Viabilidades e dificuldades do ensino de ecologia oferecido na modalidade EaD - uma análise da percepção docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Marcelo Gama dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-19012015-143800/
Resumo: A presente pesquisa visou ampliar os conhecimentos sobre a percepção docente e a construção de conhecimentos na formação continuada de professores de Biologia em cursos oferecidos na modalidade Educação a Distância (EaD). Os sujeitos desta pesquisa são 47 professores/cursistas que participaram da Disciplina Ecologia do curso de Especialização em Ensino de Biologia (EspBio)/2010 da Rede São Paulo de Formação docente (RedeFor). Os objetivos específicos foram: (1) identificar as percepções gerais desses professores/cursistas sobre a Educação a Distância quando associada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); (2) conhecer suas percepções sobre as viabilidades e dificuldades do Ensino de Biologia, mais especificamente Ecologia, na modalidade EaD; (3) investigar os conhecimentos docentes construídos através da disciplina Ecologia, oferecida na modalidade EaD, frente às percepções dos professores/cursistas. A investigação teve natureza basicamente qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados dois questionários, postados no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem. Quantos aos dois primeiros objetivos, analisamos os dados utilizando categorização aberta proposta por Strauss e Corbin (2008), visando extrair significado das respostas obtidas com tais questionários. No caso da investigação dos conhecimentos docentes (terceiro objetivo) fizemos uso da categorização proposta por Shulman (1987). Dentre as percepções gerais dos professores/cursistas sobre EaD, podemos destacar como os principais pontos positivos o fato da EaD ser adequada à baixa disponibilidade de tempo e a auto-gestão do conhecimento, bem como possibilitar interação. Por outro lado, alguns cursistas ressaltam que a interação é menor do que gostariam. Outro aspecto negativo relacionase ao pouco domínio da ferramenta computacional. Ao investigarmos as percepções do cursistas sobre o Ensino de Biologia/Ecologia oferecido em EaD, identificamos que as colocações são bastante gerais e não específicas para o escopo do conhecimento biológico. Assim, encontramos como principais viabilidades: a aproximação entre escola e universidade, o diálogo entre modalidade presencial e a distância, a possibilidade de empreender experimentação virtual, bem como utilização de jogos virtuais, a diversidade de conhecimentos e o fácil acesso à produção científica mais atual. Já com relação às dificuldades, os professores/cursistas enfatizaram a ausência das atividades de campo e uma sensação de isolamento. Pensando-se nos principais conhecimentos docentes construídos ao longo da disciplina de Ecologia, podemos destacar, a partir da análise da percepção dos professores/cursistas, a ocorrência dos seguintes conhecimentos já definidos por Shulman: conhecimento do conteúdo de ensino; conhecimento pedagógico geral; conhecimento pedagógico do currículo; e conhecimento dos fins educacionais. A partir de nossos dados, propomos ainda uma nova categoria de conhecimento, relacionado às tecnologias da informação e comunicação. Acreditamos que esta pesquisa contribuiu, ainda que de forma introdutória, para ampliar os conhecimentos sobre a percepção docente e a construção de conhecimentos na formação continuada de professores de Biologia em cursos oferecidos na modalidade EaD. Esperamos que nossos achados e reflexões possam subsidiar o trabalho daqueles que atuam na elaboração, supervisão e tutoria de cursos de formação de professores em EaD, principalmente na área de Biologia, onde há um vasto campo de pesquisa.
id USP_baf871ffa79da1036fd6a8eda9be589f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19012015-143800
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Viabilidades e dificuldades do ensino de ecologia oferecido na modalidade EaD - uma análise da percepção docenteViabilities and Difficulties of teaching Ecology in distance education: an analysis of teacher perceptionsConhecimentos DocentesDistance EducationEducação a DistânciaEnsino de BiologiaEnsino de EcologiaFormação de ProfessoresSkills TeachersTeacher TrainingTeaching EcologyA presente pesquisa visou ampliar os conhecimentos sobre a percepção docente e a construção de conhecimentos na formação continuada de professores de Biologia em cursos oferecidos na modalidade Educação a Distância (EaD). Os sujeitos desta pesquisa são 47 professores/cursistas que participaram da Disciplina Ecologia do curso de Especialização em Ensino de Biologia (EspBio)/2010 da Rede São Paulo de Formação docente (RedeFor). Os objetivos específicos foram: (1) identificar as percepções gerais desses professores/cursistas sobre a Educação a Distância quando associada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); (2) conhecer suas percepções sobre as viabilidades e dificuldades do Ensino de Biologia, mais especificamente Ecologia, na modalidade EaD; (3) investigar os conhecimentos docentes construídos através da disciplina Ecologia, oferecida na modalidade EaD, frente às percepções dos professores/cursistas. A investigação teve natureza basicamente qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados dois questionários, postados no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem. Quantos aos dois primeiros objetivos, analisamos os dados utilizando categorização aberta proposta por Strauss e Corbin (2008), visando extrair significado das respostas obtidas com tais questionários. No caso