Schenberg e Mira Schendel: intuições criativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-103007/ |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a Crítica de Arte Monotipias de Mira Schendel, de Mario Schenberg, bem como a metodologia que adotou na sua elaboração e as suas concepções estéticas sobre as obras de arte em questão. A análise das suas reflexões sobre a criatividade na física e nas artes, tanto na ciência quanto no pensamento oriental, contribuíram para a compreensão da intuição como um processo importante na sua interação com as obras de arte. O pensamento oriental fez parte de seu horizonte intelectual, e a intuição também se encontra nesse contexto. O conceito da ressonância, apresentado por Schenberg , permite compreender sua atitude estética como espectador/participante da obra e como Crítico de Arte; um crítico que exercitou a sua criatividade, pautado na intuição, e materializou sua perspectiva estética em seus textos. |
id |
USP_b689885b97315996c488fb452c0aa799 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-22052023-103007 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Schenberg e Mira Schendel: intuições criativasSchenberg and Mira Schendel: criative intuitionsIntuiçãoIntuitionMario SchenbergMario SchenbergMira SchendelMira SchendelMonotipiasMonotypesResonanceRessonânciaEsta pesquisa tem como objetivo analisar a Crítica de Arte Monotipias de Mira Schendel, de Mario Schenberg, bem como a metodologia que adotou na sua elaboração e as suas concepções estéticas sobre as obras de arte em questão. A análise das suas reflexões sobre a criatividade na física e nas artes, tanto na ciência quanto no pensamento oriental, contribuíram para a compreensão da intuição como um processo importante na sua interação com as obras de arte. O pensamento oriental fez parte de seu horizonte intelectual, e a intuição também se encontra nesse contexto. O conceito da ressonância, apresentado por Schenberg , permite compreender sua atitude estética como espectador/participante da obra e como Crítico de Arte; um crítico que exercitou a sua criatividade, pautado na intuição, e materializou sua perspectiva estética em seus textos.This research aims to analyze Mira Schendel\'s Monotype Art Criticism, authored by Mario Schenberg, the methodology he adopted in its elaboration and his aesthetic conceptions about these works of art. The analysis of her reflections on creativity in physics and the arts, both in science and in Eastern thought contributed to the understanding of intuition as an important process in its interaction with works of art. Oriental thought was part of his intellectual horizon and intuition is also found in this context. The concept of resonance, presented by the Critic in his text, allows us to understand his aesthetic attitude as a spectator/participant of the work and as an Art Critic; a critic who exercised his creativity, guided by intuition, and materialized his aesthetic perspective in his texts.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAjzenberg, Elza MariaSimis, Ariton Omar2022-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-103007/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-22T14:17:58Zoai:teses.usp.br:tde-22052023-103007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-22T14:17:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Schenberg e Mira Schendel: intuições criativas Schenberg and Mira Schendel: criative intuitions |
title |
Schenberg e Mira Schendel: intuições criativas |
spellingShingle |
Schenberg e Mira Schendel: intuições criativas Simis, Ariton Omar Intuição Intuition Mario Schenberg Mario Schenberg Mira Schendel Mira Schendel Monotipias Monotypes Resonance Ressonância |
title_short |
Schenberg e Mira Schendel: intuições criativas |
title_full |
Schenberg e Mira Schendel: intuições criativas |
title_fullStr |
Schenberg e Mira Schendel: intuições criativas |
title_full_unstemmed |
Schenberg e Mira Schendel: intuições criativas |
title_sort |
Schenberg e Mira Schendel: intuições criativas |
author |
Simis, Ariton Omar |
author_facet |
Simis, Ariton Omar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ajzenberg, Elza Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simis, Ariton Omar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intuição Intuition Mario Schenberg Mario Schenberg Mira Schendel Mira Schendel Monotipias Monotypes Resonance Ressonância |
topic |
Intuição Intuition Mario Schenberg Mario Schenberg Mira Schendel Mira Schendel Monotipias Monotypes Resonance Ressonância |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a Crítica de Arte Monotipias de Mira Schendel, de Mario Schenberg, bem como a metodologia que adotou na sua elaboração e as suas concepções estéticas sobre as obras de arte em questão. A análise das suas reflexões sobre a criatividade na física e nas artes, tanto na ciência quanto no pensamento oriental, contribuíram para a compreensão da intuição como um processo importante na sua interação com as obras de arte. O pensamento oriental fez parte de seu horizonte intelectual, e a intuição também se encontra nesse contexto. O conceito da ressonância, apresentado por Schenberg , permite compreender sua atitude estética como espectador/participante da obra e como Crítico de Arte; um crítico que exercitou a sua criatividade, pautado na intuição, e materializou sua perspectiva estética em seus textos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-103007/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-103007/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257270217342976 |