Formação contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joyce Paula da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-22072019-141345/
Resumo: Neste trabalho estudamos uma proposta de formação contínua para professores de Matemática da Educação Básica, inserida no OBEDUC - Ensino de Matemática na Escola Elementar, desenvolvido no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, no biênio 2013/2014. A partir de dados coletados durante a participação de um grupo formado por quatro professoras nas atividades propostas no período, analisamos em que medida tal processo de formação contínua favoreceu, nos sujeitos de pesquisa, o desenvolvimento de um perfil profissional reflexivo. Tomamos por base a Teoria de Desenvolvimento do Profissional Reflexivo, apresentada por Donald A. Schön, que argumenta que o profissional reflexivo é aquele que proporciona meios que favoreçam a aprendizagem de seus alunos e defende ainda uma formação prática como meio de desenvolvimento das habilidades profissionais necessárias para o exercício da profissão. Por meio da reflexão na prática e sobre a prática, o professor poderá desenvolver autonomia no sentido de ampliar seu repertório para o trabalho com os alunos e de tornar-se apto a promover, em diversas situações próprias do ambiente escolar, o aprendizado em sala de aula. Sob tal ponto de vista, investigamos e analisamos a participação das professoras em dois momentos: no trabalho como supervisoras de estágios de estudantes do curso de Licenciatura do IME-USP e na elaboração e aplicação de projetos autorais produzidos com apoio de participantes do OBEDUC.
id USP_b9fb89635ec476c37560d17f08ba823f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22072019-141345
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Formação contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetosContinuing education for Mathematics teacher: identification of reflective practice evidence in a case study scenario of formation process realized by through projectsContinuing educationFormação contínuaMathematics teaching projectProfessor reflexivoProjetos de ensino em MatemáticaTeacher reflectiveNeste trabalho estudamos uma proposta de formação contínua para professores de Matemática da Educação Básica, inserida no OBEDUC - Ensino de Matemática na Escola Elementar, desenvolvido no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, no biênio 2013/2014. A partir de dados coletados durante a participação de um grupo formado por quatro professoras nas atividades propostas no período, analisamos em que medida tal processo de formação contínua favoreceu, nos sujeitos de pesquisa, o desenvolvimento de um perfil profissional reflexivo. Tomamos por base a Teoria de Desenvolvimento do Profissional Reflexivo, apresentada por Donald A. Schön, que argumenta que o profissional reflexivo é aquele que proporciona meios que favoreçam a aprendizagem de seus alunos e defende ainda uma formação prática como meio de desenvolvimento das habilidades profissionais necessárias para o exercício da profissão. Por meio da reflexão na prática e sobre a prática, o professor poderá desenvolver autonomia no sentido de ampliar seu repertório para o trabalho com os alunos e de tornar-se apto a promover, em diversas situações próprias do ambiente escolar, o aprendizado em sala de aula. Sob tal ponto de vista, investigamos e analisamos a participação das professoras em dois momentos: no trabalho como supervisoras de estágios de estudantes do curso de Licenciatura do IME-USP e na elaboração e aplicação de projetos autorais produzidos com apoio de participantes do OBEDUC.In this work we studied a continuous formation proposal for mathematics teachers of Basic Education, inserted in OBEDUC - Mathematics Teaching in Elementary School, developed at the Institute of Mathematics and Statistics, University of São Paulo, in the biennium 2013/2014. From collected data during the participation of a group of four teachers in the proposed activities in the period, we analyzed to what extent such training process favored in research subjects the development of a reflective practitioner profile. We based this paper on the Reflective Practitioner Development Theory, by Donald A. Schön, who argues that the reflective practitioner is one that provides a means to encourage the learning of their students and also advocates practical training as a technique for development of professional skills necessary for the profession. By means of reflection on practice and the practice, the teacher can develop autonomy in order to expand their repertoire to work with students and make himself fit to promote in various individual situations of the school environment, the learning in classroom. From the point of view, we investigated and analyzed the participation of teachers in two moments: at work as intemship supervisors of the students of the IME-USP Graduation course, and the development and implementation of authorial projects produced with the support of OBEDUC participants.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCandido, Claudia CuevaSilva, Joyce Paula da2016-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-22072019-141345/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T23:08:02Zoai:teses.usp.br:tde-22072019-141345Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T23:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos
Continuing education for Mathematics teacher: identification of reflective practice evidence in a case study scenario of formation process realized by through projects
title Formação contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos
spellingShingle Formação contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos
Silva, Joyce Paula da
Continuing education
Formação contínua
Mathematics teaching project
Professor reflexivo
Projetos de ensino em Matemática
Teacher reflective
title_short Formação contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos
title_full Formação contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos
title_fullStr Formação contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos
title_full_unstemmed Formação contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos
title_sort Formação contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos
author Silva, Joyce Paula da
author_facet Silva, Joyce Paula da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Candido, Claudia Cueva
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joyce Paula da
dc.subject.por.fl_str_mv Continuing education
Formação contínua
Mathematics teaching project
Professor reflexivo
Projetos de ensino em Matemática
Teacher reflective
topic Continuing education
Formação contínua
Mathematics teaching project
Professor reflexivo
Projetos de ensino em Matemática
Teacher reflective
description Neste trabalho estudamos uma proposta de formação contínua para professores de Matemática da Educação Básica, inserida no OBEDUC - Ensino de Matemática na Escola Elementar, desenvolvido no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, no biênio 2013/2014. A partir de dados coletados durante a participação de um grupo formado por quatro professoras nas atividades propostas no período, analisamos em que medida tal processo de formação contínua favoreceu, nos sujeitos de pesquisa, o desenvolvimento de um perfil profissional reflexivo. Tomamos por base a Teoria de Desenvolvimento do Profissional Reflexivo, apresentada por Donald A. Schön, que argumenta que o profissional reflexivo é aquele que proporciona meios que favoreçam a aprendizagem de seus alunos e defende ainda uma formação prática como meio de desenvolvimento das habilidades profissionais necessárias para o exercício da profissão. Por meio da reflexão na prática e sobre a prática, o professor poderá desenvolver autonomia no sentido de ampliar seu repertório para o trabalho com os alunos e de tornar-se apto a promover, em diversas situações próprias do ambiente escolar, o aprendizado em sala de aula. Sob tal ponto de vista, investigamos e analisamos a participação das professoras em dois momentos: no trabalho como supervisoras de estágios de estudantes do curso de Licenciatura do IME-USP e na elaboração e aplicação de projetos autorais produzidos com apoio de participantes do OBEDUC.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-22072019-141345/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-22072019-141345/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257275068055552