Das contas ao rosário: por entre as páginas do livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Christiane Soares de Assis Matos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-08022020-203333/
Resumo: Esta pesquisa busca compreender a lógica didática da organização do livro didático que traz em si determinada teoria do conhecimento; e pretende identificar em que medida tal organização pode servir de instrumento ao professor para a formação dos estudantes. Esta investigação considera o livro didático um objeto cultural legitimado pela cultura escolar e pressupõe que ele seja um ordenador do currículo. O trabalho apresenta como fio condutor a teoria histórico-cultural e elementos conceituais de Vigotski, Leontiev, Moura, entre outros, na busca por responder à questão central: \"Qual é a potencialidade da lógica de organização didática manifesta no livro didático?\". Para isso, analisou-se um livro didático de matemática utilizado no 1.º ano do ensino fundamental da rede de ensino do município lócus. Como propostas de análise, elencaram-se partes da estrutura e a organização do livro, que possibilitaram permear as unidades de análise: criança, aprendizagem e conceito. Identificou-se que a lógica de organização do livro didático promove a concretização do conhecimento empírico pautado na suposta necessidade do estudante, advinda dos conhecimentos prévios e das possibilidades cognitivas de que ele dispõe. Assim, por acreditar que a função do ensino é contribuir para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos estudantes e oportunizar o acesso aos conceitos científicos e seus sistemas, propõe-se a Atividade Orientadora de Ensino como mediadora desse instrumento - o livro didático -, para potencializar seu uso, de forma a organizar o ensino voltado à apropriação dos conhecimentos historicamente construídos; ao desenvolvimento do pensamento teórico; bem como revelar ao professor a significação desse objeto cultural. Tal significação permite considerar os conceitos e seus sistemas como \"contas\" de um \"rosário\" que pode ser alinhavado na atividade pedagógica a fim de estender o processo de ensino e aprendizagem para além das páginas do livro didático.
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spelling Das contas ao rosário: por entre as páginas do livro didáticoFrom beads to rosary: between the pages of the textbookActivities for teachingAtividades para o ensinoHistorical-cultural theoryLivro didáticoOrganização do currículo de matemáticaOrganization of the math curriculumTeoria histórico-culturalTextbookEsta pesquisa busca compreender a lógica didática da organização do livro didático que traz em si determinada teoria do conhecimento; e pretende identificar em que medida tal organização pode servir de instrumento ao professor para a formação dos estudantes. Esta investigação considera o livro didático um objeto cultural legitimado pela cultura escolar e pressupõe que ele seja um ordenador do currículo. O trabalho apresenta como fio condutor a teoria histórico-cultural e elementos conceituais de Vigotski, Leontiev, Moura, entre outros, na busca por responder à questão central: \"Qual é a potencialidade da lógica de organização didática manifesta no livro didático?\". Para isso, analisou-se um livro didático de matemática utilizado no 1.º ano do ensino fundamental da rede de ensino do município lócus. Como propostas de análise, elencaram-se partes da estrutura e a organização do livro, que possibilitaram permear as unidades de análise: criança, aprendizagem e conceito. Identificou-se que a lógica de organização do livro didático promove a concretização do conhecimento empírico pautado na suposta necessidade do estudante, advinda dos conhecimentos prévios e das possibilidades cognitivas de que ele dispõe. Assim, por acreditar que a função do ensino é contribuir para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos estudantes e oportunizar o acesso aos conceitos científicos e seus sistemas, propõe-se a Atividade Orientadora de Ensino como mediadora desse instrumento - o livro didático -, para potencializar seu uso, de forma a organizar o ensino voltado à apropriação dos conhecimentos historicamente construídos; ao desenvolvimento do pensamento teórico; bem como revelar ao professor a significação desse objeto cultural. Tal significação permite considerar os conceitos e seus sistemas como \"contas\" de um \"rosário\" que pode ser alinhavado na atividade pedagógica a fim de estender o processo de ensino e aprendizagem para além das páginas do livro didático.This research seeks to understand the didactic logic of the didactic book organization that brings in itself a certain theory of knowledge; and aims to identify the extent to which such an organization can serve as an instrument for the teacher to train students. This research considers the textbook a cultural object legitimized by the school culture and presupposes that it is a computer of the curriculum. The work presents as a guiding thread the historical-cultural theory and conceptual elements of Vigotski, Leontiev, Moura, among others, in the search to answer the central question: \"What is the potentiality of the logic of didactic organization manifested in the textbook?\". For that, we analyzed a didactic book of mathematics used in the first year of elementary school of the education network of the municipality locus. As proposals of analysis, parts of the structure and the organization of the book were presented, which allowed to permeate the units of analysis: child, learning and concept. It was identified that the logic of organization of the didactic book promotes the realization of the empirical knowledge based on the supposed need of the student, derived from the previous knowledge and the cognitive possibilities that it has. Thus, because it believes that the teaching function is to contribute to the development of the higher psychological functions of the students and to give access to the scientific concepts and their systems, the Teaching Teaching Activity is proposed as mediator of this instrument - the textbook -, for to potentiate its use, in order to organize the teaching directed to the appropriation of the historically constructed knowledge; to the development of theoretical thinking; as well as to reveal to the teacher the meaning of this cultural object. Such a meaning allows us to consider concepts and their systems as \"accounts\" of a \"rosary\" that can be tackled in pedagogical activity in order to extend the process of teaching and learning beyond the pages of the textbook.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Elaine SampaioPaula, Christiane Soares de Assis Matos de2019-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-08022020-203333/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-15T00:04:01Zoai:teses.usp.br:tde-08022020-203333Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-05-15T00:04:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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