Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Fabiana Leite Rabello
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122015-153241/
Resumo: O presente estudo delineou-se dentro de uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso participante. O tema nasceu da observação da carência de formação musical entre os profissionais que trabalham nos berçários, creches e Centros de Educação infantil. Teve por objetivo compreender os aspectos envolvidos no processo de formação musical do professor generalista que trabalha com bebês e crianças pequenas, a partir de um curso básico de música, elaborado dentro dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, por entender que esta teoria apresenta informações e traz orientações claras quanto o desenvolvimento musical da criança, facilitando a organização de possíveis propostas metodológicas. Logo após o curso, durante um ano letivo, realizou-se o acompanhamento reflexivo e suporte pedagógico musical junto a uma das professoras participantes do curso inicial. O referencial teórico debruçou-se sobre estudos oriundos da Sociologia da Infância quanto à concepção de infância, dentre os autores estão Corsaro (s/d) e Qvortrup (2010; 2011) no sentido de conceituar a criança adotada nessa pesquisa; sobre estudos que tratam da formação do professor generalista, como os de Kishimoto (2005; 2008), Gatti e Barreto (2009), dentre outros, e formação de professores de arte no Brasil, como Fonterrada (2008), Barbosa (1989; 2002a; 2002b; 2003); sobre estudos relacionados às origens da música e sua importância, dentre outros, para as relações sociais do Homem, como os de Brown et al (2000); Levitin (2006); Sandra Trehub (2002; 2003); sobre os estudos das interações iniciais dos bebês a partir das concepções de Colwin Trevarthen (1996;1999; 2000) e Daniel Stern (1992) e da descrição minuciosa da Music Learning Theory de Edwin Gordon. Encontram-se nas análises dos dados as contribuições deste modelo de ação para a formação musical inicial dos professores, que neste caso eram alunos de um curso de pedagogia que já atuavam na educação Infantil, e seus reflexos no contexto da creche. Os resultados mostraram-se efetivos quanto à abordagem teórica musical adotada. Houve um crescimento musical significativo durante o processo estabelecido no curso, dada à inexperiência musical das participantes. Posteriormente, no acompanhamento da prática da professora, observou-se um reflexo expressivo no desenvolvimento musical dos bebês através de inúmeras respostas musicais, de movimento corporal, além de ricas interações entre a professora e os bebês, bem como entre os bebês e seus pares, corroborando com a literatura estudada.
id USP_ba25f77ab9d63f42a4b5945f44a98486
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14122015-153241
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin GordonMusic in nursery: teacher training and the music learning theory by Edwin GordonBabiesBebêsEarly childhood musicEdwin GordonEdwin GordonFormação de professoresMusicMusic in nurseryMúsicaMúsica nos berçáriosMusicalização infantilTeacher trainingO presente estudo delineou-se dentro de uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso participante. O tema nasceu da observação da carência de formação musical entre os profissionais que trabalham nos berçários, creches e Centros de Educação infantil. Teve por objetivo compreender os aspectos envolvidos no processo de formação musical do professor generalista que trabalha com bebês e crianças pequenas, a partir de um curso básico de música, elaborado dentro dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, por entender que esta teoria apresenta informações e traz orientações claras quanto o desenvolvimento musical da criança, facilitando a organização de possíveis propostas metodológicas. Logo após o curso, durante um ano letivo, realizou-se o acompanhamento reflexivo e suporte pedagógico musical junto a uma das professoras participantes do curso inicial. O referencial teórico debruçou-se sobre estudos oriundos da Sociologia da Infância quanto à concepção de infância, dentre os autores estão Corsaro (s/d) e Qvortrup (2010; 2011) no sentido de conceituar a criança adotada nessa pesquisa; sobre estudos que tratam da formação do professor generalista, como os de Kishimoto (2005; 2008), Gatti e Barreto (2009), dentre outros, e formação de professores de arte no Brasil, como Fonterrada (2008), Barbosa (1989; 2002a; 2002b; 2003); sobre estudos relacionados às origens da música e sua importância, dentre outros, para as relações sociais do Homem, como os de Brown et al (2000); Levitin (2006); Sandra Trehub (2002; 2003); sobre os estudos das interações iniciais dos bebês a partir das concepções de Colwin Trevarthen (1996;1999; 2000) e Daniel Stern (1992) e da descrição minuciosa da Music Learning Theory de Edwin Gordon. Encontram-se nas análises dos dados as contribuições deste modelo de ação para a formação musical inicial dos professores, que neste caso eram alunos de um curso de pedagogia que já atuavam na educação Infantil, e seus reflexos no contexto da creche. Os resultados mostraram-se efetivos quanto à abordagem teórica musical adotada. Houve um crescimento musical significativo durante o processo estabelecido no curso, dada à inexperiência musical das participantes. Posteriormente, no acompanhamento da prática da professora, observou-se um reflexo expressivo no desenvolvimento musical dos bebês através de inúmeras respostas musicais, de movimento corporal, além de ricas interações entre a professora e os bebês, bem como entre os bebês e seus pares, corroborando com a literatura estudada.This study outlined in a qualitative approach, characterized as participant case study. The issue arose from the observation of the lack of musical education among professionals who work in nurseries, kindergartens and Child Education Centers. Aimed to understand the issues involved in the musical formation process of class teachers working with babies and toddlers, from a basic course in music, elaborated within the assumptions of the theory of Musical Learning Edwin Gordon, understanding that this theory displays information and provides clear guidance on the musical development of the