Laboratório de Matemática: Jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Neimar Juliano Albano da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29012020-163749/
Resumo: Nesta dissertação, abordamos a Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e a metodologia de Jogos no ensino de Funções. Ambas podem ser utilizadas como forma diferenciada para estimular o aprendizado dos alunos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no ensino da matemática é necessário iniciar os alunos nos conceitos de raciocínio lógico; capacidade de trabalhar em grupos; desenvolver a independência do mesmo no cotidiano com o auxílio no ensino por meio de metodologias ativas e de maneira lúdica. Com a utilização destes recursos pretende-se que o aluno aprenda a partilhar seus conhecimentos e aprendizados com o outro, e dividir as ideias e as experiências vivenciadas. Esses tipos de atividades fornecem ao adolescente um ambiente no qual ele sente-se motivado a buscar uma nova aprendizagem que o faça sentir prazer em aprender. A presente pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira utilizou-se a metodologia da ABP e o produto que esta gerou foram os jogos matemáticos nos quais os alunos aprenderam de forma prática as funções. E em uma etapa posterior a metodologia de ensino desenvolvida foi a de Jogos no ensino de funções. Os resultados coletados se dividem em quantitativos como um bom avanço nos níveis de aprendizagem de funções e qualitativos como melhor participação nos trabalhos em grupos e interações em sala de aula.
id USP_b6b654bc6e47b0cdf7f6e5a0da201f18
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29012020-163749
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Laboratório de Matemática: Jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABPLaboratory of Mathematics: Mathematical games in teaching functions using the ABP methodologyAprendizagem Baseada em Projetos (ABP)EncourageEstimularFunçõesFunctionsJogos MatemáticosMathematical gamesMetodologia de EnsinoProject-Based Learning (PBL)Teaching MethodologyNesta dissertação, abordamos a Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e a metodologia de Jogos no ensino de Funções. Ambas podem ser utilizadas como forma diferenciada para estimular o aprendizado dos alunos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no ensino da matemática é necessário iniciar os alunos nos conceitos de raciocínio lógico; capacidade de trabalhar em grupos; desenvolver a independência do mesmo no cotidiano com o auxílio no ensino por meio de metodologias ativas e de maneira lúdica. Com a utilização destes recursos pretende-se que o aluno aprenda a partilhar seus conhecimentos e aprendizados com o outro, e dividir as ideias e as experiências vivenciadas. Esses tipos de atividades fornecem ao adolescente um ambiente no qual ele sente-se motivado a buscar uma nova aprendizagem que o faça sentir prazer em aprender. A presente pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira utilizou-se a metodologia da ABP e o produto que esta gerou foram os jogos matemáticos nos quais os alunos aprenderam de forma prática as funções. E em uma etapa posterior a metodologia de ensino desenvolvida foi a de Jogos no ensino de funções. Os resultados coletados se dividem em quantitativos como um bom avanço nos níveis de aprendizagem de funções e qualitativos como melhor participação nos trabalhos em grupos e interações em sala de aula.In this dissertation, we approach the Active Methodology of Project-Based Learning (ABP) and the methodology of Games in the teaching of Functions. Both can be used as a differentiated way to stimulate student learning. According to the National Curricular Parameters (NCP) in the teaching of mathematics it is necessary to initiate the students in the concepts of logical reasoning; ability to work in groups; develop the independence of the same in the daily life with the aid in teaching through active and playful methodologies. With the use of these resources it is intended that the student learn to share his knowledge and learning with the other, and share the ideas and experiences. These types of activities provide the adolescent with an environment in which he or she feels motivated to seek new learning that makes him or her enjoy learning. The present research was divided in two stages, the first one was used the methodology of the BPA and the product that it generated were the mathematical games in which the students learned in a practical way the functions. And in a later stage the methodology of teaching developed was that of Games in the teaching of functions. The results collected are divided into quantitative as a good advance in the levels of learning of functions and qualitative as better participation in the work in groups and interactions in the classroom.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRomão, Estaner ClaroSilva, Neimar Juliano Albano da2019-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29012020-163749/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-29T21:49:03Zoai:teses.usp.br:tde-29012020-163749Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-29T21:49:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Laboratório de Matemática: Jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP
Laboratory of Mathematics: Mathematical games in teaching functions using the ABP methodology
title Laboratório de Matemática: Jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP
spellingShingle Laboratório de Matemática: Jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP
Silva, Neimar Juliano Albano da
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
Encourage
Estimular
Funções
Functions
Jogos Matemáticos
Mathematical games
Metodologia de Ensino
Project-Based Learning (PBL)
Teaching Methodology
title_short Laboratório de Matemática: Jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP
title_full Laboratório de Matemática: Jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP
title_fullStr Laboratório de Matemática: Jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP
title_full_unstemmed Laboratório de Matemática: Jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP
title_sort Laboratório de Matemática: Jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP
author Silva, Neimar Juliano Albano da
author_facet Silva, Neimar Juliano Albano da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romão, Estaner Claro
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Neimar Juliano Albano da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
Encourage
Estimular
Funções
Functions
Jogos Matemáticos
Mathematical games
Metodologia de Ensino
Project-Based Learning (PBL)
Teaching Methodology
topic Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
Encourage
Estimular
Funções
Functions
Jogos Matemáticos
Mathematical games
Metodologia de Ensino
Project-Based Learning (PBL)
Teaching Methodology
description Nesta dissertação, abordamos a Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e a metodologia de Jogos no ensino de Funções. Ambas podem ser utilizadas como forma diferenciada para estimular o aprendizado dos alunos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no ensino da matemática é necessário iniciar os alunos nos conceitos de raciocínio lógico; capacidade de trabalhar em grupos; desenvolver a independência do mesmo no cotidiano com o auxílio no ensino por meio de metodologias ativas e de maneira lúdica. Com a utilização destes recursos pretende-se que o aluno aprenda a partilhar seus conhecimentos e aprendizados com o outro, e dividir as ideias e as experiências vivenciadas. Esses tipos de atividades fornecem ao adolescente um ambiente no qual ele sente-se motivado a buscar uma nova aprendizagem que o faça sentir prazer em aprender. A presente pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira utilizou-se a metodologia da ABP e o produto que esta gerou foram os jogos matemáticos nos quais os alunos aprenderam de forma prática as funções. E em uma etapa posterior a metodologia de ensino desenvolvida foi a de Jogos no ensino de funções. Os resultados coletados se dividem em quantitativos como um bom avanço nos níveis de aprendizagem de funções e qualitativos como melhor participação nos trabalhos em grupos e interações em sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29012020-163749/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29012020-163749/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257451078877184