O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10137 |
Resumo: | Resumo: Na presente pesquisa, serão elencadas questões referentes à formação de professores do curso de Pedagogia, apresentando reflexões sobre a modalidade da Educação a Distância de uma instituição privada como mecanismo de aceleração da formação docente e, consequentemente, refletindo sobre a precarização da formação inicial docente Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa se pauta em, compreender como se constitui a formação inicial de professores e sua confluência com a modalidade de ensino EaD Destarte, buscou-se refletir e problematizar, a partir da teoria crítica, sobre como tem se constituído a formação inicial de professores, sua confluência com a modalidade EaD e a possibilidade da emancipação do conhecimento dos alunos do curso de Pedagogia à luz da disciplina de Metodologia da Pesquisa, no sentido do despertamento de uma consciência crítica no professor pesquisador O governo brasileiro viu nesse modelo de curso um meio de compensar a falta de vagas nas universidades públicas Como método de investigação foi proposto o uso da análise de conteúdo como estratégia metodológica em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, na qual foi analisado o currículo do curso de Pedagogia na modalidade EaD, tendo como base pensadores como: Saviani (27), Adorno (1995), Brzezinski (21), Gatti (21), Meszáros (21), entre outros Concluiu-se que a forte influência das ideologias tecnocratas para o Ensino Superior com a promessa da democratização do ensino para uma ascensão social resultam na busca constante dos cursos aligeirados para garantir um lugar no mercado de trabalho que oferecem uma formação pela lógica da razão instrumental proporcionando uma formação técnica sem a necessidade de reflexão crítica |
id |
UEL_8b51e2205e9da57fd6ad68b83435ba03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10137 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaDProfessoresFormaçãoEnsino a distânciaTeacher trainingDistance educationResumo: Na presente pesquisa, serão elencadas questões referentes à formação de professores do curso de Pedagogia, apresentando reflexões sobre a modalidade da Educação a Distância de uma instituição privada como mecanismo de aceleração da formação docente e, consequentemente, refletindo sobre a precarização da formação inicial docente Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa se pauta em, compreender como se constitui a formação inicial de professores e sua confluência com a modalidade de ensino EaD Destarte, buscou-se refletir e problematizar, a partir da teoria crítica, sobre como tem se constituído a formação inicial de professores, sua confluência com a modalidade EaD e a possibilidade da emancipação do conhecimento dos alunos do curso de Pedagogia à luz da disciplina de Metodologia da Pesquisa, no sentido do despertamento de uma consciência crítica no professor pesquisador O governo brasileiro viu nesse modelo de curso um meio de compensar a falta de vagas nas universidades públicas Como método de investigação foi proposto o uso da análise de conteúdo como estratégia metodológica em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, na qual foi analisado o currículo do curso de Pedagogia na modalidade EaD, tendo como base pensadores como: Saviani (27), Adorno (1995), Brzezinski (21), Gatti (21), Meszáros (21), entre outros Concluiu-se que a forte influência das ideologias tecnocratas para o Ensino Superior com a promessa da democratização do ensino para uma ascensão social resultam na busca constante dos cursos aligeirados para garantir um lugar no mercado de trabalho que oferecem uma formação pela lógica da razão instrumental proporcionando uma formação técnica sem a necessidade de reflexão críticaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSantana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]Oliveira, Marta Regina Furlan deMilitão, Andréia NunesCardoso, Mariana Civalsci2024-05-01T12:14:45Z2024-05-01T12:14:45Z2019.002019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10137porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD |
title |
O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD |
spellingShingle |
O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD Cardoso, Mariana Civalsci Professores Formação Ensino a distância Teacher training Distance education |
title_short |
O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD |
title_full |
O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD |
title_fullStr |
O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD |
title_full_unstemmed |
O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD |
title_sort |
O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD |
author |
Cardoso, Mariana Civalsci |
author_facet |
Cardoso, Mariana Civalsci |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador] Oliveira, Marta Regina Furlan de Militão, Andréia Nunes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Mariana Civalsci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Formação Ensino a distância Teacher training Distance education |
topic |
Professores Formação Ensino a distância Teacher training Distance education |
description |
Resumo: Na presente pesquisa, serão elencadas questões referentes à formação de professores do curso de Pedagogia, apresentando reflexões sobre a modalidade da Educação a Distância de uma instituição privada como mecanismo de aceleração da formação docente e, consequentemente, refletindo sobre a precarização da formação inicial docente Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa se pauta em, compreender como se constitui a formação inicial de professores e sua confluência com a modalidade de ensino EaD Destarte, buscou-se refletir e problematizar, a partir da teoria crítica, sobre como tem se constituído a formação inicial de professores, sua confluência com a modalidade EaD e a possibilidade da emancipação do conhecimento dos alunos do curso de Pedagogia à luz da disciplina de Metodologia da Pesquisa, no sentido do despertamento de uma consciência crítica no professor pesquisador O governo brasileiro viu nesse modelo de curso um meio de compensar a falta de vagas nas universidades públicas Como método de investigação foi proposto o uso da análise de conteúdo como estratégia metodológica em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, na qual foi analisado o currículo do curso de Pedagogia na modalidade EaD, tendo como base pensadores como: Saviani (27), Adorno (1995), Brzezinski (21), Gatti (21), Meszáros (21), entre outros Concluiu-se que a forte influência das ideologias tecnocratas para o Ensino Superior com a promessa da democratização do ensino para uma ascensão social resultam na busca constante dos cursos aligeirados para garantir um lugar no mercado de trabalho que oferecem uma formação pela lógica da razão instrumental proporcionando uma formação técnica sem a necessidade de reflexão crítica |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019.00 2019 2024-05-01T12:14:45Z 2024-05-01T12:14:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10137 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823260889579520 |