da investigação dos conhecimentos docentes (terceiro objetivo) fizemos uso da categorização proposta por Shulman (1987). Dentre as percepções gerais dos professores/cursistas sobre EaD, podemos destacar como os principais pontos positivos o fato da EaD ser adequada à baixa disponibilidade de tempo e a auto-gestão do conhecimento, bem como possibilitar interação. Por outro lado, alguns cursistas ressaltam que a interação é menor do que gostariam. Outro aspecto negativo relacionase ao pouco domínio da ferramenta computacional. Ao investigarmos as percepções do cursistas sobre o Ensino de Biologia/Ecologia oferecido em EaD, identificamos que as colocações são bastante gerais e não específicas para o escopo do conhecimento biológico. Assim, encontramos como principais viabilidades: a aproximação entre escola e universidade, o diálogo entre modalidade presencial e a distância, a possibilidade de empreender experimentação virtual, bem como utilização de jogos virtuais, a diversidade de conhecimentos e o fácil acesso à produção científica mais atual. Já com relação às dificuldades, os professores/cursistas enfatizaram a ausência das atividades de campo e uma sensação de isolamento. Pensando-se nos principais conhecimentos docentes construídos ao longo da disciplina de Ecologia, podemos destacar, a partir da análise da percepção dos professores/cursistas, a ocorrência dos seguintes conhecimentos já definidos por Shulman: conhecimento do conteúdo de ensino; conhecimento pedagógico geral; conhecimento pedagógico do currículo; e conhecimento dos fins educacionais. A partir de nossos dados, propomos ainda uma nova categoria de conhecimento, relacionado às tecnologias da informação e comunicação. Acreditamos que esta pesquisa contribuiu, ainda que de forma introdutória, para ampliar os conhecimentos sobre a percepção docente e a construção de conhecimentos na formação continuada de professores de Biologia em cursos oferecidos na modalidade EaD. Esperamos que nossos achados e reflexões possam subsidiar o trabalho daqueles que atuam na elaboração, supervisão e tutoria de cursos de formação de professores em EaD, principalmente na área de Biologia, onde há um vasto campo de pesquisa.This research aimed to increase knowledge about perception and the construction of teacher knowledge in the continuing education of biology teachers in Distance Education (DE) courses. We focus our research on 47 teachers who participated in the discipline of Ecology at a specialization course about Biology Teaching/2010 of the Rede São Paulo de Formação docente (RedeFor). The specific objectives were: (1) identify the general perceptions of these teachers about distance education when combined with Information and Communication Technologies (ICT); (2) understand their perceptions about difficulties and viabilities related to teaching Biology, more specifically Ecology, in distance education; and (3) investigating teacher knowledge built through the discipline of Ecology, offered on a distance education course, based on the perceptions of teachers/students. The research has a primarily qualitative nature. Were used as instruments of data collection two questionnaires posted on Virtual Learning Environment. About the first and second objectives, we analyzed the data using open categorization proposed by Strauss and Corbin (2008) to extract meaning from the responses to such questionnaires. We used the categorization proposed by Shulman (1987) to investigate the knowledge teachers (third objective). About the general perceptions of teacher students on distance education, we highlight, as the main positive subjects: DE is appropriate to the low availability of time; self-management knowledge; and the possibility of interaction. On the other hand, some course participants emphasized that the interaction is lower than they would like. Another negative aspect was the difficult with computational tool. We found that the settings are quite general and not specific to the scope of biological knowledge when we investigated the perceptions about the teaching of Biology/Ecology offered in distance education. Thus, we found as the main viabilities: the approach between school and university, the dialogue between present education and DE, the ability to undertake virtual experimentation and use of virtual games, the diversity of knowledge and easy access to the most current scientific literature. In relation to the difficulties, the teachers emphasized the absence of field activities and a sense of isolation. Thinking on the main teacher knowledge built over the discipline of Ecology, we showed, based on the analysis of the perception of teachers, the following knowledge categories already defined by Shulman: teaching content knowledge; general pedagogical knowledge, knowledge educational curriculum, and knowledge of educational purposes. From our data, we also proposed a new category of knowledge related to information and communication technology. We believe that the present research has contributed to expand knowledge about perception and the construction of teacher knowledge in the continuing education of biology teachers in DE courses. We hope that our findings and reflections can support the work of those who work in the preparation, supervision and mentoring of teacher training courses in DE, particularly in the Biology area.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPUrsi, SuzanaReis, Marcelo Gama dos2013-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-19012015-143800/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-19012015-143800Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Viabilidades e dificuldades do ensino de ecologia oferecido na modalidade EaD - uma análise da percepção docente
