Memória e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, José Neander Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-08012008-160148/
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é o transtorno psiquiátrico mais comum em crianças e adolescentes, com prevalência de 6%. O TDAH classifica-se nos subtipos desatento (TDAHD), hiperativo (TDAHH) ou combinado (TDAHC). Suas manifestações incluem problemas de cognição, comportamentais, afetivos e sociais. Distúrbios de memória e atenção são problemas cognitivos freqüentes. A memória de curta e longa duração foi avaliada em 44 sujeitos portadores do TDAH por subtipos, (TDAHD, n=17; TDAHH, n=11 ;TDHAC, n=16; idade: 12,8 anos; escolaridade: 6,1 a) e 43 indivíduos não portadores que constituíram o grupo controle (idade: 12,11 anos; escolaridade: 6,4 a). Os escores foram a média de evocações corretas em um experimento desenvolvido para este estudo. 64 figuras distribuídas em 4 apresentações com 16 figuras cada constituíram a avaliação de memória (MEMO). As apresentações para recordação imediata e tardia: memória categorizável agrupada, memória não-categorizável seriada, memória não-categorizável agrupada. Inteligência e atenção também foram analisadas. Os resultados mostraram os grupo TDAHH e TDAHC tiveram um pior desempenho na memória de longa duração categorizável e não categorizável na apresentação seriada; os três grupos com TDAH tiveram desempenho inferior ao grupo controle com figuras categorizáveis e não-categorizáveis agrupadas, com maior efeito para TDAHD e TDAHC. Os resultados indicam prejuízo de memória de longa e curta duração no TDAH independente da contribuição de estratégias de memória.
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