Aprimoramentos em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução no consumo de combustível.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Marcelo Blanco Bolsonaro de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-15032023-110552/
Resumo: Cada vez mais a indústria automotiva busca novas tecnologias para melhorar a vida dos passageiros dentro dos veículos, otimizar o consumo de combustível e minimizar a emissão de poluentes. A redução do consumo de combustível encontra grande interesse não só em função dos custos do petróleo estarem aumentando a cada ano que passa e de ser um combustível finito, mas também porque atua diretamente na diminuição da emissão de poluentes. Além do motor de combustão interna, que por si só demanda consumo de combustível para poder operar, outros periféricos acoplados \"roubam\" uma certa potência, afetando o consumo. E o sistema de climatização veicular é um desses periféricos. Com o desenvolvimento do presente trabalho foi realizado estudo de aprimoramento em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução do consumo de combustível. O estudo abrangeu aprimoramentos tanto na caixa de ar quanto no ciclo de refrigeração e foi realizado em um modelo de veículo classificado como uma perua off-road, com um motor-bi-combustível de 1600 cm³, dotado de sistema de climatização com capacidade de 1 TR (usual neste tipo de automóvel). Para a avaliação do impacto dos aprimoramentos foram realizados testes de desempenho do sistema de climatização, com o veículo em câmara climatizada, na obtenção de condições ambientais de cabine estipulados pela montadora e de redução no consumo de combustível. Os testes de desempenho do sistema declimatização foram executados inicialmente com o sistema convencional de ar condicionado, sem nenhuma modificação (sistema de referência). Ao longo do desenvolvimento do trabalho algumas modificações foram introduzidas para que se pudesse determinar o impacto que estas modificações teriam no desempenho do sistema. ) Os resultados mostraram que os aprimoramentos possibilitaram melhoram as condições ambientais na cabine do veículo, atingindo-se as condições ambientais estipuladas pela montadora - os requerimentos da montadora. Além disso, a utilização de compressor com pistões de deslocamento variável apresentou redução de consumo de combustível em torno de 5% em relação ao compressor com pistões de deslocamento fixo
id USP_b954e3d6824bfe66ee736638e9d08bd5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15032023-110552
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aprimoramentos em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução no consumo de combustível.Untitled in englishAr condicionadoClimatizaçãoCombustíveisConforto ambientalConsumo (Redução)No keywordsRefrigeraçãoCada vez mais a indústria automotiva busca novas tecnologias para melhorar a vida dos passageiros dentro dos veículos, otimizar o consumo de combustível e minimizar a emissão de poluentes. A redução do consumo de combustível encontra grande interesse não só em função dos custos do petróleo estarem aumentando a cada ano que passa e de ser um combustível finito, mas também porque atua diretamente na diminuição da emissão de poluentes. Além do motor de combustão interna, que por si só demanda consumo de combustível para poder operar, outros periféricos acoplados \"roubam\" uma certa potência, afetando o consumo. E o sistema de climatização veicular é um desses periféricos. Com o desenvolvimento do presente trabalho foi realizado estudo de aprimoramento em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução do consumo de combustível. O estudo abrangeu aprimoramentos tanto na caixa de ar quanto no ciclo de refrigeração e foi realizado em um modelo de veículo classificado como uma perua off-road, com um motor-bi-combustível de 1600 cm³, dotado de sistema de climatização com capacidade de 1 TR (usual neste tipo de automóvel). Para a avaliação do impacto dos aprimoramentos foram realizados testes de desempenho do sistema de climatização, com o veículo em câmara climatizada, na obtenção de condições ambientais de cabine estipulados pela montadora e de redução no consumo de combustível. Os testes de desempenho do sistema declimatização foram executados inicialmente com o sistema convencional de ar condicionado, sem nenhuma modificação (sistema de referência). Ao longo do desenvolvimento do trabalho algumas modificações foram introduzidas para que se pudesse determinar o impacto que estas modificações teriam no desempenho do sistema. ) Os resultados mostraram que os aprimoramentos possibilitaram melhoram as condições ambientais na cabine do veículo, atingindo-se as condições ambientais estipuladas pela montadora - os requerimentos da montadora. Além disso, a utilização de compressor com pistões de deslocamento variável apresentou redução de consumo de combustível em torno de 5% em relação ao compressor com pistões de deslocamento fixoMore and more the world automotive industry looks for new technologies to improve the passengers\' life inside vehicles, to optimize the consumption of fuel and to minimize the emissions of pollutant. The reduction of the consumption of fuel great interest not only in function of the increasing of the costs of the petroleum - a finite fuel, but also because it acts directly in the decrease of the emission of pollutant. Besides the internal combustion engine demands consumption of fuel by itself to operate, the periphery components \"steal\" a certain power, affecting the fuel consumption, and the climate control systems is one of the equipment. With the development of the presented