Viabilities and Difficulties of teaching Ecology in distance education: an analysis of teacher perceptions
title Viabilidades e dificuldades do ensino de ecologia oferecido na modalidade EaD - uma análise da percepção docente
spellingShingle Viabilidades e dificuldades do ensino de ecologia oferecido na modalidade EaD - uma análise da percepção docente
Reis, Marcelo Gama dos
Conhecimentos Docentes
Distance Education
Educação a Distância
Ensino de Biologia
Ensino de Ecologia
Formação de Professores
Skills Teachers
Teacher Training
Teaching Ecology
title_short Viabilidades e dificuldades do ensino de ecologia oferecido na modalidade EaD - uma análise da percepção docente
title_full Viabilidades e dificuldades do ensino de ecologia oferecido na modalidade EaD - uma análise da percepção docente
title_fullStr Viabilidades e dificuldades do ensino de ecologia oferecido na modalidade EaD - uma análise da percepção docente
title_full_unstemmed Viabilidades e dificuldades do ensino de ecologia oferecido na modalidade EaD - uma análise da percepção docente
title_sort Viabilidades e dificuldades do ensino de ecologia oferecido na modalidade EaD - uma análise da percepção docente
author Reis, Marcelo Gama dos
author_facet Reis, Marcelo Gama dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ursi, Suzana
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Marcelo Gama dos
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos Docentes
Distance Education
Educação a Distância
Ensino de Biologia
Ensino de Ecologia
Formação de Professores
Skills Teachers
Teacher Training
Teaching Ecology
topic Conhecimentos Docentes
Distance Education
Educação a Distância
Ensino de Biologia
Ensino de Ecologia
Formação de Professores
Skills Teachers
Teacher Training
Teaching Ecology
description A presente pesquisa visou ampliar os conhecimentos sobre a percepção docente e a construção de conhecimentos na formação continuada de professores de Biologia em cursos oferecidos na modalidade Educação a Distância (EaD). Os sujeitos desta pesquisa são 47 professores/cursistas que participaram da Disciplina Ecologia do curso de Especialização em Ensino de Biologia (EspBio)/2010 da Rede São Paulo de Formação docente (RedeFor). Os objetivos específicos foram: (1) identificar as percepções gerais desses professores/cursistas sobre a Educação a Distância quando associada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); (2) conhecer suas percepções sobre as viabilidades e dificuldades do Ensino de Biologia, mais especificamente Ecologia, na modalidade EaD; (3) investigar os conhecimentos docentes construídos através da disciplina Ecologia, oferecida na modalidade EaD, frente às percepções dos professores/cursistas. A investigação teve natureza basicamente qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados dois questionários, postados no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem. Quantos aos dois primeiros objetivos, analisamos os dados utilizando categorização aberta proposta por Strauss e Corbin (2008), visando extrair significado das respostas obtidas com tais questionários. No caso da investigação dos conhecimentos docentes (terceiro objetivo) fizemos uso da categorização proposta por Shulman (1987). Dentre as percepções gerais dos professores/cursistas sobre EaD, podemos destacar como os principais pontos positivos o fato da EaD ser adequada à baixa disponibilidade de tempo e a auto-gestão do conhecimento, bem como possibilitar interação. Por outro lado, alguns cursistas ressaltam que a interação é menor do que gostariam. Outro aspecto negativo relacionase ao pouco domínio da ferramenta computacional. Ao investigarmos as percepções do cursistas sobre o Ensino de Biologia/Ecologia oferecido em EaD, identificamos que as colocações são bastante gerais e não específicas para o escopo do conhecimento biológico. Assim, encontramos como principais viabilidades: a aproximação entre escola e universidade, o diálogo entre modalidade presencial e a distância, a possibilidade de empreender experimentação virtual, bem como utilização de jogos virtuais, a diversidade de conhecimentos e o fácil acesso à produção científica mais atual. Já com relação às dificuldades, os professores/cursistas enfatizaram a ausência das atividades de campo e uma sensação de isolamento. Pensando-se nos principais conhecimentos docentes construídos ao longo da disciplina de Ecologia, podemos destacar, a partir da análise da percepção dos professores/cursistas, a ocorrência dos seguintes conhecimentos já definidos por Shulman: conhecimento do conteúdo de ensino; conhecimento pedagógico geral; conhecimento pedagógico do currículo; e conhecimento dos fins educacionais. A partir de nossos dados, propomos ainda uma nova categoria de conhecimento, relacionado às tecnologias da informação e comunicação. Acreditamos que esta pesquisa contribuiu, ainda que de forma introdutória, para ampliar os conhecimentos sobre a percepção docente e a construção de conhecimentos na formação continuada de professores de Biologia em cursos oferecidos na modalidade EaD. Esperamos que nossos achados e reflexões possam subsidiar o trabalho daqueles que atuam na elaboração, supervisão e tutoria de cursos de formação de professores em EaD, principalmente na área de Biologia, onde há um vasto campo de pesquisa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-19012015-143800/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-19012015-143800/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257123302408192