Caracterização dos mecanismos de ação da proteína CspC na manutenção da viabilidade e na resposta de Caulobacter crescentus a estresses.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42132/tde-17082016-085352/
Resumo: As mutações pontuais nos dois domínios de CspC proporcionam fenótipos mais severos que a falta de cspC. Nenhuma CSP de C. crescentus é capaz de complementar o fenótipo de sensibilidade ao frio de E. coli BX04. Entretanto, os domínios de choque frio de CspC de C. crescentus individualmente são capazes de complementar este fenótipo. Uma análise transcricional global mostrou que a ausência de cspC afeta a transcrição de 11 genes na fase exponencial e 60 genes na fase estacionária. A meia vida dos genes sciP, aceA e CC0682 se mostrou menor no mutante cspC, sugerindo que é possível que CspC desempenhe uma regulação pós-transcricional.
id USP_b699e3fce81360e15725ac87a2e623b1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17082016-085352
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Caracterização dos mecanismos de ação da proteína CspC na manutenção da viabilidade e na resposta de Caulobacter crescentus a estresses.Characterization of the mechanisms of CspC action in Caulobacter crescentus cell viability and stress response.Caulobacter crescentusCaulobacter crescentusBacterial stress responseBiologia molecularCold shock proteinsGene regulationMicrobiologiaMicrobiologyMolecular biologyProteínas de choque frioRegulação gênicaResposta estresse em bactériasAs mutações pontuais nos dois domínios de CspC proporcionam fenótipos mais severos que a falta de cspC. Nenhuma CSP de C. crescentus é capaz de complementar o fenótipo de sensibilidade ao frio de E. coli BX04. Entretanto, os domínios de choque frio de CspC de C. crescentus individualmente são capazes de complementar este fenótipo. Uma análise transcricional global mostrou que a ausência de cspC afeta a transcrição de 11 genes na fase exponencial e 60 genes na fase estacionária. A meia vida dos genes sciP, aceA e CC0682 se mostrou menor no mutante cspC, sugerindo que é possível que CspC desempenhe uma regulação pós-transcricional.Point mutations in the CspC CSDs caused a more severe phenotype than that of the null strain. None of the C. crescentus CSPs complemented the cold sensitivity of E. coli BX04 mutant. However, the individual CSDs of C. crescentus CspC complemented this phenotype. A microarray global transcriptional profiling showed the absence of cspC affected the transcription of 11 genes at exponential phase and 60 genes at stationary phase. mRNA decay experiments showed that the sciP, aceA e CC0682 mRNAs were less stable in the cspC mutant, indicating that its effect could be at least partially due to posttranscriptional regulation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarques, Marilis do ValleSantos, Juliana da Silva2016-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42132/tde-17082016-085352/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-08-17T16:00:02Zoai:teses.usp.br:tde-17082016-085352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-08-17T16:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização dos mecanismos de ação da proteína CspC na manutenção da viabilidade e na resposta de Caulobacter crescentus a estresses.
Characterization of the mechanisms of CspC action in Caulobacter crescentus cell viability and stress response.
title Caracterização dos mecanismos de ação da proteína CspC na manutenção da viabilidade e na resposta de Caulobacter crescentus a estresses.
spellingShingle Caracterização dos mecanismos de ação da proteína CspC na manutenção da viabilidade e na resposta de Caulobacter crescentus a estresses.
Santos, Juliana da Silva
Caulobacter crescentus
Caulobacter crescentus
Bacterial stress response
Biologia molecular
Cold shock proteins
Gene regulation
Microbiologia
Microbiology
Molecular biology
Proteínas de choque frio
Regulação gênica
Resposta estresse em bactérias
title_short Caracterização dos mecanismos de ação da proteína CspC na manutenção da viabilidade e na resposta de Caulobacter crescentus a estresses.
title_full Caracterização dos mecanismos de ação da proteína CspC na manutenção da viabilidade e na resposta de Caulobacter crescentus a estresses.
title_fullStr Caracterização dos mecanismos de ação da proteína CspC na manutenção da viabilidade e na resposta de Caulobacter crescentus a estresses.
title_full_unstemmed Caracterização dos mecanismos de ação da proteína CspC na manutenção da viabilidade e na resposta de Caulobacter crescentus a estresses.
title_sort Caracterização dos mecanismos de ação da proteína CspC na manutenção da viabilidade e na resposta de Caulobacter crescentus a estresses.
author Santos, Juliana da Silva
author_facet Santos, Juliana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Marilis do Valle
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Caulobacter crescentus
Caulobacter crescentus
Bacterial stress response
Biologia molecular
Cold shock proteins
Gene regulation
Microbiologia
Microbiology
Molecular biology
Proteínas de choque frio
Regulação gênica
Resposta estresse em bactérias
topic Caulobacter crescentus
Caulobacter crescentus
Bacterial stress response
Biologia molecular
Cold shock proteins
Gene regulation
Microbiologia
Microbiology
Molecular biology
Proteínas de choque frio
Regulação gênica
Resposta estresse em bactérias
description As mutações pontuais nos dois domínios de CspC proporcionam fenótipos mais severos que a falta de cspC. Nenhuma CSP de C. crescentus é capaz de complementar o fenótipo de sensibilidade ao frio de E. coli BX04. Entretanto, os domínios de choque frio de CspC de C. crescentus individualmente são capazes de complementar este fenótipo. Uma análise transcricional global mostrou que a ausência de cspC afeta a transcrição de 11 genes na fase exponencial e 60 genes na fase estacionária. A meia vida dos genes sciP, aceA e CC0682 se mostrou menor no mutante cspC, sugerindo que é possível que CspC desempenhe uma regulação pós-transcricional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42132/tde-17082016-085352/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42132/tde-17082016-085352/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257045800058880