As histórias em quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andraus, Gazy
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112008-182154/
Resumo: As histórias em quadrinhos são objetos visuais expressivos de comunicação e informação imprescindíveis ontologicamente, pois acompanham o processo cultural humano desde seus primórdios, impulsionadas pelas tecnologias que possibilitaram a sua reprodução. A mudança de paradigma científico, do clássico e cartesiano para o quântico, tem modificado a visão da interação entre o homem e a realidade, de uma objetividade pragmática para uma intersubjetividade probabilística, alinear, complexa e sistêmica. Além disso, os estudos cognitivos através da tomografia computadorizada ampliaram os conhecimentos do aparato cerebral, estipulando uma mente neuroplástica cujo funcionamento triádico: cérebro central, pragmático; esquerdo, racional e direito, intuitivo, requer uma melhor interação proporcional. Graças à tomografia computadorizada, já se sabe que as imagens são lidas como informação imagética pelo hemisfério direito do cérebro, enquanto que os fonemas pelo esquerdo. O ensino tradicional, porém, se apóia na física clássica, linear e fragmentada, com base na informação escrita científica, estimulando, portanto, o hemisfério esquerdo, em detrimento ao direito, ignorando as informações intersubjetivas, como os desenhos. Considerando tais pressupostos, esta pesquisa visa demonstrar a importância e necessidade ontológica das histórias em quadrinhos como uma linguagem de expressão informacional que pode auxiliar nesta mudança paradigmática, levantando referenciais teóricos que corroborem a veracidade e autenticidade do valor comunicacional, cultural e educacional da linguagem quadrinhística e demonstrando como os quadrinhos podem servir de auxílio diferenciado e sistêmico na educação, em especial, universitária. Com isto, pretende-se também tornar visíveis as histórias em quadrinhos, inteirando o adulto da importância do meio, Isto possibilita atingir o entendimento da linguagem e conhecimento de obras que poderão ser utilizadas em conjunto com os livros teóricos. Algumas indicações são propostas como estudo de caso e análise de conteúdo das histórias em quadrinhos de divulgação científica para o público universitário especializado.
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Além disso, os estudos cognitivos através da tomografia computadorizada ampliaram os conhecimentos do aparato cerebral, estipulando uma mente neuroplástica cujo funcionamento triádico: cérebro central, pragmático; esquerdo, racional e direito, intuitivo, requer uma melhor interação proporcional. Graças à tomografia computadorizada, já se sabe que as imagens são lidas como informação imagética pelo hemisfério direito do cérebro, enquanto que os fonemas pelo esquerdo. O ensino tradicional, porém, se apóia na física clássica, linear e fragmentada, com base na informação escrita científica, estimulando, portanto, o hemisfério esquerdo, em detrimento ao direito, ignorando as informações intersubjetivas, como os desenhos. Considerando tais pressupostos, esta pesquisa visa demonstrar a importância e necessidade ontológica das histórias em quadrinhos como uma linguagem de expressão informacional que pode auxiliar nesta mudança paradigmática, levantando referenciais teóricos que corroborem a veracidade e autenticidade do valor comunicacional, cultural e educacional da linguagem quadrinhística e demonstrando como os quadrinhos podem servir de auxílio diferenciado e sistêmico na educação, em especial, universitária. Com isto, pretende-se também tornar visíveis as histórias em quadrinhos, inteirando o adulto da importância do meio, Isto possibilita atingir o entendimento da linguagem e conhecimento de obras que poderão ser utilizadas em conjunto com os livros teóricos. Algumas indicações são propostas como estudo de caso e análise de conteúdo das histórias em quadrinhos de divulgação científica para o público universitário especializado.Comics are indispensable, expressive visual objects for communication and information because they have followed the cultural process of humanity since its beginning. Comics also exist because the technology made them possible. The scientific paradigm has changed from classic Cartesians to quantum, transforming the interaction between man and reality, from a pragmatic objectivity to a probabilistic, non-linear, complex and systemic intersubjectivity. Besides, cognitive researches by computerized tomographies amplified the knowledge about the brain, indicating that the neuroplastic mind functions in three ways: the center brain is pragmatic; the left is rational and the right is intuitive, for a better balance. Thanks to computerized tomographies it is now known that the images are read as distint information by the right hemisphere, while phonemes are read by the left one. The traditional teaching supports the classic, linear and fragmented physics, with the written scientific papers stimulating the left brain, while they disregar the right side by not using drawings. Considering these presuppositions, this research aimed to show the importance and need of comics as a language full of informational expressions that can help to change this paradigm, opening theoretical references to authenticate their educational, cultural and communicational value, and to show how comics can serve the purpose of creating a systemic education, specially in universities. Besides that, the research also had the objective of making comics more visible to mature people, encouraging them to know more about graphic novels that may be used with the traditional and theoretical books. It also recommends some scientific comics to academic people, emphasizing their fields of application in higher education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVergueiro, Waldomiro de Castro SantosAndraus, Gazy2006-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112008-182154/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-08-10T22:27:58Zoai:teses.usp.br:tde-13112008-182154Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-08-10T22:27:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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