work a study of enhancements in the vehicle climate control system to improve cabin environmental conditions and to reduce fuel consumption was accomplished. The study included enhancements in the HVAC and in the refrigeration cycle and was accomplished in a off-road vehicle model, with a bi-fuel engine of 1600 cm³, endowed with an climate control system with capacity of 1 TR (usual in this type of automobile). For the evaluation of the impact of the enhancements tests of the climate control system performance were accomplished, with the vehicle in a climate chamber, to obtain environmental cabin conditions requested by the OEM and to reduce fuel consumption. The tests of the climate control system performance were executed initially with the conventional system of air conditioning,without any modification (reference system). Along the development of the work modifications were introduced for the determination of the impact of these modifications in the system performance. The results showed that the enhancements made possible improve the environment conditions in the vehicle cabin, reaching environmental conditions stipulated by the OEM - the OEM requirements. Besides, the use of variable displacement compressor presented reduction of fuel consumption around 5% in relation to the fixed displacement compressor.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTribess, ArlindoMoura, Marcelo Blanco Bolsonaro de2007-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-15032023-110552/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-15T14:15:37Zoai:teses.usp.br:tde-15032023-110552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-15T14:15:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprimoramentos em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução no consumo de combustível.
Untitled in english
title Aprimoramentos em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução no consumo de combustível.
spellingShingle Aprimoramentos em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução no consumo de combustível.
Moura, Marcelo Blanco Bolsonaro de
Ar condicionado
Climatização
Combustíveis
Conforto ambiental
Consumo (Redução)
No keywords
Refrigeração
title_short Aprimoramentos em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução no consumo de combustível.
title_full Aprimoramentos em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução no consumo de combustível.
title_fullStr Aprimoramentos em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução no consumo de combustível.
title_full_unstemmed Aprimoramentos em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução no consumo de combustível.
title_sort Aprimoramentos em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução no consumo de combustível.
author Moura, Marcelo Blanco Bolsonaro de
author_facet Moura, Marcelo Blanco Bolsonaro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tribess, Arlindo
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Marcelo Blanco Bolsonaro de
dc.subject.por.fl_str_mv Ar condicionado
Climatização
Combustíveis
Conforto ambiental
Consumo (Redução)
No keywords
Refrigeração
topic Ar condicionado
Climatização
Combustíveis
Conforto ambiental
Consumo (Redução)
No keywords
Refrigeração
description Cada vez mais a indústria automotiva busca novas tecnologias para melhorar a vida dos passageiros dentro dos veículos, otimizar o consumo de combustível e minimizar a emissão de poluentes. A redução do consumo de combustível encontra grande interesse não só em função dos custos do petróleo estarem aumentando a cada ano que passa e de ser um combustível finito, mas também porque atua diretamente na diminuição da emissão de poluentes. Além do motor de combustão interna, que por si só demanda consumo de combustível para poder operar, outros periféricos acoplados \"roubam\" uma certa potência, afetando o consumo. E o sistema de climatização veicular é um desses periféricos. Com o desenvolvimento do presente trabalho foi realizado estudo de aprimoramento em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução do consumo de combustível. O estudo abrangeu aprimoramentos tanto na caixa de ar quanto no ciclo de refrigeração e foi realizado em um modelo de veículo classificado como uma perua off-road, com um motor-bi-combustível de 1600 cm³, dotado de sistema de climatização com capacidade de 1 TR (usual neste tipo de automóvel). Para a avaliação do impacto dos aprimoramentos foram realizados testes de desempenho do sistema de climatização, com o veículo em câmara climatizada, na obtenção de condições ambientais de cabine estipulados pela montadora e de redução no consumo de combustível. Os testes de desempenho do sistema declimatização foram executados inicialmente com o sistema convencional de ar condicionado, sem nenhuma modificação (sistema de referência). Ao longo do desenvolvimento do trabalho algumas modificações foram introduzidas para que se pudesse determinar o impacto que estas modificações teriam no desempenho do sistema. ) Os resultados mostraram que os aprimoramentos possibilitaram melhoram as condições ambientais na cabine do veículo, atingindo-se as condições ambientais estipuladas pela montadora - os requerimentos da montadora. Além disso, a utilização de compressor com pistões de deslocamento variável apresentou redução de consumo de combustível em torno de 5% em relação ao compressor com pistões de deslocamento fixo
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-15032023-110552/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-15032023-110552/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090736726999040