Controle de propulsão e levitação de um MAGLEV eletrodinâmico.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3139/tde-07112024-155634/ |
Resumo: | Os estudos realizados com o sistema de levitação e propulsão eletrodinâmica construído no Laboratório de Automação e Controle (LAC) da USP são apresentados neste trabalho. Inicialmente é feita uma apresentação dos sistemas de propulsão e levitação desenvolvidos em diversos centros de pesquisa do mundo, procurando caracterizá-los e identificar os aspectos que os diferenciam. Os sistemas de levitação e propulsão eletrodinâmica apresentam maior semelhança com o protótipo desenvolvido neste trabalho, por isso a descrição dessa tecnologia é feita com mais detalhes. Os sistemas de transporte que utilizam suspensão eletromagnética estão em início de implantação de linhas operacionais em diversos lugares do mundo e esta fase é representada particularmente pelo processo que ocorre hoje nos EUA e China. O projeto idealizado e construído necessita de diversos circuitos para gerar e medir as variáveis de controle. Os circuitos de geração de correntes e o processo de atualização dos sinais nas bobinas fixas para gerar as forças de propulsão e levitação são descritos. São apresentados os circuitos dos sensores e os algoritmos implementados para garantir que as variáveis medidas fiquem dentro da faixa de tolerância desejada. As relações entre as correntes nas bobinas fixas e as forças de levitação e propulsão que atuam no sistema são obtidas utilizando duas abordagens diferentes: através do cálculo das derivadas das indutâncias mútuas entre as bobinas fixas e a bobina móvel, e, comresultados equivalentes, através do cálculo dos vetores de densidade de fluxo sobre as bobinas fixas com a equação de Biot-Savart, relacionando esta grandeza com as forças que atuam sobre a bobina móvel através da equação de Lorentz. ) A partir da apresentação dos resultados acima, são desenvolvidos três métodos para a caracterização da forma da função que as correntes aplicadas nas bobinas fixas deve ter para a obtenção das forças de levitação e propulsão determinadas pelo controlador do sistema. A primeira abordagem baseia-se numa solução de um problema de minimização de uma função custo de modo a relacionar uma série de propriedades que a corrente numa bobina fixa deve ter - procurando minimizar suas taxas de variação e a potência na saída - com as componentes da força resultante na bobina móvel. Na segunda abordagem a forma da função é obtida através da solução das equações que relacionam as correntes em cada conjunto de bobinas fixas com as forças de propulsão e levitação na bobina móvel utilizando diversas matrizes pseudo-inversas para um conjunto de pontos sobre uma bobina fixa. Tendo em vista os resultados obtidos através da aplicação dos dois métodos descritos, um terceiro método foi desenvolvido: a partir dos resultados gerados nos dois primeiros, foram construídas funções aproximadas de correntes para obter levitação e propulsão separadamente. O modelo não-linear que descreve a dinâmica do sistema mecânico é apresentado, assim como as linearizaçõesefetuadas para projetar o controle. São feitas análises sobre o comportamento do sistema e considerações de projeto relevantes para a implementação dos controladores. Ao longo de todo o trabalho são apresentados diversos resultados experimentais obtidos e ao final do texto são apresentados os resultados do sistema de controle de propulsão e levitação utilizando um controlador desacoplado e um controlador multivariável. Os resultados são analisados procurando ressaltar as limitações dos sistemas implementados até o momento e discutindo futuros aperfeiçoamentos possíveis. |
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O projeto idealizado e construído necessita de diversos circuitos para gerar e medir as variáveis de controle. Os circuitos de geração de correntes e o processo de atualização dos sinais nas bobinas fixas para gerar as forças de propulsão e levitação são descritos. São apresentados os circuitos dos sensores e os algoritmos implementados para garantir que as variáveis medidas fiquem dentro da faixa de tolerância desejada. As relações entre as correntes nas bobinas fixas e as forças de levitação e propulsão que atuam no sistema são obtidas utilizando duas abordagens diferentes: através do cálculo das derivadas das indutâncias mútuas entre as bobinas fixas e a bobina móvel, e, comresultados equivalentes, através do cálculo dos vetores de densidade de fluxo sobre as bobinas fixas com a equação de Biot-Savart, relacionando esta grandeza com as forças que atuam sobre a bobina móvel através da equação de Lorentz. ) A partir da apresentação dos resultados acima, são desenvolvidos três métodos