A participação é um convite e a escuta um desafio: estudos sobre a participação e escuta de crianças em contextos educativos diversos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcuri, Priscila Abel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20032018-145657/
Resumo: As concepções de infância e criança, assim como o lugar social ofertado a elas, vem sendo modificadas ao longo dos anos. Entre o momento em que a infância nem era nomeada ao momento em que se torna objeto de políticas específicas, este estudo busca estabelecer um diálogo e ampliar o debate a respeito da participação e escuta das crianças em contextos educativos, procurando problematizar o que é possível esperar da participação das crianças nestes contextos. Dessa forma, recupera e analisa relatos de experiências em dois projetos educativos diversos, um na cidade de São Paulo, Brasil, em uma instituição embasada na educação democrática, e outro na cidade italiana de Reggio Emilia, que tem como base conceitual a pedagogia da escuta. Observou-se que apesar de já existirem alguns contextos educativos que concebem as crianças como sujeitos competentes e capazes e buscam garantir sua participação e escuta, a existência destes contextos ainda é vista como um desafio, tanto prático como teórico.
id USP_bb271acbcccbd373a4ea6310981cbe25
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20032018-145657
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A participação é um convite e a escuta um desafio: estudos sobre a participação e escuta de crianças em contextos educativos diversosParticipation is an invitation and hearing is a challenge: studies on childrens participation and listening in diverse educational contextsChildrens participationDemocratic educationEducação democráticaEscuta das criançasListening to childrens voicesParticipação das criançasReggio EmiliaReggio EmiliaAs concepções de infância e criança, assim como o lugar social ofertado a elas, vem sendo modificadas ao longo dos anos. Entre o momento em que a infância nem era nomeada ao momento em que se torna objeto de políticas específicas, este estudo busca estabelecer um diálogo e ampliar o debate a respeito da participação e escuta das crianças em contextos educativos, procurando problematizar o que é possível esperar da participação das crianças nestes contextos. Dessa forma, recupera e analisa relatos de experiências em dois projetos educativos diversos, um na cidade de São Paulo, Brasil, em uma instituição embasada na educação democrática, e outro na cidade italiana de Reggio Emilia, que tem como base conceitual a pedagogia da escuta. Observou-se que apesar de já existirem alguns contextos educativos que concebem as crianças como sujeitos competentes e capazes e buscam garantir sua participação e escuta, a existência destes contextos ainda é vista como um desafio, tanto prático como teórico.The conceptions of childhood and child, as well as the social place offered to them, have been modified over the years. Between the time when childhood was not named until the moment when it becomes the object of specific policies, this study seeks to establish a dialogue and broaden the debate about participation and listening to children in educational contexts, trying to problematize what can be expected by children\'s participation in these contexts. In this way, it retrieves and analyzes reports of experiences in two different educational projects, one in the city of São Paulo, Brazil, at an institution based on democratic education, and another in the Italian city of Reggio Emilia, whose conceptual basis is listening pedagogy. It was observed that although there are already some educational contexts that conceive children as competent and capable subjects and seek to guarantee their participation and listening, the existence of these contexts is still seen as a challenge, both practical and theoretical.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNascimento, Maria Letícia Barros PedrosoArcuri, Priscila Abel2018-01-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20032018-145657/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-20032018-145657Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A participação é um convite e a escuta um desafio: estudos sobre a participação e escuta de crianças em contextos educativos diversos
Participation is an invitation and hearing is a challenge: studies on childrens participation and listening in diverse educational contexts
title A participação é um convite e a escuta um desafio: estudos sobre a participação e escuta de crianças em contextos educativos diversos
spellingShingle A participação é um convite e a escuta um desafio: estudos sobre a participação e escuta de crianças em contextos educativos diversos
Arcuri, Priscila Abel
Childrens participation
Democratic education
Educação democrática
Escuta das crianças
Listening to childrens voices
Participação das crianças
Reggio Emilia
Reggio Emilia
title_short A participação é um convite e a escuta um desafio: estudos sobre a participação e escuta de crianças em contextos educativos diversos
title_full A participação é um convite e a escuta um desafio: estudos sobre a participação e escuta de crianças em contextos educativos diversos
title_fullStr A participação é um convite e a escuta um desafio: estudos sobre a participação e escuta de crianças em contextos educativos diversos
title_full_unstemmed A participação é um convite e a escuta um desafio: estudos sobre a participação e escuta de crianças em contextos educativos diversos
title_sort A participação é um convite e a escuta um desafio: estudos sobre a participação e escuta de crianças em contextos educativos diversos
author Arcuri, Priscila Abel
author_facet Arcuri, Priscila Abel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Maria Letícia Barros Pedroso
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcuri, Priscila Abel
dc.subject.por.fl_str_mv Childrens participation
Democratic education
Educação democrática
Escuta das crianças
Listening to childrens voices
Participação das crianças
Reggio Emilia
Reggio Emilia
topic Childrens participation
Democratic education
Educação democrática
Escuta das crianças
Listening to childrens voices
Participação das crianças
Reggio Emilia
Reggio Emilia
description As concepções de infância e criança, assim como o lugar social ofertado a elas, vem sendo modificadas ao longo dos anos. Entre o momento em que a infância nem era nomeada ao momento em que se torna objeto de políticas específicas, este estudo busca estabelecer um diálogo e ampliar o debate a respeito da participação e escuta das crianças em contextos educativos, procurando problematizar o que é possível esperar da participação das crianças nestes contextos. Dessa forma, recupera e analisa relatos de experiências em dois projetos educativos diversos, um na cidade de São Paulo, Brasil, em uma instituição embasada na educação democrática, e outro na cidade italiana de Reggio Emilia, que tem como base conceitual a pedagogia da escuta. Observou-se que apesar de já existirem alguns contextos educativos que concebem as crianças como sujeitos competentes e capazes e buscam garantir sua participação e escuta, a existência destes contextos ainda é vista como um desafio, tanto prático como teórico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20032018-145657/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20032018-145657/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257150496178176