact with the tenor in his last ten years, when he had already consolidated himself as a tenor and classical singing teacher. As result, it was possible to list a series of subjective elements, in addition to the aspects of vocal technique used by Maresca like the personality data, class model and the relationship between professor and student.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBallestero, Luiz Ricardo BassoPontes Junior, Wilson2015-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12092016-140251/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:47Zoai:teses.usp.br:tde-12092016-140251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv História oral temática em arte lírica. A escola de canto de Benito Maresca
-
title História oral temática em arte lírica. A escola de canto de Benito Maresca
spellingShingle História oral temática em arte lírica. A escola de canto de Benito Maresca
Pontes Junior, Wilson
Benito Maresca
Benito Maresca
escolas de canto
história oral
oral history
singing schools
técnica vocal
vocal technique
title_short História oral temática em arte lírica. A escola de canto de Benito Maresca
title_full História oral temática em arte lírica. A escola de canto de Benito Maresca
title_fullStr História oral temática em arte lírica. A escola de canto de Benito Maresca
title_full_unstemmed História oral temática em arte lírica. A escola de canto de Benito Maresca
title_sort História oral temática em arte lírica. A escola de canto de Benito Maresca
author Pontes Junior, Wilson
author_facet Pontes Junior, Wilson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ballestero, Luiz Ricardo Basso
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes Junior, Wilson
dc.subject.por.fl_str_mv Benito Maresca
Benito Maresca
escolas de canto
história oral
oral history
singing schools
técnica vocal
vocal technique
topic Benito Maresca
Benito Maresca
escolas de canto
história oral
oral history
singing schools
técnica vocal
vocal technique
description Este trabalho centra-se na escola de canto de tenor Benito Maresca. A relevância do tema justifica-se: pela existência de um modelo tradicional e não institucional da educação canto lírico no Brasil; b) pelas leituras conflitantes sobre várias escolas nacionais existentes; c) pela falta de documentação sobre vários artistas e métodos de ensino. Devido a muitos artistas e professores da arte lírica não fazerem parte do ambiente acadêmico, há uma lacuna documental sobre o que ensinavam e seu tipo de produção musical e pedagógico. Assim, o objetivo desta pesquisa é o de discorrer sobre o canto da escola de tenor brasileiro Benito Maresca. Intuindo também avançar na literatura sobre o canto lírico no Brasil, a história oral temática foi escolhida como referencial metodológico. O trabalho apresenta: a) um trajeto pessoal do pesquisador, justificando a escolha do tema e metodologia sobre o mesmo, durante diferentes fases de formação e pesquisa musical; b) os aspectos metodológicos presentes para a realização do trabalho; c) a transcrição das entrevistas que envolveram os colaboradores desse trabalho; d, a análise dos relatos colhidos em discussão paralela com fontes de outra natureza que envolvam o tema do canto lírico; e) um ensaio biográfico sobre o tenor, em anexo; f) o livro de exercícios utilizado por Maresca, também em anexo. Esses elementos foram retirados de entrevistas de pessoas que tiveram contato com o tenor em seus últimos dez anos, durante os quais ele já havia se consolidado tanto como tenor, quanto como professor de canto lírico. Como resultado, foi possível listar uma série de elementos subjetivos, para além da técnica vocal utilizada por Maresca, como dados de personalidade, modelo de classe, e relação professor-aluno.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12092016-140251/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12092016-140251/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090659583262720