Simulação acústica no ambiente AcMus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Mário Henrique Cruz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-09092009-103134/
Resumo: O estudo da acústica de salas data do início do século XX e, até então, esta atividade era vista quase como uma arte e não como ciência. Foram desenvolvidas teorias, como a acústica geométrica de salas, que tornou o estudo do fenômeno acústico mais facilmente inteligível. Com o advento dos computadores digitais, os pesquisadores da área de acústica, como Asbjørn Krokstad e Manfred Robert Schroeder desenvolveram, em torno de 1960, os primeiros algoritmos para simular o comportamento do campo sonoro dentro de salas. Desde então, vários métodos de simulação acústica foram criados [QIK+08]. Nesta dissertação descrevemos uma implementação funcional do algoritmo de Traçado de Raios na linguagem Java. Explicamos em nosso trabalho os vários métodos de simulação acústica existentes nos dias de hoje e descrevemos os passos necessários para a correta implementação de um algoritmo de traçado de raios. Nossa implementação foi realizada como um módulo do sistema AcMus, uma ferramenta de software livre que reúne, em um único ambiente integrado, medição, análise e, agora, simulação acústica de salas, tornando-se o único software livre existente a integrar essas três funcionalidades em um único ambiente. O módulo de simulação foi implementado como um arcabouço orientado a objetos de forma que outros pesquisadores possam estendê-lo incluindo, com pouco esforço, novos algoritmos de simulação e novas funcionalidades.
id USP_baf5b06e03185e1d0f9e995f86766b68
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09092009-103134
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Simulação acústica no ambiente AcMusAcoustic simulation using the AcMus environmentacmusacmusacousticsacústicacomputação musical.computer music.simulaçãosimulationO estudo da acústica de salas data do início do século XX e, até então, esta atividade era vista quase como uma arte e não como ciência. Foram desenvolvidas teorias, como a acústica geométrica de salas, que tornou o estudo do fenômeno acústico mais facilmente inteligível. Com o advento dos computadores digitais, os pesquisadores da área de acústica, como Asbjørn Krokstad e Manfred Robert Schroeder desenvolveram, em torno de 1960, os primeiros algoritmos para simular o comportamento do campo sonoro dentro de salas. Desde então, vários métodos de simulação acústica foram criados [QIK+08]. Nesta dissertação descrevemos uma implementação funcional do algoritmo de Traçado de Raios na linguagem Java. Explicamos em nosso trabalho os vários métodos de simulação acústica existentes nos dias de hoje e descrevemos os passos necessários para a correta implementação de um algoritmo de traçado de raios. Nossa implementação foi realizada como um módulo do sistema AcMus, uma ferramenta de software livre que reúne, em um único ambiente integrado, medição, análise e, agora, simulação acústica de salas, tornando-se o único software livre existente a integrar essas três funcionalidades em um único ambiente. O módulo de simulação foi implementado como um arcabouço orientado a objetos de forma que outros pesquisadores possam estendê-lo incluindo, com pouco esforço, novos algoritmos de simulação e novas funcionalidades.Research on Room Acoustics dates back to the beginning of the 20th century; at that time this activity was not seen as a science but almost as an art. Since then, researchers in the eld have developed theories, such as Geometric Room Acoustics, that were a simplication of the acoustical phenomena. With the advent of digital computers, researchers such as Asbjørn Krokstad and Manfred Robert Schroeder have developed, in the 1960s, the rst algorithms to simulate the sound eld behavior inside rooms. Since then, various acoustic simulation methods have been created. In this thesis, we describe our working implementation, using the Java language, of the Ray Tracing algorithm. We also explain the various acoustic simulation algorithms used nowadays and describe the necessary steps to a correct ray tracing algorithm implementation. Our implementation was built as a module of AcMus, a free software system, which combines acous- tic measurement, analysis and, now, simulation in one integrated computational environment. The simu- lation module was built as an object-oriented framework so that other researchers and developers can extend it, including new simulation algorithms and new features with little effort.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKon, FabioTorres, Mário Henrique Cruz2008-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-09092009-103134/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-09092009-103134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação acústica no ambiente AcMus
Acoustic simulation using the AcMus environment
title Simulação acústica no ambiente AcMus
spellingShingle Simulação acústica no ambiente AcMus
Torres, Mário Henrique Cruz
acmus
acmus
acoustics
acústica
computação musical.
computer music.
simulação
simulation
title_short Simulação acústica no ambiente AcMus
title_full Simulação acústica no ambiente AcMus
title_fullStr Simulação acústica no ambiente AcMus
title_full_unstemmed Simulação acústica no ambiente AcMus
title_sort Simulação acústica no ambiente AcMus
author Torres, Mário Henrique Cruz
author_facet Torres, Mário Henrique Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kon, Fabio
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Mário Henrique Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv acmus
acmus
acoustics
acústica
computação musical.
computer music.
simulação
simulation
topic acmus
acmus
acoustics
acústica
computação musical.
computer music.
simulação
simulation
description O estudo da acústica de salas data do início do século XX e, até então, esta atividade era vista quase como uma arte e não como ciência. Foram desenvolvidas teorias, como a acústica geométrica de salas, que tornou o estudo do fenômeno acústico mais facilmente inteligível. Com o advento dos computadores digitais, os pesquisadores da área de acústica, como Asbjørn Krokstad e Manfred Robert Schroeder desenvolveram, em torno de 1960, os primeiros algoritmos para simular o comportamento do campo sonoro dentro de salas. Desde então, vários métodos de simulação acústica foram criados [QIK+08]. Nesta dissertação descrevemos uma implementação funcional do algoritmo de Traçado de Raios na linguagem Java. Explicamos em nosso trabalho os vários métodos de simulação acústica existentes nos dias de hoje e descrevemos os passos necessários para a correta implementação de um algoritmo de traçado de raios. Nossa implementação foi realizada como um módulo do sistema AcMus, uma ferramenta de software livre que reúne, em um único ambiente integrado, medição, análise e, agora, simulação acústica de salas, tornando-se o único software livre existente a integrar essas três funcionalidades em um único ambiente. O módulo de simulação foi implementado como um arcabouço orientado a objetos de forma que outros pesquisadores possam estendê-lo incluindo, com pouco esforço, novos algoritmos de simulação e novas funcionalidades.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-09092009-103134/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-09092009-103134/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256838744047616