Expografia na 27ª Bienal de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anna Helena de Assis Meirelles Villela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.16.2019.tde-07112019-114632
Resumo: Essa dissertação tem como foco de investigação expografias de exposições de arte contemporânea. Elege como estudo de caso a 27ª Bienal de São Paulo cujo tema foi Como viver Junto (2006). O estudo se dá a partir da análise crítica das relações interdisciplinares, que constituem a exposição: arte, curadoria, arquitetura pré-existente e expografia. A escolha da 27ª Bienal se justifica pelo caráter experimental da mostra que implementou diversas mudanças no modelo institucional estabelecido até então. Estas transformações ampliaram o papel dos curadores e por consequência alteraram a relação com o projeto expográfico, que passou a ter um caráter mais autoral. O estudo se inicia com a contextualização da mostra, com uma retomada histórica da Bienal de São Paulo até 2006, análise espacial do Pavilhão Ciccillo Matarazzo e avaliação do legado da 27ªBienal para as expografias das mostras subsequentes. Faz uma análise da inserção da proposta curatorial da 27ª Bienal no circuito global das exposições internacionais. Finaliza com a leitura crítica da mostra a partir da reconstituição de um percurso pela exposição, apontando como se deram as relações interdisciplinares entre narrativa curatorial, projeto expográfico e obras de arte no Pavilhão Ciccillo Matarazzo.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Expografia na 27ª Bienal de São Paulo The Exhibition Design of the 27th São Paulo Biennial 2019-05-24Fernanda Fernandes da SilvaMirtes Cristina Marins de OliveiraDavid Moreno SperlingAnna Helena de Assis Meirelles VillelaUniversidade de São PauloArquitetura e UrbanismoUSPBR 27th Bienal de São Paulo 27ª Bienal de São Paulo Arte contemporânea Ciccillo Matarazzo Pavilion Contemporary art Curadoria Curatorship Exhibition Exhibition design Expografia Exposição Pavilhão Ciccillo Matarazzo Essa dissertação tem como foco de investigação expografias de exposições de arte contemporânea. Elege como estudo de caso a 27ª Bienal de São Paulo cujo tema foi Como viver Junto (2006). O estudo se dá a partir da análise crítica das relações interdisciplinares, que constituem a exposição: arte, curadoria, arquitetura pré-existente e expografia. A escolha da 27ª Bienal se justifica pelo caráter experimental da mostra que implementou diversas mudanças no modelo institucional estabelecido até então. Estas transformações ampliaram o papel dos curadores e por consequência alteraram a relação com o projeto expográfico, que passou a ter um caráter mais autoral. O estudo se inicia com a contextualização da mostra, com uma retomada histórica da Bienal de São Paulo até 2006, análise espacial do Pavilhão Ciccillo Matarazzo e avaliação do legado da 27ªBienal para as expografias das mostras subsequentes. Faz uma análise da inserção da proposta curatorial da 27ª Bienal no circuito global das exposições internacionais. Finaliza com a leitura crítica da mostra a partir da reconstituição de um percurso pela exposição, apontando como se deram as relações interdisciplinares entre narrativa curatorial, projeto expográfico e obras de arte no Pavilhão Ciccillo Matarazzo. This dissertation focuses on the investigation of the exhibition design of contemporary art exhibitions. Elects as a case study the 27th Bienal de São Paulo whose theme was How to Live Together (2006). The study is based on a critical analysis of the interdisciplinary relationships that constitute the exhibition: art, curatorship, preexisting architecture and exhibition design. The choice of the 27th Biennial is justified by the experimental character of the exhibition that implemented several changes in the institutional model established until then. These transformations amplified the role of the curators and consequently altered the relation with the exhibition design, that became more authorial. The study begins with the contextualisation of the exhibition, with a historical resumption of the São Paulo Biennial until 2006, spatial analysis of the Ciccillo Matarazzo Pavilion and evaluation of the legacy of the 27th Bienal for the exhibitions of the subsequent shows. It analyzes the insertion of the curatorial proposal of the 27th Bienal in the global circuit of international shows. It finishes with the review of the exhibition with the reconstitution of a tour through the show, pointing out how the interdisciplinary relations happened between curatorial narrative, design exhibition project and works of art in the Pavilion Ciccillo Matarazzo. https://doi.org/10.11606/D.16.2019.tde-07112019-114632info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:25:14Zoai:teses.usp.br:tde-07112019-114632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:18:05.394499Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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