para a caracterização da forma da função que as correntes aplicadas nas bobinas fixas deve ter para a obtenção das forças de levitação e propulsão determinadas pelo controlador do sistema. A primeira abordagem baseia-se numa solução de um problema de minimização de uma função custo de modo a relacionar uma série de propriedades que a corrente numa bobina fixa deve ter - procurando minimizar suas taxas de variação e a potência na saída - com as componentes da força resultante na bobina móvel. Na segunda abordagem a forma da função é obtida através da solução das equações que relacionam as correntes em cada conjunto de bobinas fixas com as forças de propulsão e levitação na bobina móvel utilizando diversas matrizes pseudo-inversas para um conjunto de pontos sobre uma bobina fixa. Tendo em vista os resultados obtidos através da aplicação dos dois métodos descritos, um terceiro método foi desenvolvido: a partir dos resultados gerados nos dois primeiros, foram construídas funções aproximadas de correntes para obter levitação e propulsão separadamente. O modelo não-linear que descreve a dinâmica do sistema mecânico é apresentado, assim como as linearizaçõesefetuadas para projetar o controle. São feitas análises sobre o comportamento do sistema e considerações de projeto relevantes para a implementação dos controladores. Ao longo de todo o trabalho são apresentados diversos resultados experimentais obtidos e ao final do texto são apresentados os resultados do sistema de controle de propulsão e levitação utilizando um controlador desacoplado e um controlador multivariável. Os resultados são analisados procurando ressaltar as limitações dos sistemas implementados até o momento e discutindo futuros aperfeiçoamentos possíveis.The study of propulsion and levitation in an experimental electrodynamic linear motor with two degrees of freedom built at University of São Paulo is presented in this work. Several projects being developed all over the world are presented with a particular attention to the electrodynamic systems. Several train lines using linear propulsion and levitation technology are current being studied. Particularly in the United States a large public-private effort to construct MAGLEV lines is scheduled to begin soon. Special purpose circuits needed to control and measure a set of variables were developed. The circuits that control the currents at the fixed coils to generate the desired force, and the circuits and algorithms developed to measure the height of levitation and the position over the fixed coils are presented. In the experimental system built, the forces required for propulsion and levitation are determined through the equations that relate the currents in each fixed coil and the variation of the mutual inductance between the fixed coils and the moving coils. The resultant linear equations are undetermined and three ways to calculate the currents were developed. An equivalent way to determine the forces acting on the moving coil applying the Biot-Savart equation for each fixed coil to calculate the flux density vector over them, and then determining the resultant force using the Lorentz equation in the moving coil. Three methods to calculate the currents arepresented. One way to generate the currents in the fixed coils that result in a given force is based on an optimization approach. A solution to the linear equations is computed off line, giving one possible combination of currents that provides the required resultant force in the moving coil. Another way uses a pseudo-inverse matrix to obtain an exact solution to the equations at several points over the fixed coils. ) A third method, based in the results of the other ones, uses an approximation to the shape of the current in a fixed coil to generate independent levitation and propulsion forces. The non-linear model of the system is presented and linearized at the levitation and propulsion operation points. The coefficients that characterize the system are obtained through the analysis of test results and MatLab programs. Two feedback control techniques - using decoupled controls and multivariable pole placement - were tested and experimental results are presented together with discussions about limitations of the systems implemented and suggested improvements.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPait, Felipe MiguelCampo, Alexandre Brincalepe2001-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3139/tde-07112024-155634/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-07T18:00:02Zoai:teses.usp.br:tde-07112024-155634Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-07T18:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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