\"A maior zoeira\": experiências juvenis na periferia de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre Barbosa Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.8.2010.tde-17112010-141417
Resumo: Esta tese aborda diferentes experiências juvenis observadas em variados contextos etnográficos em duas localidades em periferias do município de São Paulo: Cidade Ademar, na zona sul, e Brasilândia, na zona norte. A partir de uma perspectiva multilocalizada, a pesquisa buscou entender como as experiências juvenis modificavam e eram modificadas por outras experiências como as escolares, territoriais (de moradores da periferia), tecnológicas, além das de gênero, classe social e raça. Assim, com base em etnografias realizadas de maneiras e intensidades diferentes em cinco escolas, atentou-se para a importância de dois aspectos no cotidiano dos jovens: o lúdico e o tecnológico. A centralidade das tecnologias mostrou-se de forma bastante contundente nas experiências juvenis por meio dos telefones celulares acionados em sala de aula, da internet, dos games e dos sons automotivos emitidos em volume elevado nas festas funks produzidas no espaço da rua. As interações que os jovens estabeleciam com os itens tecnológicos mantinham fortes associações com o lúdico, muitas vezes esse também marcado por particularidades de gênero. Em suas múltiplas relações com o cômico, o jocoso, o festivo e o agonístico nas experiências juvenis contemporâneas, a questão da ludicidade mostrou-se como um componente importante não apenas do cotidiano das escolas muitas vezes desestabilizando a ordem institucional destas como também de outros contextos e práticas como as lan houses e a música funk.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis \"A maior zoeira\": experiências juvenis na periferia de São Paulo \"A maior zoeira\": youthful experiences on the urban outskirt of São Paulo 2010-09-24Jose Guilherme Cantor MagnaniHeloisa Buarque de AlmeidaMarilia Pontes EspositoSilvana de Souza NascimentoLuiz Henrique de ToledoAlexandre Barbosa PereiraUniversidade de São PauloCiência Social (Antropologia Social)USPBR Anthropology Antropologia Escola Juventude Lúdico Periferia Playfulness School Technology Tecnologia Urban outskirt Youth Esta tese aborda diferentes experiências juvenis observadas em variados contextos etnográficos em duas localidades em periferias do município de São Paulo: Cidade Ademar, na zona sul, e Brasilândia, na zona norte. A partir de uma perspectiva multilocalizada, a pesquisa buscou entender como as experiências juvenis modificavam e eram modificadas por outras experiências como as escolares, territoriais (de moradores da periferia), tecnológicas, além das de gênero, classe social e raça. Assim, com base em etnografias realizadas de maneiras e intensidades diferentes em cinco escolas, atentou-se para a importância de dois aspectos no cotidiano dos jovens: o lúdico e o tecnológico. A centralidade das tecnologias mostrou-se de forma bastante contundente nas experiências juvenis por meio dos telefones celulares acionados em sala de aula, da internet, dos games e dos sons automotivos emitidos em volume elevado nas festas funks produzidas no espaço da rua. As interações que os jovens estabeleciam com os itens tecnológicos mantinham fortes associações com o lúdico, muitas vezes esse também marcado por particularidades de gênero. Em suas múltiplas relações com o cômico, o jocoso, o festivo e o agonístico nas experiências juvenis contemporâneas, a questão da ludicidade mostrou-se como um componente importante não apenas do cotidiano das escolas muitas vezes desestabilizando a ordem institucional destas como também de outros contextos e práticas como as lan houses e a música funk. This thesis presents as content, different youth experiences as observed in a variety of ethnographical contexts from two different locations in São Paulo city outskirts: Cidade Ademar, southern district, and Brasilândia, northern district. From a multi-sited point of view, the research aimed to raise understanding on how changeable youth experiences are, and how the experiences themselves are changed by other issues, such as education, territory (where they dwell), technology, as well as issues related to gender, class and race. Thus, based on ethnographies carried out in different manners and with different degrees of intensity in five schools, two aspects have received special focus on day to day youth activities: playfulness and technology. Technology was seen as a pivotal element, given its sturdiness within youth experiences, through the use of mobile phones in the classroom, the Internet, games and the sound of loud music reverberating from automobiles, creating space for street funk parties. The interactions between the youth and their technological gadgets, presented a strong connection with playfulness, often characterized by particularities common to the modality. The multiple relations between comic, humorous, jolly and agonistic features in contemporary experiences faced by the youth, have turned playfulness into a very important element, not only in everyday experiences at school often disturbing institutional order but also in other contexts and practices such as the use of lan houses (internet cafes), and carioca funk music get togethers. https://doi.org/10.11606/T.8.2010.tde-17112010-141417info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:15:03Zoai:teses.usp.br:tde-17112010-141417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:49:33.703969Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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