Adolescência e drogas: uma trama discursiva fechada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Antonio Sérgio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12112010-155159/
Resumo: Esta pesquisa trata das atuais produções discentes acadêmicas sobre o tema adolescência e drogas e a relação com o discurso de professores sobre esta temática. O referencial teórico utilizado é a obra de Freud e demais autores psicanalíticos e como referencial teórico-metodológico foi empregada a análise de discurso como método de pesquisa em psicologia aproximada da psicanálise, proposto por Guirado. Foram levantadas pesquisas que, classificadas, receberam tratamento quantitativo e qualitativo buscando, entre seus objetivos e resultados alcançados, novos indicadores que permitissem avaliar o alcance destes estudos, possibilitando uma nova visão sobre a temática. Como trabalho de campo foi acompanhado um fórum virtual sobre a opinião de professores sobre o tema drogas na escola: como enfrentar o problema, por um período de 42 meses, o que permitiu uma análise sobre o conjunto, bem como, por meio da análise de discurso, proceder ao exercício no tratamento das opiniões, buscando compreender como esta temática falava, ao mesmo tempo, dos seus autores e das cenas de enunciação. Considerados os conceitos de adolescência sob a perspectiva da psicanálise e da análise histórico-crítica, bem como, sobre as características das substâncias psicoativas e tipos de usuários, compreender a trama discursiva entre os resultados das produções discentes e o discurso de professores. A análise dos dados obtidos neste estudo aponta para uma possível clausura discursiva entre o discurso intelectual-acadêmico e o discurso de professores, indicando especial cuidado para o tratamento do tema.
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