Reflexões sobre a prática da arte e da escuta na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71415 |
Resumo: | Este trabalho é um relato de experiência sobre minha atuação como professora de crianças de 5 e 6 anos em uma escola particular no interior de São Paulo, seguindo a abordagem Reggio Emilia. Focado em práticas docentes que promovem investigações a partir dos questionamentos das crianças, o estudo utiliza a escuta ativa e registros para planejar projetos e espaços educativos. O objetivo é contribuir para a Educação com transformações práticas, oferecendo às crianças oportunidades de investigação com o professor como parceiro. O relato é fundamentado em autores como Edwards, Gandini, Forman, Rinaldi e Rodari. O trabalho detalha a importância das artes visuais, o conceito de fantasia e o papel do ambiente como terceiro educador, além de contextualizar o surgimento dos ateliês em Reggio Emilia e a integração entre o papel do professor e do atelierista. |
id |
UFSP_df23c15023d0ff0d4e999fa13b3fd3d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71415 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Reflexões sobre a prática da arte e da escuta na educação infantilReggio EmiliaEscutaArteAmbienteAtelierEste trabalho é um relato de experiência sobre minha atuação como professora de crianças de 5 e 6 anos em uma escola particular no interior de São Paulo, seguindo a abordagem Reggio Emilia. Focado em práticas docentes que promovem investigações a partir dos questionamentos das crianças, o estudo utiliza a escuta ativa e registros para planejar projetos e espaços educativos. O objetivo é contribuir para a Educação com transformações práticas, oferecendo às crianças oportunidades de investigação com o professor como parceiro. O relato é fundamentado em autores como Edwards, Gandini, Forman, Rinaldi e Rodari. O trabalho detalha a importância das artes visuais, o conceito de fantasia e o papel do ambiente como terceiro educador, além de contextualizar o surgimento dos ateliês em Reggio Emilia e a integração entre o papel do professor e do atelierista.Universidade Federal de São PauloAraujo, Betania Libanio Dantas de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3104010388590983Souza, Isabelle Lopes de [UNIFESP]2024-07-12T21:56:13Z2024-07-12T21:56:13Z2024-07-28info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion46 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/71415porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-14T02:24:51Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71415Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-14T02:24:51Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a prática da arte e da escuta na educação infantil |
title |
Reflexões sobre a prática da arte e da escuta na educação infantil |
spellingShingle |
Reflexões sobre a prática da arte e da escuta na educação infantil Souza, Isabelle Lopes de [UNIFESP] Reggio Emilia Escuta Arte Ambiente Atelier |
title_short |
Reflexões sobre a prática da arte e da escuta na educação infantil |
title_full |
Reflexões sobre a prática da arte e da escuta na educação infantil |
title_fullStr |
Reflexões sobre a prática da arte e da escuta na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a prática da arte e da escuta na educação infantil |
title_sort |
Reflexões sobre a prática da arte e da escuta na educação infantil |
author |
Souza, Isabelle Lopes de [UNIFESP] |
author_facet |
Souza, Isabelle Lopes de [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araujo, Betania Libanio Dantas de [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/3104010388590983 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Isabelle Lopes de [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reggio Emilia Escuta Arte Ambiente Atelier |
topic |
Reggio Emilia Escuta Arte Ambiente Atelier |
description |
Este trabalho é um relato de experiência sobre minha atuação como professora de crianças de 5 e 6 anos em uma escola particular no interior de São Paulo, seguindo a abordagem Reggio Emilia. Focado em práticas docentes que promovem investigações a partir dos questionamentos das crianças, o estudo utiliza a escuta ativa e registros para planejar projetos e espaços educativos. O objetivo é contribuir para a Educação com transformações práticas, oferecendo às crianças oportunidades de investigação com o professor como parceiro. O relato é fundamentado em autores como Edwards, Gandini, Forman, Rinaldi e Rodari. O trabalho detalha a importância das artes visuais, o conceito de fantasia e o papel do ambiente como terceiro educador, além de contextualizar o surgimento dos ateliês em Reggio Emilia e a integração entre o papel do professor e do atelierista. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-12T21:56:13Z 2024-07-12T21:56:13Z 2024-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11600/71415 |
url |
https://hdl.handle.net/11600/71415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
46 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1824718193437966336 |