child, facilitating the organization of possible methodological proposals. Soon after the course, during a school year, there was reflective accompaniment and musical pedagogical support by one of the participating teachers of the initial course. The theoretical bent over coming studies of Sociology of Childhood on the design of childhood, among the authors are Corsaro (s/d) and Qvortrup (2010; 2011) to conceptualize the child adopted in this research; on studies dealing with the training of class teachers, like those of Kishimoto (2005; 2008), Gatti and Barreto (2009), among others, and training of art teachers in Brazil, as Fonterrada (2008), Barbosa (1989; 2002a; 2002b; 2003); on studies related to the origins of music and its importance, among others, for social relations of man, such as Brown et al (2000); Levitin (2006); Sandra Trehub (2002; 2003); On the studies of early interactions babies from the conceptions of Colwin Trevarthen (1996; 1999; 2000) and Daniel Stern (1992); and detailed description of Music Learning Theory of Edwin Gordon. Are the analysis of the data contributions from this model of action for the initial musical training of teachers, which in this case were students of a pedagogy course already working in Early Childhood Education, and its effects in the context of the nursery. The results were effective as the musical theoretical approach adopted. There was a significant musical growth during the process established in the course given to musical inexperience of the participants. Subsequently, in monitoring the practice of teacher, there was a significant reflection in the musical development of babies through numerous musical responses, body movement, and rich interactions between the teacher and the babies and between babies and their peers, corroborating the literature studied.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKishimoto, Tizuko MorchidaMariano, Fabiana Leite Rabello2015-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122015-153241/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-14122015-153241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
Music in nursery: teacher training and the music learning theory by Edwin Gordon
title Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
spellingShingle Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
Mariano, Fabiana Leite Rabello
Babies
Bebês
Early childhood music
Edwin Gordon
Edwin Gordon
Formação de professores
Music
Music in nursery
Música
Música nos berçários
Musicalização infantil
Teacher training
title_short Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
title_full Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
title_fullStr Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
title_full_unstemmed Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
title_sort Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
author Mariano, Fabiana Leite Rabello
author_facet Mariano, Fabiana Leite Rabello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kishimoto, Tizuko Morchida
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Fabiana Leite Rabello
dc.subject.por.fl_str_mv Babies
Bebês
Early childhood music
Edwin Gordon
Edwin Gordon
Formação de professores
Music
Music in nursery
Música
Música nos berçários
Musicalização infantil
Teacher training
topic Babies
Bebês
Early childhood music
Edwin Gordon
Edwin Gordon
Formação de professores
Music
Music in nursery
Música
Música nos berçários
Musicalização infantil
Teacher training
description O presente estudo delineou-se dentro de uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso participante. O tema nasceu da observação da carência de formação musical entre os profissionais que trabalham nos berçários, creches e Centros de Educação infantil. Teve por objetivo compreender os aspectos envolvidos no processo de formação musical do professor generalista que trabalha com bebês e crianças pequenas, a partir de um curso básico de música, elaborado dentro dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, por entender que esta teoria apresenta informações e traz orientações claras quanto o desenvolvimento musical da criança, facilitando a organização de possíveis propostas metodológicas. Logo após o curso, durante um ano letivo, realizou-se o acompanhamento reflexivo e suporte pedagógico musical junto a uma das professoras participantes do curso inicial. O referencial teórico debruçou-se sobre estudos oriundos da Sociologia da Infância quanto à concepção de infância, dentre os autores estão Corsaro (s/d) e Qvortrup (2010; 2011) no sentido de conceituar a criança adotada nessa pesquisa; sobre estudos que tratam da formação do professor generalista, como os de Kishimoto (2005; 2008), Gatti e Barreto (2009), dentre outros, e formação de professores de arte no Brasil, como Fonterrada (2008), Barbosa (1989; 2002a; 2002b; 2003); sobre estudos relacionados às origens da música e sua importância, dentre outros, para as relações sociais do Homem, como os de Brown et al (2000); Levitin (2006); Sandra Trehub (2002; 2003); sobre os estudos das interações iniciais dos bebês a partir das concepções de Colwin Trevarthen (1996;1999; 2000) e Daniel Stern (1992) e da descrição minuciosa da Music Learning Theory de Edwin Gordon. Encontram-se nas análises dos dados as contribuições deste modelo de ação para a formação musical inicial dos professores, que neste caso eram alunos de um curso de pedagogia que já atuavam na educação Infantil, e seus reflexos no contexto da creche. Os resultados mostraram-se efetivos quanto à abordagem teórica musical adotada. Houve um crescimento musical significativo durante o processo estabelecido no curso, dada à inexperiência musical das participantes. Posteriormente, no acompanhamento da prática da professora, observou-se um reflexo expressivo no desenvolvimento musical dos bebês através de inúmeras respostas musicais, de movimento corporal, além de ricas interações entre a professora e os bebês, bem como entre os bebês e seus pares, corroborando com a literatura estudada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122015-153241/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122015-153241/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090726978387968