A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7710 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir a formação continuada de professores, evidenciando o que determina a legislação nacional sobre algumas prerrogativas, assim como destacar algumas considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva dos professores em meio à formação continuada. Para a realização do estudo foi utilizada a pesquisa de natureza bibliográfico-documental. O corpus de análise compõe-se dos seguintes documentos: LDB, Lei 9394/96, o Decreto nº 6.755/09, o PNE (2014-2024), a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015.Foram consultadas diferentes fontes, a saber: García (1995), Candau (1996), Nóvoa (1992; 1995), Gatti (2008), Pérez Gómez (2001), entre outros. Concluímos ressaltando a importância do aumento de estudos que busquem as especificidades nas ações de formação continuada levando em conta os saberes e as práticas dos professores, sendo que temos na legislação os direitos à formação continuada dos professores. |
id |
UFGD-8_679c4275a51f8744bba167665f3503db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7710 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexivaThe continued teacher training: considerations about knowledge and reflective practiceFormação continuada. Professores. Saberes e prática reflexiva.Continuing education. Teachers. Knowledge and reflective practice.Este artigo tem como objetivo discutir a formação continuada de professores, evidenciando o que determina a legislação nacional sobre algumas prerrogativas, assim como destacar algumas considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva dos professores em meio à formação continuada. Para a realização do estudo foi utilizada a pesquisa de natureza bibliográfico-documental. O corpus de análise compõe-se dos seguintes documentos: LDB, Lei 9394/96, o Decreto nº 6.755/09, o PNE (2014-2024), a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015.Foram consultadas diferentes fontes, a saber: García (1995), Candau (1996), Nóvoa (1992; 1995), Gatti (2008), Pérez Gómez (2001), entre outros. Concluímos ressaltando a importância do aumento de estudos que busquem as especificidades nas ações de formação continuada levando em conta os saberes e as práticas dos professores, sendo que temos na legislação os direitos à formação continuada dos professores.This article aims to discuss the continuing education of teachers, evidencing what determines the national legislation on some prerogatives, as well as to highlight some considerations about the know led geand reflective practice of teachers in the midsto continuing education. For the accomplishment of the study was used the research of nature bibliographicdocumentary. The corpus of analysis consists of the following documents: LDB, Law nº 9.394/96, Decree nº. 6.755/09, PNE (2014-2024), Resolution nº. 2 of July 1, 2015. Different sources were consulted, to know, Garcia (1995), Candau (1996), Nóvoa (1992, 1995), Gatti (2008), Pérez Gómez (2001), among others. We conclude by emphasizing the importance of increasing studies that seek the specificities of continuing education actions takingin to account the knowledge and practices of teachers, and we have in the legislation the rights to continuing education of teachers.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/771010.30612/hre.v5i9.7710Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 9 (2017); 9-212318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7710/4353Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGumieiro, Angela Hess2019-08-15T16:37:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7710Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T16:37:13Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva The continued teacher training: considerations about knowledge and reflective practice |
title |
A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva |
spellingShingle |
A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva Gumieiro, Angela Hess Formação continuada. Professores. Saberes e prática reflexiva. Continuing education. Teachers. Knowledge and reflective practice. |
title_short |
A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva |
title_full |
A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva |
title_fullStr |
A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva |
title_full_unstemmed |
A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva |
title_sort |
A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva |
author |
Gumieiro, Angela Hess |
author_facet |
Gumieiro, Angela Hess |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gumieiro, Angela Hess |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada. Professores. Saberes e prática reflexiva. Continuing education. Teachers. Knowledge and reflective practice. |
topic |
Formação continuada. Professores. Saberes e prática reflexiva. Continuing education. Teachers. Knowledge and reflective practice. |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir a formação continuada de professores, evidenciando o que determina a legislação nacional sobre algumas prerrogativas, assim como destacar algumas considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva dos professores em meio à formação continuada. Para a realização do estudo foi utilizada a pesquisa de natureza bibliográfico-documental. O corpus de análise compõe-se dos seguintes documentos: LDB, Lei 9394/96, o Decreto nº 6.755/09, o PNE (2014-2024), a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015.Foram consultadas diferentes fontes, a saber: García (1995), Candau (1996), Nóvoa (1992; 1995), Gatti (2008), Pérez Gómez (2001), entre outros. Concluímos ressaltando a importância do aumento de estudos que busquem as especificidades nas ações de formação continuada levando em conta os saberes e as práticas dos professores, sendo que temos na legislação os direitos à formação continuada dos professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7710 10.30612/hre.v5i9.7710 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7710 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v5i9.7710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7710/4353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 9 (2017); 9-21 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170526248960 |